Um dia tiro-lhe o fôlego, não hoje

Esta minha tia está a pôr-me à prova, não sei a qual, mas está. Ontem e anteontem não saiu da cama. "Estou mal-disposta" dizia-me com uma cara de dor que eu ate fiquei com pena. Mas hoje... Mas hoje não me convenceu. Depois do pequeno almoço olha para mim e diz: "vou descansar mais um bocadinho."
- Não senhora, vai é tomar banho e sentar-se no sofá.
 Resmunga. Mas foi, ai dela se não fosse. Ameacei-a de ir pô-la à porta ao hospital (venham os fundamentalistas dos direitos dos idosos. Venham que eu estou-me borrando de medo). Tem pavor de ser abandonada no hospital como o diabo da cruz. No banho deito o champô na cabeça, peço para esfregar, dá um volta com a mão na cabeça e "já tá." Bem, aí é que a porca torceu o rabo. Dei-lhe uma esfregadela de esfregão (não foi, mas podia ter sido) e logo de seguida roupa e...
-  Vá sentar-se no sofá. Hoje não se mete na cama. Vou desarmá-la.
- Vais? - perguntou.
Esteve no sofá um pouco. Desci. Disse-lhe para vir comigo. "Vou pensar."  Como há demasiado tempo que pensava...(leva muito tempo porque adormece a meio do pensamento) fui à sua procura. E ...surpraise! Estava metida na cama vestida com roupa de sair. "Ai esta velha, mata-me!"
A rezonda que eu lhe dei.... "Levante-se já!" Credo - responde ela. "Já" - reforcei .
E vejo-me aqui com um sentimento de culpa por ter falado com ela tão bruscamente.
Meu Deus porque tenho de ser reles pra ela? Mas só assim é que obedece.

Comentários

  1. Quer giro!... p'ra mim que estou aqui de fora
    os velhotes, ganham as manhas, das crianças...

    Oh!... tia desculpe lá, mas paciênca têm limites rsss e a sobrinha fica stressada uiuiui bjocas

    ResponderEliminar
  2. Bem e, é uma tia, se fosse uma sogra como seria?

    ResponderEliminar
  3. Já me tinha esquecido.
    É uma camélia sim Senhora. Há de diverssas cores, simples e dobradas. Eu tenho uma branca de neve e, duas mescladas de rosa.

    ResponderEliminar
  4. Ai Mina
    Eu dizia isso ainda há pouco ao meu senhor:"falo com a minha tia como falo com as Pulgas". Faço chantagem com ela.Imagine depois de velha ao que me sujeito com uma mais velha que eu? Nunca imaginei.

    ResponderEliminar
  5. joão
    Eu já por um nadinha já pensei que logo vem a minha sogra com estas manhas.
    Já lhe pedi para esperar que eu trate desta e depois trato dela. lol

    ResponderEliminar
  6. Os velhotes são todos assim. às vezes penso, será que vou ser igual?
    Talvez não, porque penso que também tem a ver coma vida e educação que tiveram.

    ResponderEliminar
  7. Tu não tens que ter sentimentos de culpa, porque fazes o que muitos não o fazem.

    Sempre que oiço dizer que "filhos abandonam os pais ou familiares nos hospitais ou lares" (vivo actualmente um caso bem perto), vou tentar perceber a razão e olha que se aplica muito bem o velho ditado: filho és, pai serás, o que semeares um dia colherás.
    Há pais que foram umas bestas (desculpa o termo) e depois exigem numa continuação de ofensas terríveis...afinal querem o quê? É doloroso dizer isto mas quando se é tão maltratado pelo pai ou pela mãe, sogra ou sogro, tio ou tia,

    Agora a tua tia teve uma sorte em ter alguém que olhe por ela, desobediente, confusa, teimosa qb para a tratares como se fosse uma Pulga:))))

    Heheheheh na cama com a roupa de sair...pudera está mais quentinho:)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Há aqui uma nítida perseguição aos idosos. Ou melhor, à idosa.

    AVOGI, não sejas tão radical. Deixa a senhora descansar.
    Distrai-a com as magníficas telenovelas e vê-la-ás diferente em pouco tempo.
    E depois ... que mania pah!
    Isso de tomar banho é uma tara.
    Tomar banho? Isso é que era bom...

    ResponderEliminar
  9. Fatyly
    Obrigada pelas tuas palavras sempre é reconfortante, mas por vezes penso se não outra forma de falar com ela sem ser com cara de pau.


    Observador
    Ela adorava telenovelas, mas agora nem isso, pois se nem sabe que dia é, que horas são, se já tomou ou se ainda não tomou não serve de nada ver as novelas pois não percebe o enredo (o que é deveras importante). Pois...o banho...ai quem em acode...vou pensar como tu , deste uma ideia brilhante e quando o cheiro te chegar ao nariz vais ser tu o 1º a pedir para lhe dar banho, n ést ce pas? fizeste-me rir obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade