Pensamento meu: Só as mães é que sabem cuidar dos filhos?

Será que os avós não sabem cuidar dos netos? Será que só as mães é que sabem cuidar dos filhos? Eu como mãe desenrasquei-me. E como avó? Ou eu quando era jovem mãe pensava da mesma forma e já me esqueci de como era. Os jovens são uns insatisfeitos? Nada do que os avós fazem está correcto? É que se faço uma coisa assim devia fazer assado, mas se faço assado devia fazer assim.
"Não devias ter feito", "não devias ter tirado", "não devias dar" " não deves ..."
Não...não..não..não...
Às vezes interrogo-me se sou mesmo desmiolada ou só desnaturada.
Será por isto mesmo que os netos gostam dos avós?
Os avós não deseducam simplesmente .... tornam-se crianças como elas...
Olha, já nem sei se é um pensamento se um fundamento!

Comentários

  1. Pelo que vejo na minha família, ser avós é uma forma de se desinibir. Já não criam tantas regras como quando eram pais, porque agora já não têm que se preocupar tanto com a educação dos netos, para isso é que servem os pais.
    Avós é para dar os mimos aos netos, fazer as vontadinhas, percorrer um quarto da ilha para levar os netinhos a ver os aviões, ter sempre em caixa de ovos kinder para quando aparecem e deixá-los comer antes da refeição, entre tantos outros gestos que quando foram pais, não os faziam tão livremente.
    Ser avó é desfrutar com calma o crescimento dos netos, porque sabem o quão depressa eles crescem.

    Digo eu, não sei...

    ResponderEliminar
  2. É verdade! Vejo assim lá em casa com as minhas sobrinhas: a minha mãe tem sempre a "caixinha dos doces" recheada e não sabe lhes dizer "não"..
    E sou eu que faço o papel de tia má, que fico horrorizada por a minha mãe fazer-lhes as vontades todas! Lol
    E depois penso para mim, isto não vai ser assim quando eu tiver filhos.. mas se calhar até vai! :)
    Se calhar é como diz a Madeirense, o papel dos avós é mesmo dar os mimos todos aos netos, reviver um pouco a infância dos filhos que já não volta, mas desta vez com menos regras do que quando eram eles os pais.
    Eu bem que vejo o brilho no olhar da minha mãe quando faz uma vontadinha às netas, às vezes meio às escondidas, pra ninguém ralhar ;)

    ResponderEliminar
  3. Deste lado passa-se precisamente o contrário. Tudo o que eu faço assim, vem a avó e diz que devia ter feito assado :)!
    Exemplo: Se eu acaso vacinasse o meu filho contra a gripe A, a avó teria um colapso. Já não basta sentir-me entre a espada e parede, temendo (mais) problemas neurológicos futuros, ainda tenho de pensar em como pode reagir a minha mãe. Sim, porque se não faço as coisas como ela acha que devem ser feitas, amua e não me querer ver à frente. E o amuo pode durar até à altura das férias de Verão.
    kisses :)

    ResponderEliminar
  4. Oh minha amiga essa trilha sonora é tão comum e ligar?Desmiolada ou desnaturada? NUNCA!!!!
    Cumpro as regras dos pais por exemplo a mais nova não pode comer chocolate à tôa derivado à asma cutânea, mantenho as minhas regras e portam-se lindamente, porque os avós servem para estragar de mimos e amor, resmas de paciência com histórias, pinturas, brincadeiras e a educação que seja tarefa deles.

    Mas também te digo o que habitualmente vejo, não acontece com os meus porque bem que piavam de fininho: é os filhos que têm todo o apoio dos avós usam e abusam sobretudo quando ficam todo o santo dia com eles e por vezes exigem o que nunca deveriam exigir.
    Quem os tem que os crie, não ganham para infantários e amas? o que fizemos nós com eles? Olha eu tive que comer o pão que o diabo amassou porque os meus pais trabalhavam. Ficar com os netos apenas e tão só em SOS, numa constipação, por questões profissionais terão de vir mais tarde, ou porque simplesmente queremos, mas não abusem que eu não gosto.

    ResponderEliminar
  5. Há regras que têm que ser aplicadas pelos pais e pelos avós.

    Se existir unanimidade, óptimo.
    Se não existir, a coisa fica feia.

    ResponderEliminar
  6. Conversas da treta. Eu e minha mulher como avós não prescindimos das boas maneiras e bons costumes. O menino cá em casa não faz aquilo que lhe apetece. Respeita e, mai nada.

    ResponderEliminar
  7. Os avós servem para mimar os netos, os meus pais são diferentes na maneira como educam as nossas filhas do que eram comigo e com o meu irmão (menos abertos ao diálogo). Às vezes interrogo-me não seremos nós (pais) demasiado herméticos na educação dos nossos filhos? Ser criança é poder se expressão com educação, mas sem opressão. E já agora, Giselda, cheira-me que é uma avó de mão cheia.

    ResponderEliminar
  8. Os avós são a melhor coisa do mundo!
    Os pais impõem regras... os avós mostram que as regras, por vezes podem ser quebradas!
    Os pais vivem a correr...os avós saboreiam cada momento!
    Eu adoro ver os avós com os netos, emociona-me mesmo!
    Mas também digo muitas vezes "não faças assim, não faças assado!" É da idade, do medo que eles cresçam sem saber lidar com as adversidades e, sobretudo, da falta de tempo!
    Beijos minha querida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade