Isto de ser "a mana"...

...Não tem nada a acrescentar, só que, confirma-se que os mais velhos adoram mandar nos mais novos.
A minha mãe era a mais velha, por isso era merecedora do respeito e obediência dos quatro irmãos mais novos e, por isso era "a mana". O meu sogro era o mais velho e único filho de sete e, por isso, as manas não agiam sem antes pedir a sua opinião. Era "o mano" que decidia e organizava.
A minha irmã, a mais velha de cinco e já agora, que Deus a guarde, era uma mandona do catano. Era "a mana". Os meus irmãos tinam medo dela e da sua língua viperina. Eu, por ser a mais nova e por ter nascido quando ela já estava noiva, não sofri na pele, antes pelo contrário, fui sempre a sua menina e protegida.
Trinta anos depois, senti isso mesmo quando a minha filha - a mãe das Pulgas, por ser a mais velha mandava no irmão. Era "a mana".
Volvidos cinquenta e nove anos o mundo continua a girar no mesmo sentido e os mais velhos continuam a mandar nos mais novos; as minhas Pulgas são o exemplo vivo disso mesmo. A maiveilha sai à bisavó, à tia-avó, à mãe... É a "a mana" e coitado do mê Gu-gu e da Baixinha.
Há que prestar vassalagem "à mana"...

Comentários

  1. É a ordem natural das coisas :) Se bem que na casa dos meus pais eu sou a do meio e quem "manda" sou eu! Deve ser por ser a menina da casa...ou então pelo meu feitio prático e despachado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade