Pulgas, Pulgas, Pulgas. Para qualquer lado que me vire encontro sempre uma. É à frente, é atrás, é em todo o lado, mas no colo é onde poisam. Perseguem-me. Fujo, escondo-me, mas encontram-me. São pequeninas e saltitam muito, dificilmente as agarro porque não param um minuto. Não há no mundo pulgas como estas, porque são: "As minhas Pulgas".

domingo, 3 de janeiro de 2016

Vá lá respondam

O mê Gugu, o busico de seis anos, perguntou-me, e juro não sei responder, porque razão o país Peru tem este nome. Se era por os habitantes comerem demasiado  - segundo ele, perú ou se o país tem a forma de um perú?
Por isso deixo aqui no ar a pergunta. Responda quem souber.
(Juro que já fui ao mapa ver a configuração do dito só numa de confirmar que não tem a forma de um perú).

4 comentários:

  1. Não faço a mínima ideia mas a wikipédia deve saber.

    ResponderEliminar
  2. A confiar na wikipédia...

    Etimologia

    A palavra Peru é provavelmente derivada de Birú, o nome de um governante local que morava perto da Baía de São Miguel, no Panamá, no início do século XVI.[5] Quando os seus domínios foram visitadas por exploradores espanhóis em 1522, elas eram a parte mais meridional do "Novo Mundo" conhecida pelos europeus.[6] Assim, quando Francisco Pizarro explorou as regiões mais ao sul, as designou de Birú ou Peru.[7]

    A Coroa Espanhola oficializou o nome do território em 1529, com a Capitulación de Toledo, que designou o recém-encontrado Império Inca como a Província do Peru. Sob o domínio espanhol, o país era denominado Vice-Reino do Peru, que posteriormente se tornou a República Popular do Peru, após a guerra da independência do país.[8]

    ResponderEliminar
  3. Tens aqui a resposta: etimologia dos nomes dos países. Guardei este link porque também já me perguntaram o mesmo sobre outro país:)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Etimologia_dos_nomes_dos_pa%C3%ADses

    ResponderEliminar
  4. A wikipédia deve saber de certeza!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...