E só assim para o rapaz chegar até mim

- Avó, olha o que o Gu-Gu fez-me - e a Pulguinha, de quatro anos espevitada como uma cozinheira, mostrava-me uma trilhadela minúscula feita pelo irmão na brincadeira.
Eu olhei e para manter a ordem disse-lhe:
- Vai já chamá-lo e diz-lhe que venha cá que vou-lhe aquecer o pêlo. - E faço com a mão o sinal característico de dar uma palmada.
Ela sai a correr à louca, e julguei que o rapaz não viria quando vejo-os pela janela. Ela à frente ele atrás.
Ao chegar ao meu pé, diz-me baixinho com a mão a tapar a boca, para que ele não ouvisse: eu disse a ele que tu querias dizer-lhe que ele é lindo! E piscou-me o olho. A rir a rir. E ele vinha tão feliz!

Ora esta gasguita mente só para o fazer vir que se lhe dissesse que era para um correlativo ou advertência ele nao viria. Tem espertos na cabeça.

Comentários

  1. Que espertinha que ela já é! Quando for grande vai ser perita na arte de lidar com os homens, está visto :)

    ResponderEliminar
  2. Ela é que sabe! Pulguinha ao poder!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!! Esperta que ela é!! eheheheh

    P.S.Ainda bem que me diz Gi, não tinha reparado.. também não gosto!! Já desativei!! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. já sabe a cantiga do bandido ;)

    ResponderEliminar
  5. Sim, mas trazia o irmão para um correctivo da avó, o que mostra alguma falta de generosidade.
    Mentiu para ver o irmão castigado, o que igualmente mostra uma criança prepotente.
    Precisa de umas lições de bondade.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo
    Obrigada apela visita e pelo comentário.
    Nós adultos tb precisamos de umas lições de bondade e generosidade.
    prepotência? prepotência têm os políticos as crianças não , de todo.
    maldade, falta de generosidade prepotência são adjectivos muito fortes para caracterizar uma criança. isso acenta que nem uma luva em todos nós que atire a primeira pedra quem nunca gostou de ver um semelhante ser castigado
    kis :=)
    volte sempre

    ResponderEliminar
  7. OLÁ
    Como sempre os miúdos dizem coisas engraçadissimas

    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  8. Mas nós somos adultos e nos adultos está a maldade, mas nas crianças não, ou não deve estar.
    Não digo que ela seja má, mas com quatro anos a avó tê-la mandado chamar o irmão para lhe dar um correctivo, ela tomou isso como normal e mentiu ao irmão para agradar a avó.
    A avó é que foi a culpada de tudo e não usou da pedagogia melhor. Veja bem.
    Primeiro ensinou-lhe o que era o conceito de vingança, depois ao mandar chamar o irmão para o castigar, ensinou-lhe o que era a falta de saber perdoar.
    Devia ter-lhe dito que essas coisas acontecem, que foi um acidente e que ele não fez de propósito.
    Claro que não lhe ia bater, mas ia ralhar-lhe e ela para a próxima estava sempre a fazer-lhe queixa do irmão tornando-se no futuro uma criança insuportável.
    graças a Deus não é essa a educação que a minha mãe dá ao meu filho.
    Pediu-me que voltasse sempre, mas desconfio que talvez não goste muito da minha visita.

    Adelaide.

    ResponderEliminar
  9. UiUiUi! Pulguinha safadinha rsss
    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. A quem é que sairá?! A quem??!!

    ResponderEliminar
  11. Adelaide (de seu nome ou pseudónimo)
    E voltou, claro.
    Só para dizer que fui professora durante 32 anos 6 meses e 12 dias e todos os meus alunos devem ser(segundo as suas ideias) uns maldosos, uns egoístas sem bondade uns adultos do pior, além de prepotentes mas a sua mãe o seu filho, esses sim, são os arquétipos da perfeição (como diz o outro acerca dos maridos).
    as minhas netas sao assim a modos que crianças normais e deixe só um desabafo durante o tempo em que leccionei encontrei muitas mães do seu género (o meu é bom o outro é que não presta)
    mas vou já marcar consulta, ou pedir à minha filha que o faça (será que por ser milha filha herdou esses adjectivos ? será que é igual aos filhos? ou os filhos sao como ela e a avó Umas maldosas, sem bondade, prepotentes?)
    vou já como estava a dizer marcar psicólogo para a família toda
    só desejo que o seu filho nao seja maldoso, prepotente e uma criança cheia de bondade assim como a mae e a avó, se calahr está nos genes e que nunca se cruzem no caminho das Pulgas , é que podem com a convivência tornarem -se como elas.
    bem haja os pobres de espírito que deles é o reino dos céus
    obrigada

    ResponderEliminar
  12. Ah, amiga Adelaide adorei o termo criança insuportável e esses caracterizam os alunos do meu marido do meu genro da minha filha (que são docentes). volte assim, adoro estra troca d eideias e já há muito tempo qu enao tinha aqui alguém a me abanar. é que todos estes comentaristas já me conhecem e vai dái acham piada às minhas Pulgas já sabem que são crianças insuportáveis( suas palavtas) prepotentes (suas palavras) sem bondade (suas palavras)maldosas (suas palavras)
    todos errados, claro
    kis :=)

    ResponderEliminar
  13. Claro que é uma criança prepotente como os seus outros netos também são porque o exemplo da avó e dos pais é o que lhes ensina.
    O que deu para eu compreender é que são uma família de prepotentes onde a discriminação familiar é uma virtude.
    Também é muito claro que se sente bem com os seus amigos virem comentá-la e aprovarem tudo quanto diz, porque é muito diplomático e de muito bom tom.
    Claríssimo como a água do regato que quem não está por si está contra si e automaticamente passa a ser uma maluquinha que tem o reino do senhor garantido.
    Só me admirava era que não viesse o insulto substituir os argumentos, porque a avó já me deu provas do que é o seu carácter, muito detestável para o meu gosto.
    Passe bem.

    Adelaide.

    ResponderEliminar
  14. ADELAIDE
    atao não voltava e voltou?
    Adoro pessoas de palavra.
    só para acabar adoro mas a sério que sim, a aplicação de palavras(virtudes e defeitos) sem contexto, sem significado
    sou detestável, mas afinal fui eu quem a convidou a dizer mal da minha família? por acaso quando vai visitar alguém ataca logo apontando defeitos aos familiares? É isso? tem por norma atacar a família de quem a recebe? por favor minha amiga sim, porque podemos ser amiga mesmo tendo pontos de vista diferentes, voce chegou aomeu reino e começou logo a desancar na minha neta acha correcto? chama-la de prepotente, maldosa e outros? se eu falasse do seu filho nestes termos não reagiria? o seu filho , ainda mais sem me conhecer (ou conhece?)
    bem deixemo-nos disto que eu tenho mais que fazer que aturar pessoa sem carácter sim, agora sou eu porque sou detestável e estou em posição de defender a minha família das garras de intrusos. e se há características que eu tenho (além de detestavel prepotente maldosa e outros epítetos) é matriarca e tudo farei para defender acima de tudo obrigada e volte sempre mas antes de escrever pense em si e se gostaria de ser ofendida por estranhos.
    passe bem e obrigada por estes momentos de libertação (há muito tempo que não havia um anónimo aqui a abanas as hostes)
    obrigada e fique com Deus e acima de tudo não O invoque em vão. e por favor, vá caçar grilhos
    kis :=)

    ResponderEliminar
  15. E por favor não me visite mais, pode ainda ficar igual a mim e eu não quero, e deixe os meus netos em paz, sim?
    Mais nenhuma resposta terá pois este assunto fede e dá-me comichão na hemorroida. Sou detestável (voce é que disse nao eu)além do que também por vezes mal-educada.
    Obrigada
    kis :=)

    ResponderEliminar
  16. Pois cara Adelaide, sou mãe de duas meninas, filha de professora primária (sim à antiga) e também tenho filhas normais que se amam muito e que são adoráveis, tal como as pulguinhas, mas que, por serem normais, também fazem destas coisas!
    Deixe que lhe explique que conheci a dona do Blog numa troca, pouco amistosa, de palavras sobre como escrever a nossa língua materna e, hoje, somos grandes amigas!
    Ela visita o meu blog e faz-me críticas que eu aceito e vice versa!
    Penso é que deveria rever os seus conceitos de normalidade, de prepotência ou discriminação, porque estamos a falar de crianças, de quem não se pode exigir nunca o comportamento que se exige a um adulto.
    Aprenda também o conceito de tolerância e, já agora, tenha sentido de humor! A vida é bela, as pulgas são o máximo, divertidas, giras e as minhas filhas também...o seu neto também deve ser, embora deva ser mais aprumadinho e menos criança!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade