A teta tá no teto?

Eu cá sou tão antiquada quanto de conservadora por isso, o acordo ortográfico solta-me a brotoeja pelo corpo todo.
Eu não consigo ler: direto (é), leio sempre direto (ê). Não sei porque razão dá-me a comichão na hemorróida se não vejo o c antes do t. Mariquices? Embirranço?
Vamos lá a ver...
Se eu digo espeto (ê) também devo dizer direto (ê). Correto (ê)?
E mais...

Panfleto (ê) ou também se lê panfleto (é)? E os afectos (é) passaram a afetos (ê) da mesma forma que os espetos (ê)?
Eu passo-me dos carretos (ê) ou será dos carretos (é)?
Isto dá tão mau aspeto (ê)! Sim que se espeto (ê) é espeto também aspeto (é) é aspeto (ê), oraite?
E a teta (ê)? e o teto (é)? A teta (é) pode estar no teto (ê)? Ou vai continuar a teta e o tecto?

Ora bem, eu cá sou de outros tempos, não vou mudar ao fim de tantos anos a corrigir erros na escola, digo e escrevo: aspecto, directo, afecto.E mais, até abro bem as goelas para pronunciar maizómemos assim: aspéqueto, direqueto, correqueto...
Confuso, não é? Mas, du iu andersetande?

Fotografia: Bai de uei, estes pêssegos têm um tão bom aspequeto!

Comentários

  1. Eu recuso-me a aceitar tal aberração!!

    ResponderEliminar
  2. É eu por cá também ainda não escreve segundo o acordo ortográfico. e não sei como vou fazer pra me habituar porque não me apetece nada... acho ridículo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vamos mas é fazer uma manifestação;)
    não está correcto, mas os pêssegos, não deve levar acento rsss, ou leva mas que grande baralhação, mas lá que tem bom "aspequeto" aspecto lá isso têm:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade