A hora do sono na escola de casa

Pulga. AVOGI
Pulga deitada no chão. Ao lado alguns bonecos também deitados todos de barriga para baixo.

-Deita-te. Abafa-te. Tens calor? 
Abafa-te já. Não ouves? Abafa-te tá frio e chuva. 
Dorme. 
Queres fazer chichi? Outra vez? A tua colega já está a dormir. Dorme também. Não tens sono? 
Abafa-te e dorme. Onde pensas que vais? Já para a cama. Deitados. Ainda não acendi a luz.

Tudo dito de seguida quase sem respirar acompanhado de uns XuuuuUUUUU que começa baixinho e vai subindo de tom. Algumas vezes levanta-se do chão e vai até junto dos bonecos que têm os nomes dos colegas (embora sejam mais frequente dois nomes) e abafa-os (só com gestos).

Comentários

  1. avó Gi vou ser sincera... não gosto nada da meneira que a sua pulga tem de brincar com os bonecos, nunca lhe passou pela cabeça que na escola onde ela está , as educadoras sejam um pouco rudes com os meninos?

    ResponderEliminar
  2. A frequência dos "dois nomes" devem ser dos mais travessos:))) e como dizia a minha neta mais velha: sim Bó dormi com os olhos abertos.

    Como é óbvio deve ter que haver um certo pulso para os pôr a dormir e ela empolga a exigência, mas nada como tirar a limpo aparecendo na escola na hora da sesta, mas não me parece que seja grave:)))) porque há quem se imponha aos bonecos e não ande na escola e muito menos durma a sesta!

    ResponderEliminar
  3. Sandra, elas estão na escola onde eu trabalho, já há 7 anos e conheço perfeitamente as pessoas. Não me venham com palavras como "agressividade" (em relação à Flor) e "educadoras rudes" porque posso dizer que não é verdade. As nossas salas são uma ao lado da outra e o que se ouve é simplesmente a voz do adulto a acalmar as crianças que teimam em não dormir ou em ir N vezes à casa de banho para passar o tempo. Tentar (uma pessoa só para um grupo de 16 crianças) que durmam ao mesmo tempo, e que ao acordarem não acordem os que ainda dormem não é tarefa fácil!
    Conheço crianças que não andam na escola e que às vezes têm comportamentos mais "agressivos" do que estes.

    ResponderEliminar
  4. pois, de facto tens razão... peço desculpa...

    ResponderEliminar
  5. Alguma coisa faz com que a menina proceda desse jeito.
    Não tenho a mais pequena dúvida sobre isso.
    E qualquer pessoa com "dois dedos de testa" sabe que é assim.

    É necessário descobrir a(s) causa(s) desse comportamento que de normal nada tem.

    Pode não ser grave, e decerto não será mas, nada como ir "espreitando".

    Repara, AVOGI, que ela coloca todos os bonecos com a barriga para baixo.
    Sugere-lhes que se abafem.
    Está nitidamente preocupada.

    Será que ela tem acompanhado as informações noticiosas onde, com frequência, se dão conselhos de forma pouco ou nada correcta?

    O facto de chamar dois nomes de colegas com maior frequência é outro sinal a ter em conta.

    Nada de pânico. Apenas uma questão de atenção.
    Porque de repente te vais aperceber onde está o problema.

    ResponderEliminar
  6. Sandra
    Eu não corroboro com a opinião da minha filha. Ela sabe bem o meu ponto de vista e muito temos falado sobre este assunto. Ela trabalha lá é certo, mas dentro de portas (da sala) não se apercebe do que se passa. eu já presenciei com estes olhos que a terra há-de comer uma situaçã9 . e fui falar com a directora. Aliás não falei pois sou suspeita por ter a filha e netas mas telefonei devido à forma com uma ajudante falou com a minha neta na minha presença. Por isso Sandra acredito que seja da escola ela simplesmente repete o que ouve. posso estar a ver mais com os olhos do coração do que os da razão. , mas não me convenço. Pois se na minha presença a auxiliar foi tão indelicada o que fará na minha ausência?
    Sei tb que a minha filha não quer entra em confrontos com as colegas e acho correcto, mas esta forma de falar não tem a ver com a educadora, disso tenho a certeza.e já falei uma vez nada me impede de tornar a falar.O facto de serem sempre os dois nomes são as meninas mais travessa como diz a fatyly, e a minha neta é muito sossegada embora observe e retenha tudo o que presencia. Daí que só em casa é que transmite a forma de lidar com as crianças.Muitas vezes a pessoa que ela imita diz:(e isto eu não escrevi)deita-te. Não vês que a Flor já dorme? Mas se ela repete é que está de olhos abertos e ouve.Ou então diz: Sai da frente. Não vês que estás a tapar a Flor?
    Mostra que na escola é sossegada que nem refila se alguém se coloca à sua frente. Mas com disse se eu não fosse mãe e avó de pessoas que lá trabalham outro galo cantaria! kisses a todos.

    ResponderEliminar
  7. Bom, o meu nessa idade - e ainda hoje é assim - põe os bonecos todos à luta uns com os outros. Normalmente um é o bom, o herói, e o outro o mau e acaba sempre por ser derrotado. Depois de muita pancada, claro.

    ResponderEliminar
  8. Noris
    Esta tá boa. cada um brinca à sua maneira. Os rapazinhos t~em uma forma diferente de brincar ainda lá virá o tempo em que todos brincam de igual forma.

    ResponderEliminar
  9. Eu estou com a Quicas.
    Também tive as minhas filhas nessa escola (noutros tempos, bem sei), mas tenho total confiança nessa instituição. E as minhas filhas também brincavam assi. Inclusivé a Bia ainda não andava na escola e já fazia esse tipo de brincadeiras.
    Os pais têm que aprender a ter confiança nas Educadras, senão...levem os filhos para casa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade