Avó - mana

A avó-mana é a minha mãe. Era assim chamada pela minha filha em pequena, porque ouvia a tia-avó chamá-la de: mana.
Infelizmente não viveu o tempo suficiente para ouvir agora a Pulga também chamá-la de "avó-mana".

A minha filha, até ir para o infantário, ficou com a minha tia (sua tia-avó), irmã da minha mãe. E por ouvir "mana" começou a identificar a avó desta forma. Expliquei-lhe que era a avó, mas não entendia o porquê de eu chamar mãe e de outra pessoa chamar mana.
Como ficava com as duas durante o dia e a noite (vivíamos todos na mesma casa), continuou, mas aplicando a palavra avó antes. Ficou avó-mana.

A minha mãe faleceu quando ela tinha seis anos, mas o tratamento carinhoso ficou.
Hoje em dia é a Pulga que olha para o retrato da bisavó e diz: olá avó-mana!
 
Mãe, havias de gostar destas Pulgas tal como gostaste dos teus netos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade