Dia de Pão-Por-Deus e não das Bruxas

Hoje é Dia de Todos Os Santos. Dia Um de Novembro, também conhecido pelo dia de Pão-por-Deus.

Tradicionalmente, desde que me conheço e já lá vão 56 anos, sempre vivi como o dia em que ia de saquinho de pano feito pelas mãos habilidosas da minha mãe, de porta em porta pedir o Pão por Deus (nada de doçuras e travessuras isso é outra historia). Foi assim que o vivi, foi assim que o transmiti aos meus filhos, aos meus alunos e assim transmito às Pulgas (meus netos) como manda a tradição.

Íamos de saco ao ombro, a tocar à campainha dos vizinhos (que apesar de ser a brincadeira recorrente da época: tocar a campainha e fugir, neste dia) ficávamos à espera que colocassem algo no saco. E enchíamos e/ou comíamos na ocasião os frutos da época (pois era o que havia). Foi assim que como profissional via chegar os meus alunos com os seus saquinhos cheios para partilharmos no recreio.
Era um momento de partilha, de solidariedade. De amizade, de reviver as tradições da época.

Foi assim. E digo às Pulgas que este é o dia de Pão-por-Deus, e não o Halloween (nada de roupas de bruxas nem abóboras nem doçuras e travessuras). Isso é América. Isso é produto importado (americanizado ou inglesado).
Hoje é dia de comer figos, castanhas, dióspiros, romãs, amendoins, bananas, nozes. E de partilhar.
Esta é a nossa cultura - a cultura Portuguesa. Não permitam que outras tomem o lugar.
 Fotografia: Romãzeira- anã do meu quintal.

Comentários

  1. Não conhecia até vir para a Madeira!
    Ontem, o Pão-por-Deus foi celebrado na escola juntamente com o Halloween!
    Gosto da tradição e do espírito de partilha e solidariedade que ela transmite!
    Ao que parece, em algumas zonas do Continente também se celebra o Pão-por-Deus!
    Beijo e bom feriado! :)

    ResponderEliminar
  2. Mais nada Avogi, qual Halloween ...nós não temos nada a ver com essa cultura.
    Adorei a tua descrição e sobretudo por manteres a tradição na familia.
    No colégio do meu neto, fizeram as bolachinhas de Hallowenn....eu acho muito mal.
    Bjs :)))

    ResponderEliminar
  3. Sabes que eu nunca vi tal coisa na minha zona? Triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Avogi
      Vi o teu endereço no blog do amigo Zeparafuso, e senti curiosidade em conhecer o teu espaço.
      Gostei! Gostei mesmo! As avós parece que têm um modo diferente de comunicar... será?

      Achei muito pertinente o assunto que abordas no teu post.
      Como, de certeza, sabes, a celebração do halloween (ou como lhe queiram chamar) remonta a tempos muito antigos. Ao longo dos anos foi mudando os seus contornos, diferentes de país para país.
      Não que eu tenha algo contra o "dia das bruxas"... mas agrada-me imenso que haja terras portuguesas que preservam as tradições (e nós temos tantas! - somos um país muito antigo...).

      Voltarei - se para tanto me deres licença. Vou fazer-me tua seguidora, para não te perder o rumo :)

      Por agora desejo um bom final de feriado, e um feliz fim de semana.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Para mim é mais ... pão integral.
    :)
    Kiss

    ResponderEliminar
  5. Hoje é sem dúvida, aqui na aldeia, o dia do Pão-por-Deus.Os meus netos andaram por aí, eu não alinhei nisso, preferi ficar sossegadinha e fingir que não estava em casa.
    Abomino o "dia das bruxas", aqui ninguém liga a isso!
    Cada vez gosto menos de dias marcados!
    Abracinho meu

    ResponderEliminar
  6. Aqui, onde moro agora, há o Pão por Deus, mas lá no Norte não! Minha querida só o conheci na Ilha dos Amores.

    ResponderEliminar
  7. Por aqui também é pão por deus:) embora a tradição já não seja como antigamente é só guloseimas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Dia das bruxas ou Halloween é no dia 31.10, e no dia 1.11 celebra-se o dia de todos os santos e do Pao-por-Deus, certo? Nós celebramos o dia 1/11 - os ingleses e a maior parte de mundo por arrastao celebra o dia 31/10 também.. não vejo porque a implicancia, é só saber separar as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darlingue anónimo/a eu falei do dia 1 de novembro, certo? E depois por arrasto 8usando palavra usada) falei no dia 31 , dia das bruxas, certo? E se é no dia 31 é na noite deste para o dia 1 por isso, por arrasto (gosto desta palavra, certo?) prolonga-se pelo dia 1, certo?
      Prontes, explicado, é só uma questao de ler bem a publicação.
      Obrigada ...pela implicância, certo?
      kis :=)

      Eliminar
    2. Darlingue, consulta isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas
      kis :=)

      Eliminar
  9. Eu ja consultei muito antes e ha muito mais tempo sra. professorzinha que pensa que sabe tudo.. mto obrigada pela dica. Que gentinha, agora já percebo porque sua filha é tão intragável também, afinal, tal mae tal filha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darlingue
      afinal, sabes ou nao sabes? dizes "obrigada pela dica" afinal agradecemos quando alguém nos oferece algo, quiçá eu ofereci-te a elucidação da questão.

      e a minha filha não é para aqui chamada por favor respeita quem não se encontra presente para o diálogo ,certo?
      Por favor entende tu é que escreveste com sarcasmo, respondo-te com sarcasmo
      E eu não penso que sei tudo, eu sei tudo, certo? Sei da minha vida e da minha família e isso basta-me e completa-me. Afinal que vens aqui buscar? Bilhardices? conhecimento? Saber do que se passa na vida desta senhora professorinha que pensa que sabe tudo?
      Obrigada pela visita, volta sempre, como sabes (se segues o blogue: o meu e o da minha filha) eu recebo sempre bem quem me visita.
      A menos que haja ofensas
      kis :=)

      obrigada
      e depois eu nem sabia que existias até te dares a conhecer, certo?

      Eliminar
  10. eu não escrevi com sarcasmo e admira-me que uma professora não saiba distinguir isso na escrita. quem responde com sarcasmo e desdém a todos que não concordam com o que a própria diz é a sra professora. Enfim... é a arrogância de quem não sabe aceitar um comentário diferente do seu.. é porque não é a primeira vez, sei bem do que "escrevo".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade