Braço de ferro

Tem sido um braço de ferro por causa dos "remédios" como diz ela. Se por um lado sei que seria melhor ser eu a tirar das caixas, colocar na mesa e ela só fazer o favor de abrir a "goela" e engolir, por outro continuo a deixar que seja ela e só supervisiono a toma dos medicamentos. Mas a confusão é grande.
- Tire uma caixa de cada vez. (do recipiente onde tem todos). De cada caixinha tire a pastilha. Leia (que ela sabe ler) o que está escrito na caixa (se é tomado de manhã ou à noite).
Ela lá tira um por um do recipiente lê, se for para tomar tira a pastilha, se não deixa de fora( é que se deixa dentro, não sabe se já tomou e faz nova ingestão porque volta a pegar, a ler e a tirar a pastilha) para poder controlar os que já tomou dos que ainda faltam tomar(se estão no recipiente é que não tomou).

Eu digo-lhe que o recipiente tem de ficar vazio sem nenhuma caixa.
Hoje ela estava novamente a confundir. Tira, olha, (irra, leva meia hora nesta tarefa) e vendo eu que estava a colocar sem tirar a pastilha digo:
-O recipiente tem de ficar vazio. - E soletro bem as palavras para que perceba.-Ainda tem duas caixas.
Ela logo tira-as e segura-as. Olha p´ra mim e diz .
- Já tá.- (Claro tirou a caixa e não o comprimido!) "Desvaziou" (como se diz em madeirense) e estava como o Camões a salvar os Lusíadas.
E satisfeita olhava para mim à espera de um cumprimento por ter feito tudo certo. Ai titia titia não sei onde isto vai parar!

Comentários

  1. Também com o "farnel" de medicamentos que deve tomar, baralha qualquer um rsss
    Se fosse a minha mãe diria, quero-te ver lá chegar aquela idade (da tia) tá claro, e ainda vamos estar mais baralhadas kkk
    Agora sem brincar é mesmo típico da idade.
    jocas

    ResponderEliminar
  2. Para não lhe passares um atestado de "invalidez" arranja uma caixinha com vários compartimentos e põe-lhe o que ela deve tomar por dia e esconde as caixas, porque pelo que descreves...não melhora e tem tendências a piorar. É tão triste para quem assiste e trata embora eu ache que ela não se deve aperceber!

    ResponderEliminar
  3. Uma situação muito difícil de controlar e acompanhar.

    ResponderEliminar
  4. Eu compreendo perfeitamente.
    Antes de minha mãe falecer eu e minha mulher passamos as passas do Algarve. Estava há pouco tempo nesta terra e, vai daí fui até á Madeira e trouxe a minha mâe para passar uns meses comigo.Até as bonecas da minha filha ela queria. Como sofria de Alzeymer, embora andasse regularmente esquecia-se completamente até das pessoas. Como antes de vir comigo, ia de manhã para casa dum meu irmão, percorria uma vereda com pinheiros e, em frente <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<à minha casa havia um pinhal, certo dia fui encontrá-la já dentro do pinhal. Perguntei-lhe para onde ia e, ela respondeu-me que não era minha prisioneira e que ia para casa do filho.Jamais me reconheceu desde essa data. Cheguei a ter medo e, o remédio foi enviá-la novamente para a Madeira. Pelo menos lá as pessoas conheciam-na. O mais curioso é que ela gostava muito de minha mulher e, entendia o que ela lhe dizia, mas depois não acertava coisa com coisa. Temos que ter uma dose de paciência, pois não sabemos o que está para nos acontecer.

    ResponderEliminar
  5. MINA
    A minha tia tb diz essa ladainha. E que vou chegar a velha e que ela é velha e é da velhice. Ai se conheço a cantiga!!

    FATYLY

    já experimentei mas como ela dorme de dia ao acordar para ela é um novo dia e bumba vai tomar as pastilhas. E o meu receio é a sobre-dosagem.

    Obseervador
    é isso mesmo. Mas sabes ela é muito teimosa tb. E só me obedece a mim e a mais ninguém. Há uma outra sobrinha, mas se soubesses o que a pequena ouve? Mete dó. é mesmo terrível,não aceita que precisa de ajuda de outras pessoas. Ainda continua a dizer: ainda tenho cabeça para fazer a minha vida; ainda tenho saúde; e ainda tenho força; imagina...
    isto é não querer aceitar e julgar que ainda consegue. Ela sempre viveu sozinha realmente geria toda a sua vida, mas agora não. E custa-lhe aceitar isso!!!


    João
    Atao já passaste por isto. Chega a todos! kisses e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade