Os TPC,s

Tenho lido muito acerca desta temática, e teço a minha opinião pois que, durante todo o tempo em que leccionei, sempre mandei trabalhos para casa.
Convençam-se pais, há que criar métodos de estudo e para que isso aconteça é motivar os educandos para a necessidade de rever a matéria dada. Não digo com isto que se deva entupir as crianças com "mais do mesmo" em casa, mas creiam, não custa nada seguirem e estudarem com as suas crias a matéria que foi dada na escola, eles sentir-se-ão mais estimulados e felizes por poderem transmitir e explicar aquilo que aprenderam na escola. Eu sei que há professores que "abusam" nos TPC,s mas não há como expor o assunto na reunião de pais e chegar a um consenso.
Há uma panóplia de trabalhos domésticos a executar depois do trabalho na empresa, mas nem que seja quando descascam a mistura para o jantar sentem a criança na banca da cozinha e ementes descascam as semilhinhas (o mesmo que batatas) para a sopa ponham um olho na panela outro no TPC. Não faculte a resposta ensine-o a pensar. Ele, no futuro, será grato por isso.
Lembre-se, a mochila deve arejar em casa. Por isso abra-a, tire os livros, folhei-os, faça perguntas, observe se há trabalhos por concluir, questione a razão, se necessário, Atente também aos recados escritos pelo professor. Mantenha uma relação cordial com o profesor do seu filho.
TPC,s um horror, um bicho de sete cabeças, uma dor de cabeça para alguns pais.

Comentários

  1. Muito bem...quem fala assim sobre TPC não é gaga...nota-se que tens kilhometros de experiência.
    mas, tens muita razão, é de pequeninos que se criam bons princípios!

    ResponderEliminar
  2. Avogi, já a sigo há anos, mas só agora decidi criar um blog. Agora falta saber se o consigo manter :)
    Gostava de lhe dar a minha opinião sobre este assunto, embora os meus filhos ainda não tenham chegado a essa fase. Eu e os meus irmãos frequentamos o Externato Nun'Alvares, o qual nos deixou muitas saudades. Lá o sistema era o seguinte: aulas até às 16h30 e depois, opcionalmente, havia o que chamavamos de "estudo". Se os pais assim o quisessem, os filhos ficavam depois das 16h30 numa sala onde estava uma professora e lá faziamos os trabalhos de casa. Depois de terminados iamos brincar no recreio. A professora dava um apoio sempre que necessário. Com esse sistema, eu e os meus irmãos ganhamos o hábito de não depender de ajuda para os TPC's (lembro-me de pensar sempre que aquilo era suposto EU saber fazer) e também de fazer os TPC's logo que saisse da escola para ficar livre. Os TPC's sempre foram pequenos exercícios sobre aquilo que tinhamos estudado durante o horário escolar e nunca me lembro de ficar cansada de os fazer. Era uma consolidação da matéria dada, um controle para saber se estavamos a acompanhar...Mais tarde lembro-me de apanhar professores que já abusavam um pouco dos TPC's, fosse pelos programas impossíveis de cumprir ou então com a intenção de nos desafiar. Isto tudo para dizer que concordo consigo: devem haver TPC's, com peso e medida. Como pais devemos supervisionar se os TPC's estão feitos e se são em exagero. Se notar que os meus filhos têm dificuldade em fazê-los suponho que o melhor será falar com a professora para tentar perceber porquê. Oxalá consiga fazer isto sempre. E há outra questão: as actividades extras da criançada, que muitas vezes são o princípal motivo de cansaço dos meninos! Enfim, tem que haver peso e medida em tudo, mas primeiro está a escola - a nossa formação básica. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, esqueci-me desse ponto: as actividades extra escola que os deixam cansados. Aplaudo-te pois que para muitos pais quanto mais actividades melhor, para preencher o dia . e onde fiam as brincadeiras? Nao há tempo para brincar
      Obrigada e vou lá ao teu blogue deitar o olho.
      Feliidades neste mundo blogosférico
      Kis:=)

      Eliminar
    2. Margarida,nao consegui entar lá no teu espaço. Se puderes dá-me a ligação ,ainda por cima vives no meu rural.
      Kis

      Eliminar
  3. Acho que já percebi mais disto do que agora... Aqui vai o blog em construção (hehe): http://uamaecuinervos.blogspot.pt/. Obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade