Pensamento meu: Ai as hormonas!

Ou é das hormonas (ou harmonas, em madeirense foleiro), ou é da idade, ou das emoções, ultimamente ando com a lágrima a bailar nos olhos. Se vejo uma notícia choro, se penso na morte de familiares choro. Se vejo ou sinto (pelas fungadelas) que alguém chora, choro, mesmo sem saber o motivo. Quando chego à cama se vem à mente toda a minha vida dá-me um aperto no coração (e aperta tanto que as lágrimas teimam em cair) e choro. Mas não pensei que fosse tão grave até ontem quando mostrava as fotografias da mãe, do tio, minhas de quando era criança, enfim da família (mesmo a que já partiu), às Pulgas (fotos ainda em papel) e dá-me o tal aperto no estômago e choro.

Choro por ver uma vida em meio século, choro por ver o que já passei e o que já vivi. Choro por ver os meus filhos quando pequenos sempre agarrados um ao outro, de mão dada, de cabeça encostada e hoje tão afastados. Choro ao ver fotos de nós os quatro sempre sorridentes, sempre juntos. Choro por saber que o meu filho está longe da família e só. Choro por ter irmãos tão longe de mim. Choro pela tia. Choro por isto, choro por aquilo. Choro. Choro. Choro.
E mais caricato choro ao escrever estas linhas. Mas que coisa! Bem, sai um lenço de papel? Tenho de ir limpar a cara e o nariz senão...

Comentários

  1. Acredita que deves estar mais sensível e talvez por veres constantemente imagens de "horror"...mas chorar faz bem e ainda bem que choras e sobretudo que partilhas "esse estado depressivo" (nada tem a ver com depressão) com quem te lê.
    Daí eu não gostar de ver fotografias, já dei o album a cada uma delas e até as do meu casamento já estão com elas...
    Daí eu não pensar muito no afastamento territorial das minhas filhas...
    Daí eu raramente ir ao passado, excepto buscar coisas boas...
    Daí eu estar pouco me lixando se dois dos meus irmãos algum dia voltam a falar-se...
    Daí...daí...e a saudade bate forte.
    Passa-me aí um lenço!

    Um xicoração apertadinho:)

    ResponderEliminar
  2. Querida Giselda.
    O choro é o cantar da vida. É a água que escorre pelas cordilheiras, é a água da chuva que tanto bem faz a quem a apanha , é o sentimento que nos abafa. Chorar é aliviar uma carga que está dentro de nós e, não há outra forma de descarregar.

    Para que o choro não se abafe e, para que a alegria desponte, vamos lá conversar um pouco do nosso falar.

    Hoje, lembrei-me duma história entre charnotas e chavelas.
    Tava um charnota a contar a um chavelha que se nossa sinhora dos milhagres o acompanhasse na pesca ele dava-lhe um galão de azeite para pore no busilhe e alumiar enquante houvesse azeite.Nossa sinhora ajudou-o e, ele trousse p´ra terra um barque cheie de peixe. Como nossa senhora adivinhou que ele não compria a prumessa, quando ele tava a chigar a terra o peixe foi tode p´ro mar.Antão o charnota disse logue:- antão sinhora já não admite uma brincadeira?
    O chavelha tamém disse que tinha prometide uma prumessa á sinhora do Lorete que se ele apanhasse bom peixe davalhe tode o peixe maior que pescasse. Acontecê-lhe a mema coisa, ao chigar a terra o peixe foi tode imbora.Logue o charnota respondeu:- Tu já sabias que a sinhora era mintirosa, eu minti e tu mintiste, ela tamém tinha razão p`ra mintir.

    ResponderEliminar
  3. Quando se chora por tudo e por nada há, forçosamente, uma causa. Ou mais que uma.
    Não nos é fácil perceber exactamente a razão do choro, principalmente quando ele nos afecta dessa forma.
    Recordar o passado e, principalmente, o lado mais negativo, faz mossa. Quer queiramos ou não elas, as lágrimas, caem sem pedir licença.

    Contudo, é fundamental espreitar o presente e tentar colá-lo ao passado.
    Tentar perceber se é uma fase muito passageira ou mais que isso.
    Porque quando se entra numa situação assim, é preciso admitir a presença eventual de um estado depressivo com que nos deveremos preocupar.
    Sem alarme mas com cuidado.

    E agora pira-te, o que significa isso mesmo, pira-te.
    Antes que te dê um ataque de choro e me deixes o monitor encharcado.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Bem.
    Para alegrar e acabar com o choro vamos lá cantar um pouco.
    Vamos cantar o charamba, certo?
    Então vamos lá.

    O charamba foi ai lapas
    A milher aos carangueijes
    A filha ficou em casa
    Dando abraces e bejos.

    O charamba mais piquene
    Robou ai botas ao pai
    Para ir aquela banda
    Ver a festa que lá vai.

    Caí na vareda
    Fiquei num maranhe
    Apanhei um rate
    Fugie um morganhe.

    Lá fora na barra
    Tá uma machiqueira
    De garrafa á boca
    Cuma bebedeira

    Este ane fui ao Monte
    Pró ane á Ponta Delgada,
    Este ane fui solteira
    Pró ane já vou casada.

    Nossa sinhora do Monte
    Aquela mais piquininha
    Lá derceu do ceu á terra
    Prá ser a minha madrinha.

    Conta lá estas ao pulguedo, pois não acredito que saibam.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos. hoje já não estou com este estado de espírito. Tem dias.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem, mas por vezes é importante recordar e chorar por pessoas ou coisas que já não "temos à mão"! Quem não chorou de saudade ou tristeza que atire a primeira pedra, e isso não tem a ver com as "hormonias"!!!

    P.S. - Hoje também estou com outro estado de espirito recebi o vencimento fico logo com outra cara.

    ResponderEliminar
  7. Hiiiii.. é verdade ... hoje Peidei(no original pay day)kisses

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade