Se...(Um pouco de gramática)

...Há coisas que me entranham e esbaforam os nervos é ver erros ortográficos nos blogues.
Ainda há pouco andava eu a "meter o bedelho" e vejo um título com a palavra "pedaçinhos"(em vez de pedacinhos). E voçê (em vez de você). Ao escrever não dá erro? Ou a proprietária ignora julgando que a verificação ortográfica é que está enganada?
Isto sem falar nos aaaa com acento agudo (´) em vez de grave (`) e o há de haver sem h. Mas o mais caricato é aparecer em nota de roda pé nas notícias também estes erros. E nem falo nas legendas de filmes...
Há uma regra de gramática (como eu dizia aos meus alunos).
A única vez que se escreve "a" com acento grave(`) é quando ele está sozinho na frase.
Ex:"dá à menina ou dá às meninas"(se no singular o acento é grave ao formar o plural mantém-se).
Sempre que o "a" dá a mão a outra letra para formar palavra muda o acento
Ex: água, árvore, águia, átomo, etc...
(Não se ofendam se escrevem com erros.Todos nós erramos. E estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros. E acima de tudo não se zanguem comigo por manifestar esta opinião. Não deixarei de ler os blogues por causa do aaaaaaa. É que estes não me incomodam tanto como a cedilha no c (çe e çi).

Comentários

  1. Também dou erros e gosto muito que corrijam, mas desde o "antigamente" ficaram alguns erros e tento rever depois de escrever lolll

    geito - jeito
    quizer - quiser

    e por vezes "s" onde não devia existir

    aiiiiiiii o que levei à conta do g, z e do s...minha nossa senhora.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. às vezes uma pessoa nem se apercebe que deu erro. Mas sempre se pode corrigir.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho ótimo você comentar sobre os erros. Eu erro muito, entretanto estou me organizando. Você é professora de português? Por favor quando ver algo escrito errado no meu blog fique a vontade para me criticar um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Aí "Jesus"...
    Mas estou sempre a aprender kkkk ainda que a seguir me esqueça mas os acentos são o meu calcanhar de Aquiles rsss
    Às vezes até os omito rsss
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Uma vez resolvi armar-me em pedante e explicar essa do acento grave no "à" (assim tal e qual como fez no post) a alguém que por acaso até tem canudo. Passados uns dias, recebo, dessa pessoa, um mail mais ou menos nestes termos:
    "Incumbe-me à chefe de divisão da XYZ de informar V. Exa. que à sua inscrição para à acção de formação XPTO foi aceite."
    Conclusão: pior a emenda que o soneto :)

    ResponderEliminar
  6. Aproveito para lhe colocar uma pergunta que veio num teste do meu filho e que a professora diz que ele respondeu mal.
    A pergunta era a seguinte: Escreve 5 palavras da família de "CASA"
    Ele respondeu: casinha, casarão, casamento, casar e casada.
    Isto está errado?
    Se puder me responder agradeço.
    Marisa

    ResponderEliminar
  7. olá Marisa
    Desculpe só hoje reparei na pergunta.
    Eu entendo que casar e casada não é da familia de casa embora se diga "quem casa quer casa".
    família de casar:
    casar/casamento/casada/casadoira/casadeiro/casadouro/recasar/descasar. Já a palvra encasar refere-se a meter em casa por isso pertence à familia de casa. obrigada e se puder ajudar em mais alguma questão não hesite.

    ResponderEliminar
  8. Onde se lê "não é" deve ler-se "não são". Obrigada e volte sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade

Um estado de alma