Não há condições! Nem emenda!

Estava na cozinha atarefada como uma formiga, de um lado para o outro, quando assento os pés em frente ao mesão (bancada da cozinha), apoio os cotovelos, baixo a cabeça e limpo as lágrimas que teimosamente e estupidamente caem nas costas da mão. Fico assim, a sentir o rio, a torrente de água pela cara abaixo.

 Entra o mê senhor para me pedir algo. Pára. Escuta e olha. Ao ver-me naquela posição e tristezinha, com a cara molhada e a fungar...

 Diz-me ele: - Não chores! Eu só estou a dois metros de ti. Estou mesmo ali, basta virares a cabeça para a esquerda e vês-me.- E ria, a gozar de mim, o "estapoure"
Digo-lhe: - Eu sei! E senhor, basta saber isso para me invadir uma tristeza; por te saber a dois metros de mim! Tão longe! - Mais uma fungadela. E mais um passar de mão pelo nariz.

- Então, enxuga as lágrimas. Eu volto daqui a pouco.
- Não. Fica. - Digo-lhe imperativamente - E acaba de cortar a cebola. Já!

(Não há forma de cortar a cebola sem chorar e já experimentei de tudo. Só me faltam duas formas, e sim nunca mais vou chorar: uma, é pôr o me senhor a fazer este servicinho; e outra, é nunca mais usar cebola. Eu choro, mas como-a toda.)

Fotografia: Tomates, cebolas e pimentos cá da horta biológica. Uma delícia.

Comentários

  1. Eu só consigo se não olhar para a cebola... o que é perigoso. :S

    O tomate tem mesmo bom ar!

    ResponderEliminar
  2. ahahah... uma vez disseram-me para quando os olhos começassem a chorar molhar os pulsos que passava. Não sei se é psicológico ou não mas comigo resulta.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. cortar a cebola debaixo de água. depois, escorrer e tacho :)

    bjinho :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Estou aqui na horinha de meu almoço e quando me deparei com essa salada linda, cheguei a ficar com água na boca, literalmente Sabe, eu prefiro chorar, pois adoro cebola de tudo que é jeito, menos com casca... hehehe...Belo post. Beijos com muito carinho!

    ResponderEliminar
  5. Já experimentou usar os óculos da natação?

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    Tu choras mas é por mais. Já vi que gostas tanto de cebola como o mê Senhor e as minhas pulgas Afrikanitas.

    Pois o melhor é descascá-las com as mãos molhadas ou então... com óculos com'a mim.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. "- Então, enxuga as lágrimas. Eu volto daqui a pouco.
    - Não. Fica. - Digo-lhe imperativamente - E acaba de cortar a cebola. Já!"

    kkkkkkkkkkkkkkk![ esse é o famoso LOL brasileiro]

    Ri demais!Agora ele já sabe.E se eu te contar que corto cebola usando óculos escuros, vc acredita?

    Tudo pra não chorar! ô coisa pra arder os olhos!!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Querida Avogi, a tua cebola é brava! Mas tem um grande ponto a seu favor: é da tua lavra, é biológica, verdade?! Olha que nem todas podem dizer o mesmo... ;)

    ResponderEliminar
  9. Tu és uma reles de uma vaidosa com a tua horta... e nem quero saber se choras! :):)
    bjs amiga
    PS: o meu antivirus dispara novamente ao entrar no teu blogue...como das outras vezes!

    ResponderEliminar
  10. Há ainda uma terceira alternativa, vou aí eu descascar a "ciboila":-)
    Também choro mas não faz mal é solidariedade ehehehhe
    bjocas

    ResponderEliminar
  11. É isso, pôe o teu Senhor a cortar a cebola, a ver se a tua cebola é brava o suficiente para por um homem a chorar...

    ResponderEliminar
  12. Mas que rica horta!!! Também tenho uma mini-horta na varanda ;)
    Beijinhos e 2 caipirinhas à nossa!
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. É por isso que eu uso a cebola congelada, sei que não é a mesma coisa mas ao menos não choro.
    Bj**

    ResponderEliminar
  14. Use lentes de contacto ou então óculos de mergulho !

    ResponderEliminar
  15. Oh AVOGI, então não sabe o segredo!.

    Deve encher a boca com água enquanto corta a cebola e manter até acabar!.

    Depois deite a água fora.

    Eu sempre que me lembro faço este método e resulta.

    Tente!!!.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  16. Eu uso a técnica debaixo de água...
    Quanto ao nosso café, espero que dê, é que eu começo a trabalhar dia 1 de Setembro e tenho 2 semanas de formação na Suécia que não sei as datas, se não coincidir com a tua vinda cá, é claro que tomamos um café, ou vamos ás francesinhas, qualquer coisa, com muito gosto!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Quase chorei, mas não foi da cebola;):)

    Agradeço e retribuo visita ao meu cantinho.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  18. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADOREI AMIGA FANTASTICO ESTA SÓ VC MESMO PRA ME FAZER RIR, BJUS E QUE VC TENHA UM BELO DIA

    ResponderEliminar
  19. Cozinhar sem cebolas?

    Sem chance!!!

    Quanto às lágrimas, é até bom, pois deixam nossos olhos brilhantes.
    Hehehehehe

    Sabe o que resulta (porém só um bocadinho), tentar não respirar pelo nariz, e durante o tempo que corta a danada, respirar só pela boca.
    Tenta, e depois me diz!
    ;-)

    Beijinhos,

    Cid@

    ResponderEliminar
  20. lol lol lol e o papel de marido, namorado, companheiro foi reinventado :-) lol gostei

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Fácil. Peça a esse teu gozador senhor que te dê de presente o cortador de legumes . Mas exija o alemão. Mais caro e mais bonito.

    O que provoca a lágrima é um gás que a cebola solta ao ser cortada. Tente ficar fora da linha vertical acima da cebola. Enquanto não ganha o cortador.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade