Pensamento meu: Hiperactividade

A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) ou somente Hiperactividade tem servido para justificar comportamentos inadequados de crianças, demonstrando assim a falta de pulso dos pais que se refugiam na perturbação para justificar o injustificável e as situações inadequadas.
Eu já ouvi pais ao verem os seus filhos numa situação que para mim é mau comportamento e indisciplina (e muitas vezes falta de civismo e respeito pelos outros) dizerem simplesmente: "ele é hiperactivo". E pronto, está justificado o seu comportamento.
Crianças que puxam as calças de adultos desconhecidos, crianças que no restaurante jogam a comida pelo ar, crianças que destroem o computador não são crianças com diagnostico de PHDA mas sim com CCFR (Crianças Com Falta de Regras).

"Em termos práticos, diríamos que uma criança com PHDA manifesta na sua actividade diária padrões comportamentais em que a actividade motora é muito acentuada e inadequada ou excessiva. São crianças que têm muita dificuldade em permanecer no seu lugar, que se mexem ou baloiçam continuamente, que mantêm um relacionamento difícil com os colegas (intrometem-se nas suas brincadeiras), não prestam atenção e precipitam as respostas, etc.. Nenhum destas manifestações deve ser confundida com má educação ou faltas de comportamento ocasionais."

Comentários

  1. Concordo concordo! Hoje em dia tudo é hiperatividade, uma bolachada na cara e acalmavam logo.

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais!!!
    É o que penso também!!!
    Dá-me uma comichão quando vejo mães e pais a justificarem a má educação dos filhos com a palavra HIPERACTIVIDADE! É uma total falta de respeito com quem realmente tem hiperactividade e com quem tem que lidar com ela!

    Beijoquinhas fofas!!!

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  3. É, AVOGI!
    Está certíssima!
    Hj dia os pais andam muito sem moral! Meu sobrinho deu um show no restaurante nesse domingo e jogou o guardanapo na minha cara e o pai dele não fez nada, mas eu fiz :D!!!

    PEGUEI TODOS OS CARRINHOS DELE E ESCONDI NA MINHA BOLSA! SÓ DEI QUANDO SAÍMOS DO RESTAURANTE. NO ESTANTE ELE SE AQUIETOU!

    ResponderEliminar
  4. O inverso também acontece, ou seja, também é fácil se confundir uma PHDA com má educação.
    Pouco importa. As crianças precisam de ser ajudadas, quer numa situação, quer noutra.

    ResponderEliminar
  5. Hiper quê?

    Pois...

    De vez em quando, um Xanax ajuda.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Nota: Quando falei em ajuda, não me referia a xanax's, nem a outros cheirinhos, logicamente. Cada vez mais se receitam químicos sem necessidade, não para ajudar as crianças, mas sim quem tem de lidar com elas.
    O melhor então seria pô-las a dormir o dia todo.

    ResponderEliminar
  7. Cada criança é uma criança e hoje com tanta informação os pais por vezes confundem um garoto mexido e travesso com um que padece de hiperactividade.

    Depois com a (des)informação deixam fazer tudo, porque se não deixam incorrem numa data de coisas aparvalhadas e sentimentos de culpa.

    Nem tanto ao mar...nem tanto à terra e concordo com o comentário de Mrs_Norris, precisam de ser ajudadas e principalmente os pais e ambos terem regras e cumpri-las nem que a vaca tussa:))))

    ResponderEliminar
  8. Oi AVOGI
    Demorei um pouquinho pra vir agradecer, estamos em tempos nao tao bons e a energia é cortada algumas vezes , devido a varios acidentes que ocorrem ao longo do dia aqui na minha cidade. Ainda agora estive na praia fotografando a ressaca do mar , até um solzinho apareceu e ao voltar ja quase pego muita chuva que cai torrencialmente.
    Creio que nuvens carregadas andam por essa regiao e precisávamos de sol pra resgatar pessoas que ainda estão soterradas, um quadro muito crítico ainda.Vamos confiar que Deus proverá.
    Interessante sua postagem sobre hiperatividade e li os comentários dos seus leitores e concordo que a criança precisa de ser observada , e principalmente a familia dela, (geralmente refletida nas atitudes dessas crianças).
    Obrigada pelas visitas, vou segui-la com pulga e tudo rsrs
    abraços

    ResponderEliminar
  9. Eu diria CCFDUBP...Crianças Com Falta De Uma Boa Palmada. Essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  10. Agora há diagnóstico para tudo...
    As crianças são cada vez mais desresponsabilizadas!...
    Porque será que antigamente não havia tantos casos de (PHDA)?!...
    Há muita confusão ainda mesmo da parte dos técnicos em avaliar a má educação e alguma patologia clínica...
    bjocas

    ResponderEliminar
  11. putos eléctricos

    um gajo desliga a ficha e resolve o problema

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Ai ZB que saudades. vem cá mais vezes.

    ResponderEliminar
  13. olá,
    pois, a hiperactividade é uma coisa, e má educação ou falta dela é outra. não se pode desculpar assim de forma leviana todos os maus comportamentos.
    penso que ter um filho hiperactivo não deve ser nada fácil para os pais, e a criança decerto que também sofre. sofrem todos os envolvidos, e requer tratamento especial.
    é pena que muitos pais encarem os filhos como cadilhos e empecilhos, alguns parece que têm filhos só por ter, o que é triste. ser pais, é uma grande responsabilidade e devemos como pais ter consciência disso. os filhos devem ser desejados, amados (muito) e educados com amor e consciência. =)

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Ora aí está! Haja alguém que fale neste assunto, e com tamanha verdade. Incrível como os pais desculpam-se sempre com a hiperactividade quando a criança não tem educação. É-lhes difícil aceitar este comportamento dos próprios filhos, e em vez de ajudarem a educar a criança de uma forma mais forçada... não, querem encontrar factores médicos para tal comportamento. Depois, falam em "fases"... Ora, tornam-se "cegos" da principal razão da sua indisciplina: a falta de educação. E depois torna-se tarde...

    ResponderEliminar
  15. Pois é, se calhar a maioria e simplesmente mal educada.

    ResponderEliminar
  16. concordo com a Quicas :)

    ResponderEliminar
  17. Concordo consigo hoje confunde-se muito hiperactividade com falta de educação, eu não tenho filhos mas se há coisa que não gosto é de ver filhos mal educados a ser defendidos como se fossem heróis,


    Avogi, obrigada pela visita,
    beijinho

    ResponderEliminar
  18. A todos o meu agradecimento pelos comentários. A cada um o meu muito obrigada. vejo que a maioria alias a unanimidade concorda que há de tudo: crianças hiperactivas, crianças mal-educadas.Ambas precisam de ajuda Os pais também. também que se generalizou a doença aplicando a todos os comportamentos inadvertidos a causa da PHDA. Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Os pais hoje em dia têm dificuldade em educar os seus filhos.
    Mesmo que os filhos sejam hiperactivos, não quer dizer que o deixemos fazer tudo, temos que ter pulso neles. É difícil educar uma criança assim mas não é impossível, e depois existem as outras que são mal educadas porque os pais não querem saber. Dá muito trabalho.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  20. Realmente há muita criança por aí com CCFR! Não venho acrecentar aqui nada de novo ao que já foi dito, concordo com a opinião generalizada aqui.
    Só queria desejar um bom fds :)

    ResponderEliminar
  21. Já a algum tempo que ninguém diz isso com tanta verdade. O problema é que tudo serve de desculpa. A mesma situação se passa com o ir atrás do choro... acaba por cair no ridículo e os miúdos acabam por ser mimados e fazeres lhe as vontades todas,assim como podem ser mal educados.
    Acaba por cair no ridículo.

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a quem não tinha agradecido.Fico grata a todos por comentarem. Bom Domingo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade