Pensamento meu: Mãe aos quarenta avó aos oitenta

Isto de ter filhos depois dos quarenta, deixa-me estarrecida. Imagino que, quando o adolescente já com vinte anos encetar o caminho da universidade é acompanhado...se for, claro, por uma mulher já na casa dos sessenta.
Ora, sessenta, para mim, é idade de avó. Nem a melhor cosmética e as cirurgias que por ventura possam subtrair e alisar as rugas, conseguem inverter o processo. Os anos continuam a somar. E a pesar, pronto.

Se esse jovem tomar como exemplo o percurso da mãe, só terá filhos já na casa dos quarenta, o que tornará a sua mãe, avó aos oitenta anos, mais ano menos ano. Com oitenta anos não terá, provavelmente, "tempo" para usufruir dos netos. São os riscos que se corre quando, por força das circunstâncias, ou por vontade própria, se opta por ser mãe na idade de ser avó.
E, deixem-me somente dizer que não sabem o que perdem...

Fotografia: A Pulga - a maiveilha na apanha dos maracujás.

Comentários

  1. Pois, eu quando tinha 20 anos, também pensava assim, hoje aos 40 e com uma vida com muitas voltas, tento ser mãe...Nós planeámos uma vida, até lutámos por ela, mas nem sempre é como queremos e não será por isso que vou desistir, se tiver a oportunidade de ser, ainda serei mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro quesim, é o ideal de toda a mulher é a progressão da especie. Nunca desistas. Mas sou de opiniao que podemos fazer em paralelo- ser mãe com o restoda vida.
      Kis:=)

      Eliminar
    2. Eu gosto tanto de a ler e hoje...foi um bocadinho infeliz. A unica vez que consegui engravidar, afinal era uma gravidez ectopica que quase me matou. Tenho quarenta anos e nao desisto.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Eu, estou a fazer uma comparação de idades, acho que é percetível. E também a dar a entender que uma mulher aos sessenta anos não tem a mesma agilidade, equilibrio e está numa etapa da vida em precisa de descanso. Não será a melhor altura para ter um filho adolescente todo a borbulhar à sua volta com todos os encargos psicológicos que uma adolescencia acarreta.
      Vejo por mim que tenho 58 anos não teria a mesma postura que tive aos 30 e 40 quando tinha filhos. Vejo também que , e falo por mim, se a minha filha não encetasse essa caminhada , eu estaria aqui, sem netos e vendo os anos a passar. Estou a falar como avó. Acho que hoje em dia as mulheres coocam a maternidade numa escala de coisas a obter, onde figuea depois da casa do carro das viagens, etc.
      Entendo que se pode ter a casa as viagens a profissao e fazer a maternidade em paralelo.
      É tão somente a minha opinoao naomofendi ninguem nao menosprezei as mulheres que tentam, somente fiz um paralelo entre idades.
      Obrigada Angela, e desculpe, nao entendo que tenha sido infeliz com este meu pensamento.
      Kis :=)

      Eliminar
  2. Eu casei com 28 anos e tenho 48. Nunca tomei a pilula, fiz vários tratamentos/tormentos, gastei "rios de dinheiro", e adotei o meu filhote lindo, que hoje tem 15 anos e sou uma mãe babada e super feliz. Tenho imensa pena de ter "acordado" tarde e não ter adotado mais filhos. Sou mãe como qualquer outra, daria a minha vida pelo Francisco.
    O Francisco sabe que é adotado, sem problemas ate hoje, fui 2 vezes á psicologa com ele mas como tem uma cabecimha bem resolvida, não foi preciso ir a mais consultas.
    Bjs
    Dulce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro-te porisso, acho uma mãe de coração tão mãe como uma biológica. Eu, um dia, serei tb avó adoptada e serei tao avo! Aliás, euchegoà escola das Pulgas e todos me chamam avó, por isso tenho espaço para outros netos.
      Obrigada Dulce
      Kis :=)

      Eliminar
  3. Sou das que vão colocando para segundo plano, mais por empurrão do que por vontade própria. Um filho tem de ser feito quando os dois entendem, e como ainda não chegámos a esse entendimento, e o tempo vai passando, creio que serei uma avó aos 80. Ou então, não o serei, é a vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade