"Teja à vontade" e por isso avançou reclamação. Ou eu é que sou a otária?

Hoje foi dia de compras e, com mê senhor e Pulga Maivelha "foi-se" fazer as comprinhas do mês. Escusado será dizer que o carrinho estava cheio. Dirigi-me para uma caixa que estava vazia e limpa que até perguntei se a funcionava. A menina, de longos cabelos negros, disse que sim com a sua cabeça e enceto o transbordo do carrinho para o tapete.
Eis que...
Aproximou-me uma senhora com um "piqueno" talvez de oito anos, e olha para a menina da caixa pois que, só tinha um cesto. A menina da caixa faz sinal à senhora e ela passa por detrás dela - da menina da caixa, deixa o cesto no chão ao lado dela dá a volta e coloca-se de forma que dava a entender ter chegado primeiro. A menina tira uma a uma as compras do cesto, passa pelo aparelho e mete no saco. A senhora, sempre de boca fechada, mete as compras, paga, e dá de frosques.
Aqui a escriba que vos escreve esta narrativa olha para a menina (da caixa, linda, com os seus cabelos negros) e diz, com toda a calma das ondas num dia de verão, mas cá por dentro um vendaval espreitava:
- Para a próxima vez pergunte-me se autorizo a que passe à frente.
Diz ela: "ah, esta senhora estava primeiro."
Digo:  Estava primeiro? Se estava primeiro não precisava passar as compras por trás de si, ponha-as no tapete. Para a próxima vez avança uma reclamação.
"Teja à vontade para reclamar", assim a abanar os ombros. Bem, aqui, começa a brotoeja a saltar e uma erupção lavra como se fosse um vulcão.
Calei-me e continuei a arrumar as compras nos sacos. Por fim, perguntei-lhe o nome, se bem estivesse no crachá.
Dirigi-me à recepção e contei o sucedido. A gerente admirou-se quando referi que o cesto estava ao lado da funcionária sem passar pelo tapete.
Reclamei não por ter dado a vantagem à senhora, mas pela arrogância da resposta.
Digo que houve reunião: eu, a funcionária, a gerente e o director.
Lágrimas, muitas lágrimas deslizaram pela cara abaixo. Pediu desculpa e disse-lhe que tudo se evitava se tivesse tido a capacidade de pedir desculpa quando do sucedido ao invés de tão arrogante.
Agora vai por escrito...

Comentários

  1. Que situação chata.
    A vida já se encarrega de nos dar tantos dissabores. Eu sou uma «evitadora» de conflitos por natureza. Mas à conta disso já somo muitos nervos e saí realmente transtornada de muitas situações. A resposta da menina da caixa foi inadequada. Não deve ter muita instrução, para não saber como responder a um cliente, na qualidade de empregada a cumprir um trabalho. Depois recorrem às lágrimas... Pela sua descrição percebi que a senhora do cesto devia ter chegado antes, só que esquecera de algum artigo e a rapariga da caixa provavelmente a deixou à vontade para o ir buscar que ela aguardava. Pouco movimento... deve ter pensado. A pausa e o olhar da do cesto dá a entender uma prévia combinação que estava a ser desfeita com a sua presença. E como estava a por as coisas no tapete... Enfim. A falar é que nos entendemos. E por vezes esquecemos-nos disso. Bastava a menina explicar, perguntar se podia atender a senhora do cesto por já ter lá estado antes, agradecer e pedir desculpa. Mas jamais sair-se com "Tá à vontade para reclamar". Lol. Assim, a seco, sem mais nem menos. Parece provocação e desrespeito.

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    1. Portuguesa bonita....
      Dizes que poderá ter chegado primeiro ...E não deixou o cesto ementes foi buscar algo que se esquecera? Eu deixaria como forma de guardar o lugar. Acho que a menina da caixa quis ser simpática. Mas nunca eu vira né a gerente pois que até franziu o sobrolho quando lhe disse que o cesto passou por detrás da funcionária, não pelo tapete
      Mesmo se assim fosse nada como uma explicação da dita menina
      Kis :=}

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  2. Há gente assim. Só aprendem a mal. E é uma pena.
    Um abraço

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  3. ARROGÂNCIA! Não suporto e olha que sou da paz, sou mesmo boazinha, mas a arrogância tira-me do sério. Faço queixa por escrito que então viro o diabo ... como o outro.
    Vai uma pessoa à rua, linda, leve, loira e maravilhosa para bater de frente com gente burra!
    Esquece!
    Já passou.
    Beijo

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  4. É assim mesmo! Quem não reclama e "come calada", permite que essas coisas aconteçam. Se toda a gente reclamasse quando acontecesse uma coisas dessas, as coisas iam mudar. Ah pois iam!
    Kiss

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    1. Tomei a resolução de agora reclamar sempre que algo não esteja bem e que a gente interferir com os parâmetros da cidadania
      Kis :=}

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  5. Uma situação perfeitamente evitável se ela não tivesse sido arrogante, nem tentasse passar um atestado de estupidez --'

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  6. Prima, fizeste bem!
    A menina da caixa aprendeu uma lição de educação e profissionalismo que é coisa que anda em desuso.

    Beijinho

    O Toque do coração

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  7. Afinal, o "Teja à vontade"...não era verdade! lol
    é que a maior parte das pessoas deixa passar estas cenas em brancas nuvens só para não se aborrecer.esquecendo os seus direitos de consumidor ou utente, como foi o meu caso.
    A única vez que pedi o Livro de reclamações, e reclamei por escrito, foi no Centro de Saúde, numa altura em que as funcionárias da recepção guardavam as 'vagas' para a malta amiga lá delas.
    Quando reclamei, não ouvi como tu o «teja à vontade», mas 'ah, mas é preciso ter consigo o cartão de cidadão, para recolha de elementos"...

    Boa semana, AvoGi!!

    PS- andaste a caiar a casa? está tudo tão branquinho. nem uma florzinhas para animar?

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    1. Achas muito branco? Isto tem a ver com o meu estado de alma! Vou colocar uma foto no cabeçalho...
      Kis :=}

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  8. Pois, é assim mesmo que se procede,
    porque, se a menina tiver boa memória
    de certeza tão depressa não se esquece
    com os lindos cabelos que tem na cachimônia!

    Você é uma humorista,
    fabricante de humor
    faz rir o comentarista
    merece mais bonita flor!

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    1. Obrigada EDu...
      Pela bela flor que achas de me oferecer
      Agradeço muito, mas no humor Tb de mestre
      Kis :=}

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  9. r: A Serralves também nunca fui, mas quero ver se mudo isso muito em breve!

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  10. Comigo aconteceu algo parecido, meio ao contrário. Eu era a caixa esperando ser chamada na prefeitura a qual passei em quarto lugar sem estudar. Pois, pois.rsrs.
    Passou uma mulher meio nojenta com muitas coisinhas desnecessárias para casa, dei o total e olha que a máquina era metade do meu tamanho(tô velha) e ela gritou comigo, quase meti uns tapas nela, me seguraram, (bati boca). Chamaram o chefe dos caixas e ela disse que eu havia errado no caixa e que não seria possível gastar tanto com pouca coisa. Ele numa outra máquina pequena bateu duas vezes. É esse total mesmo senhora, se não puder pagar, devolva.
    Aí entro eu e digo: quando não se pode comprar coisinhas gostosas compre arroz e feijão que essa semana está em promoção. A mulher queria me matar.
    Ela foi embora e todas as mulheres da enorme fila riram pra valer, uma falava para a outra.
    Era égua novinha, inteligente e educada enquanto não mexesse no meu rabo.kkk

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  11. Para além de abusadora e arrogante ainda faz os outros passar por estúpidos?
    Merece a queixa, sim senhor!
    Bjs

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  12. Cada vez mais existem faltas de respeito. Não custava nada perguntar se podia passar ou emsmo justificar a passagem da outra senhora. Depois é a arrogância das pessoas...
    Beijinhos

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  13. AvoGi acho que fizeste muito bem, pois ha muitas pessoas que não faz as devidas reclamações e por achar que vc se tratava de mais uma apenas te deu o ''teja a vontade'', acho muita ousadia, se fosse eu teria feito igual ou dependendo da brotoeja que me tomasse fazia ate um pouco pior mas enfim, fizeste bem!bjucas

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