Tempo de capacete

Costuma-se dizer cá, na Madeira, que o mês de Junho é o mês do capacete.
Isto deve-se ao facto de estar sempre nublado.
As nuvens tapam o sol assim como o capacete tapa a cabeça.
Os dias ficam escuros porque o sol é a fonte de luz, e as pessoas, devido ao capacete, ficam mal-humoradas (estou a referir-me basicamente a mim que fico cus azeites. É que este tempo nublado entende-me com a cabeça. Parece-me que tenho um capacete de ferro enfiado na mona).
Será que se usa esta expressão em mais algum lugar? Ou será de raiz madeirense?

Comentários

  1. Ca no Porto nao usamos...mas `e muito engracada ;)
    Nao fique `e com o capacete, Avogi! Gostamos de si bem humorada! ;*

    ResponderEliminar
  2. Eu conhecia o termo mas francamente não conheço a origem.
    Abracinho

    ResponderEliminar
  3. Aqui na zona não usamos mas adorei a expressão ;)

    ResponderEliminar
  4. Agora à tarde está melhor!

    Ora deite lá a cabeçinha à janela!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Por aqui também se usa esse termo e também me queixo dos mesmos efeitos, ou seja fico com a neura...
    Mas agora, o problema aqui por estas bandas de Cascais, é mesmo o vento, um horror as nortadas de Verão.
    Não sei o que é pior, se o nevoeiro ou o vento...
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. cus azeites? ahhaha É engraçado pra mim :) Certamente não na região em que eu morava no BR.

    Bitocas

    ResponderEliminar
  7. Nunca ouvi esse termo, amiga, e olha que a minha avó paterna era portuguesa.

    Por aqui, junho é o mês das festas juninas e das quadrilhas.
    Até coloquei no blog uma piadinha sobre "quadrilhas"...:)

    Ano passado, passei metade do mês de maio em Portugal, e os dias estavam belíssimos. Amei demais sua terra, e principalmente o povo.

    Beijo grande e tudo de bom.

    Cid@

    ResponderEliminar
  8. Só posso dizer pelo Brasil, Bahia, melhor dizendo. Nunca ouvi essa expressão.

    bjs!

    ResponderEliminar
  9. Abanar o capacete ainda conheço:) mas com essa conotação nunca tinha ouvido.

    ResponderEliminar
  10. só para contrariar, eu amo dias assimmm :(, hahaha

    ResponderEliminar
  11. Lool não conhecia a expressão...
    Mas parece-me que vamos usar mais tempo o capacete ihihihi
    Este ano o Verão anda a fazer "gazeta", e nem imagina o que isso provoca cá no "Aspie", que agora até o tempo deu em baralha-lo estas estações do ano "desconfiguradas"...
    Beijocas com capacete :)

    ResponderEliminar
  12. Hehehehe.... a foto que escolheu está fantástica e o texto nem se fala!. Mais um para rir!.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  13. E que tal substituir o capacete por um barrete?
    Daqueles que o AJJ gosta de enfiar ... aos outros.

    ResponderEliminar
  14. Avogi,
    Há premios no meu blog, que dedico aos amigos que me visitam, se te agradar estão à tua disposição.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Querida AvoGi

    E ir lá ao alto da serra "sentir" o capacete...e fresquinho, hem?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Por cá não se usa essa expressão. Nem conhecia mas tem piada :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Engracada essa expressao!! Nunca ouvi falar lá pras minhas bandas... Nossa, mas em pleno verao e empo nublado?? ah que chato...

    ResponderEliminar
  18. Esta gente só se lembra dos termos das suas terras. Felizmente que nós divulgamos os nossos termos e, não sentimos qualquer vergonha. Aliás falar em vergonha é roubar e ser apanhado. No Porto por ex. quando se pede uma nêspera podemos levar uma má resposta,no Samouco, perguntar onde fica a casa do chefe de estação ferroviária , podemos levar um sopapo. Há Sarilhos Grandes e Sarilhos Pequenos, mas se formos a Espanha e pedirmos sarilhos perguntam-nos grandes ou pequenhos? Porque fósforos em Espanhol são sarilhos. Etc etc etc.

    ResponderEliminar
  19. Eu também fico mal-humorada quando não há sol, mas aqui não se usa nenhuma expressão em especial...

    Sim, as aulas para mim já acabaram, sou aluna do 11o ano, e agora é a época para os exames.. mas para mim já acabou mesmo...

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia esta expressão.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  21. Será um termo da Madeira Nova? Nãããooo, é termo antigo proveniente do tecto de nuvens que, num tempo abafado, paira sobre a "êlha"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade

Um estado de alma