Bacalhau? Cadêle?" ( tradução: bacalhau que é dele?)

Agarrei em duas postas de bacalhau (do bom da Noruega), preparei com muito amor e carinho. Coloquei no tabuleiro, cortei cebola (chorei), pimentos, alho, cegurelha, salsa. Reguei com azeite (de Monte do Bispo-caseiro feito pelos compadres). Estava um primor. Uma delícia para os olhos um regalo para o paladar.

Regulo o temporizador do forno e enquanto vou ao supermercado.
Ao chegar a casa fumo, muito fumo a sair da cozinha, o vapor a escorrer pelas janelas.

A tia-velha dormindo o sono dos anjos. A cozinha com um smell adorável!

"O meu bacalhau" - pensei logo. Aquele que preparei com tanto amor e carinho....esturricado! Negro como uma noite de trovões.
Nem sobrou uma pele para provar.

Os cachorros adoraram. E rezaram para que outro dia queime novamente. ("Não é todos os dias que se come bacalhau....esturricado!"- pensaram eles.)
E então para consolo da vista, do coração e do estômago imprimi estas fotos e colei no tabuleiro!

Comentários

  1. Estepilha, mulher. És louca!? Então sai-se de casa com o forno ligado? Ai o juízo.

    lol

    ResponderEliminar
  2. Ups, já me estava a deliciar com a bela da posta da Noruega...
    Isto não se faz deixar aqui uma "persona" com água na boca rss
    Tá-se mesmo a ver batido de atum para toda a gente, em substituição. lool
    bjocas

    ResponderEliminar
  3. Podia ter ocorrido consequências ainda piores, ufa...ainda bem que só foi o esturricado do bacalhau.

    Sabes como gosto de bacalhau? no mar...:)

    ResponderEliminar
  4. Mina, lembro-me dessa publicidade!!

    lol

    ResponderEliminar
  5. como faz a "outra" :)
    uma perguntinha...
    o que é " cegurelha "

    ResponderEliminar
  6. Mina
    Eu também já saboreava. Pelo caminho só pensava no bacalhau.:)

    ResponderEliminar
  7. fatyly
    Gostas é de por o bacalhau de molho. :)

    ResponderEliminar
  8. Sandra
    cegurelha é uma erva aromática cá da Madeira. nós usamos muito ao confeccionarmos o arroz e o milho cozido. Eu uso em todos os pratos juntamente com a salsa e os oregãos. Nem sei explicar o sabor. parecido ao manjericão. Hum,,,oregãos, não sabe o que é? pois também é de cá. kisses e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Bem.
    Lá tenho que meter a foice e ceara alheia. Eu conheço bem a segurelha que se cultiva na Madeira e, por sinal tenho no meu castelo. è um condimento especial para o arroz de manteiga, caldo verde, sopa de feijão verde , temperar saladas e, até para chás, também existe o tomilho que é muito parecido com a segurelha. A que nós temos na Madeira, é perene e, estende-se por onde se quiser. A melhor forma de pegar é de estaca e devem ser novas. No entanto pode-se transplantar em qualquer altura e terreno. Eu tenho durante todo o ano e, sofre desde as geadas até aos calores. Mais alguma coisa? Volto.

    ResponderEliminar
  10. Voltando à carga.
    Por falar em segurelha, lembrei-me duma cantiga que se cantava nos arraiais.

    Plantgei magericão
    No rabe da veilha
    O ane foi seque
    Narceu segurelha.

    Tonei a plantar
    No mesme lugar
    O ane foi seque
    Nã deixou pegar.

    Agora é a vêz de contar uma verdade das minhas.

    No tempe do Salazar, a PIDE, andava por toda a parte, calcule-se que até andava em Machique na terra dos charnotas.
    Vinha um charnota da pesca e, começou a vender o peixe que tinha pescade, a toda a gente mais barate que todes os outres. A PIDE chigou lá e prendeu o charnota dizende-lhe que era comunuista, o pobre do charnota que nã sabia o que aquilhe qeria dezer, disse ao puliça,que ele tava enganade, pois ele ás vezes só comia uma vez ao dia.Antão aqueles que comem tantas vezes o que são?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade