Já sabia que ia dar bota!

Devido à constipação, tosse e cansaço lá levei a tia-velha à clínica de Santa Luzia às Urgências, porque ir ao Hospital era sinal de...vai-e-vem-para-casa-com-ben-uron-e-brufen.
O médico resolve pedir um raio X ao tórax.
Lá vamos cantando bem calados, para a sala de radiologia.
A técnica olha para mim e pede-me para sair. "A titia vai ficar aqui sozinha!? - pensei eu - Vai dar merdalhoca.
Saí.
Na rua ouço-a pedir: "dona Alice levante os braços". Ora pedir a uma velhota com desequilibro e ajuda de bengala que não dá um passo sem ela, levantar e estar quieta de braços no ar como a fazer a onda, só pode dar bota.
- "Dona Alice esteja quieta e levante os braços"
- Ai qu´eu vô caire....!
- Não cai - dizia ela.
- Vou-me sentar. E senta-se.
- Nãoooooo.

Bem. Entrei para o quarto contíguo. Olho pelo postigo e vejo a técnica já a revirar os olhos. Arfava como um cachorro. De cada vez que ela saía do pé da minha tia ela baixava os braços.
Tive de intervir.
- Não posso ficar aqui e ajudar a segurar?- perguntei.
- Vista esta bata - ordenou. Obedeci. Quase que ia ao chão com o peso dela. Era de chumbo.
Então coloquei-me de frente para minha tia, ela colocou as mãos nos meus ombros e lá se fez o exame.
Ufa...
E depois houve necessidade de repetir...

Comentários

  1. Oh diabo! Fiz um raio X no mês passado, na C. da Sé, e não me lembro nada de ter levantado os braços (lol). Acho que me puseram as mãos atrás das costas, não juro. O que me levantaram foi o queixo para o pescoço ficar todo esticadinho na fotografia. :)!

    ResponderEliminar
  2. Há Rx que necessitam essa posição e é de lamentar que essa técnica não tenha chamado ninguém para ajudar a pobre senhora. É triste e havia de ser comigo que levaria favas contadas!!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu é que tive de ajudar e paga-se e bem. Além da consulta de urgência 55€ os exames, injecções e aerossol foram mais 77€.

    ResponderEliminar
  4. Preços à parte, é normal esse procedimento.

    O avental que te deram foi para amenizar a radiação.

    Creio que a tal técnica poderia ter pedido ajuda a nível interno.

    Mas a minha opinião está aqui e não a muitas centanas de quilómetros.

    ResponderEliminar
  5. nõ me incomoda pagar desde que o serviço seja feito e bem feito. Não gosto é de ser maltratada nem que maltratem os meus ou até mesmo os outros. isso é que não. não me importei de ajudar e desde o inicio que a técnica apercebeu-se da pouca mobilidade da minha tia. Podia ter sido logo para não ter de gritar.

    ResponderEliminar
  6. É uma situação um pouco constrangedora, o meu filho também fex um Rx ao torax mas com uma diferença foi no hospital de Coimbra, como suspeitam de todas as gripes como se fossem gripe A armaram no corredor uma maquina de RX com o intuito como é obvio de se destinarem a esses mesmos utentes consequência assisti ao Rx de várias pessoas incluindo idosos e ñ me lembro de pedirem fosse a quem fosse para levantar os braços e estive lá desde as 14 horas até às 20 e todos eram de uma amabilidade única simplesmente senti-me muito bem é de uma diferença brutal mas temos de nos contentar com o serviço que temos pois mesmo a pagar a amabilidade qu encontramos por essas clinicas fora é quase nula obviamente não podemos generalizar mas é o serviço de saúde que temos QUE FAZER.... M.JESUS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade