Vaginha, maçaroca e semilha

Imaginem o meu jantar!
Um prato de vaginha. Sim, não se espantem, vaginha, vaginha, vaginha. Aqui na minha terra é vaginha.
Se há outro nome para esta leguminosa é em Portugal  Continental.
Se quiserem comer este legume (aqui) têm de pedir: vaginha. Mas atenção, não se enganem, nada de confusões.

  E para acompanhar a vaginha, uma massaroca cozida. Eu sei que em algumas zonas de Portugal as massarocas são para os porcos. Não me importo de ser porco, se for para comer uma bela duma massaroca.Mas, tudo tem de ter um mas, o jantar não estaria completo sem uma semilha.
E... se não tivesse uma...(ai jesus agora é que vão ser elas.... vão matar-me por isto... ) uma....uma alheira, pronto já disse.
Venham-me dizer que fiz mal!!                                                     
"Prontes" fiz...eu sei...Mas soube-me mais do que  um filet mignon.
Agora vou até à cozinha sentar-me e tomar 75cl de... chá..chá.. chá...e dar três carreiras à roda do terreiro.

 Já sabem algumas palavras em madeirense não morrem à fome quando cá vierem, mas também não vão comer só: vaginha, maçarocas e semilhas há muito mais... e bom.

Comentários

  1. Quem diria só agora é me avisas kkk
    eu a pensar que semilha era assim um produto regional ihihihi
    A vaginha não me enganei, por cá também chamam vagem, ou feijão verde e a maçaroca o milho também se dá aos pombos e ás galinhas cá cá rá cá cá xD

    Bom a alheira há que anos que não como :(, mas foi grelhadinha até aposto ihihihi

    bjocas

    ResponderEliminar
  2. Pois vaginha, vaginha, vaginha!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. a minha falecida avó materna tb lhe chamava vaginha e, pobrezinha, nem nunca saiu do seu cantinho na Beira Interior, quanto mais ir à Madeira...
    Semilhas só como aí em casa dos meus sogros. Por cá, são batatas mesmo.
    As melhores maçarocas que já comi foi perto de Boston, na "Amérca".
    Já alheiras nenhuma iguala a da minha mãe!!!!
    Tudo junto: um belo repasto, sim senhora!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vagem, milho cozido e batata!?

    O mesmo idioma (será?) e quanta diferença!

    bjs!

    P.S. Eu adoro "maçaroca". rs

    ResponderEliminar
  5. No Brasil tb é vagem. Vaginha é que é perigoso falar ahahha
    Maçaroca é milho. A terceira é batata, dependendo da espécie batata - alguma coisa :)

    É, não morremos de fome em Madeira agora! rsrsrs

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi assim milho, mas agrada-me a ideia!

    john

    ResponderEliminar
  7. Muito engraçado as expressões. Somos um país pequeno mas com uma língua para dar trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Nada de enganos! Já repeti para mim vaginha, vaginha, vaginha! hihi Isso foi um jantar e tanto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. ººº
    Agradecendo os comentários, passo a informar que na minha terra (Lisboa) dá-se o nome de feijão verde, se bem que, como podes imaginar tenho uma enorme aversão ao verde, (risos)

    Quanto ao meu blogue de fotografias, com temática livre, o link é este: http://photoessencia.blogspot.com/

    Bjo do Jota Ene

    ResponderEliminar
  10. Dispenso a vaginha mas como né! Quanto à maçaroca grelho muitas vezes no fogão e barro com becel (porque detesto manteiga, manteiga mesmo) e semilha podes servir mas em vez de uma alheira, frita ou grelha uma farinheira, pode ser???? loll

    ResponderEliminar
  11. AVOGI,

    Não era suposto andares a fazer dieta para o cruise?
    Em que ficamos?
    Alheiras da minha terra não estão na lista dos produtos dietéticos, mesmo que comidos só com vaginhas que por lá também se chamam vagens, quanto mais com maçarocas.

    Minha nossa!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Há grande marota, esqueceste o inhame. Mas isso ficou na Páscoa. Era tradição Madeirense comer inhame pela Páscoa, frito depois de cozido e com um pouco de melaço de cana. Eu gostava muito. Também esqueceste ou não te passou pela goela o frangolho e o gofe? Sabes o que era? Comida de gente pobre , bem como o milho.Também me lembro daquele prato típico em que se coziam as maçarocas com feijão de mola maduro e, batata doce, com carne de porco á mistura. Como vês ainda mantenho alguns rizomas da Madeira. A vida era difícil mas era um pouco mais sã. Beijos e cá te esperamos.

    ResponderEliminar
  13. Eu conheço todos esses alimentos, porque na terra da minha avó (ela é alentejana) também usam esses nomes!
    E fui a sua seguidora 138 :)

    ResponderEliminar
  14. Lendo o comentário do João aí acima, lembrei-me que meu pai (que era filho de portuguesa), gostava demais de comer inhame com melado. E realmente, fica muito bom! (mas isso não é conversa prá quem está de dieta...rsrs)

    Quanto ao milho cozido (que eu particularmente amo), me fez lembrar de uma vez que uma holandesa, casada com um amigo nosso, chegou aqui em casa, justo na hora que meus filhos estavam saboreando alguns, e se pos a rir.
    Fiquei intrigada e perguntei à ela do que tanto ria. Então, ela me disse que na terra dela só os porcos comiam isso. Resumindo: Ela pediu para experimentar, e gostou tanto, que disse que dali prá frente eles iriam sempre fazer parte do seu cardápio.

    Eu não sou vegetariana, mas tendo essas coisas tão boas que você citou, eu nem chego a sentir falta da carne.

    Um beijo grande, e até...

    Cid@

    ResponderEliminar
  15. Não tenho feito outra coisa desde que entrei no teu Blogue senão rir.
    Aliás hoje só tenho encontrado coisas que me façam rir...
    Estava a precisar de rir podes crer.
    Bj
    A Luz A Sombra

    ResponderEliminar
  16. VARGEM- num usa essa tal varginha aqui não visse (Varginha, cidade do interior do estado de Minas Gerais, sudeste do País, famosa por causa de Et, é dizem que por lá eles vinheram, ainda não provaram, mas a cidade ficou famosa, mesmo assim).
    MILHO- verde cozido é delícia, estamos em tempo de festa junina aqui na minha região (nordeste do País) e uma das comidas típicas da época é milho.
    Agora essa carreirinha ai adianta,hahahaha

    ResponderEliminar
  17. Ai AVOGI...chamar vaginha ao feijão verde...é alto risco...até me intimida,quanto à maçaroca,já tenho saudades de comer...também acho que não vejo muito nos supermercados...

    ResponderEliminar
  18. Vaginha sim, tal como no Algarve onde se chama vaginha ao feijão verde, grizéus às ervilhas e alcagóitas ao amendoim...

    ResponderEliminar
  19. Que saudades de comer uma boa maçaroca!
    De repente deixou-me com água na boca!

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade