A Bula vs Gula

Na Quaresma (quarenta dias após a quarta feira de cinzas) devemos fazer jejum e abstinência de carne.

O jejum consistia originariamente numa única refeição tomada à tardinha; por volta do século XV tornou-se uso comum o almoço ao meio-dia. Com o correr dos tempos, verificou-se que era demasiado penosa a espera de vinte e quatro horas; foi-se por isso introduzindo o uso de se tomar alguma coisa à tarde, e logo mais também pela manhã, costume que vigora ainda hoje. O jejum actual, portanto, consiste em tomar uma só refeição diária completa, na hora de costume: pela manhã, ao meio-dia ou à tarde, com duas refeições leves no restante do dia.

Praticar a abstinência é privar-se de algo, não só de carne. Por exemplo, se temos o hábito diário de assistir televisão, fumar, etc, vale o sacrifício de abster-se destes itens nesses dias. A obrigação de se abster de carne começa aos 15 anos. A obrigação de jejuar, limitando-se a uma refeição principal e a duas mais ligeiras no decurso do dia, vai dos 21 aos 59 anos. Quem está doente (e também as mulheres grávidas) não está obrigado a jejuar.
A bíblia diz que Jesus Cristo ficou 40 dias e 40 noites (QUARESMA) andando pelo deserto, até chegar ao Horto das Oliveiras, sem alimentar-se.
Portanto, o facto de não comer carne seria uma forma de demonstração de respeito, ou jejum perante Jesus.

Mas esse jejum não precisa ser necessariamente de carnes, podemos deixar de comer outra coisa (por exemplo: chocolates)
Normalmente apenas católicos seguem isso.

Ou então paga a bula à igreja e enfarda quilos de carne nestas seis sextas feiras até à Páscoa.
Bula e gula de mãos dadas na quaresma porque a bula alimenta a gula.

Comentários

  1. Então como estou grávida fico dispensada dessa obrigação cristã! Boa!

    ResponderEliminar
  2. Querida Avogi, só um reparo: a Bíblia diz que Jesus andou 40 dias e 40 noites no deserto sem comer, mas foi no início da Sua 'carreira' entre os homens, na altura em que foi tentado. Por alturas da Sua morte, Ele não fez jejum, andou muito ocupado.
    Podes comparar Lucas 4 com Lucas 18, 19, etc.
    Hoje ainda Ele quer um jejum do coração, isto é: que nos entreguemos a Ele de todo o coração.
    Feliz Páscoa para todos!

    ResponderEliminar
  3. Pagar a bula à igreja? vai lá vai, eu hem? não alimento burros a pão de ló, mas se o JC viesse à terra dava-lhe um enfarte com a fartança de pecados que os seus seguidores cometem a cada segundo:))))

    Como carne quando calha e posso dar-te os chocolates.

    ResponderEliminar
  4. Como sou agnóstico, não sei se ainda hoje se paga a Bula.
    Par mim não sei porquê nestes dias sempre comi peixe, e costumo fazer mais refeições de peixe do que de carne.

    ResponderEliminar
  5. Pois, se pagar à Igreja posso tudo. Não consigo aceitar isto.

    ResponderEliminar
  6. A Quaresma é o tempo oportuno para reavivar a relação com Jesus e continuar o nosso tempo de vida numa postura de humildade incessante perante o convite do mundo. A Igreja convida neste tempo à oração, ao jejum e abstinência, e à esmola. A verdade está no convite ao nosso coração. Imaginemos que a pessoa come pouco, então é convidada a comer um pouco mais, isto é, a ideia é contrariar o nosso apetite, quebrando hábitos que nos levam a entrar no vício e de certo modo nos prendam ao mundo. Comer carne não é mau, mas a igreja sugere e lembra a sexta feira como abstinência dessa substância. Há mais, não comer o bolo e dar esmola. O convite é desprendimento. A bula é comprar a igreja que não se vende.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade