Numa casa madeirense não pode faltar

Avogi
Avogi
...Numa casa portuguesa fica bem... pão e vinho sobre a mesa...
(lembrando Amália) numa casa madeirense  não pode faltar bananas...com certeza.

Madeirense que é madeirense tem sempre a sua bananinha na taça...sobre a mesa.
A banana madeirense é chamada banana de prata. É pequena, arredondada e de óptimo sabor. Não tão doce como a outra banana.
As bananeiras só dão um cacho e morrem, mas ao mesmo tempo cresce um rebento que será a próxima bananeira e obviamente que só dará um cacho.
Até quando há um a mulher com um só filho dizemos que é  como a bananeira ou raça de bananeira.
E uma boa dieta é a da banana em jejum (não se riam, é verdade eu estou a  falar a sério).
Na minha casa há sempre bananas  e desaparecem num instante.
A da foto é um cacho de banana de prata do meu bananal.

Comentários

  1. "Yes, nós temos banana
    Banana pra dar e vender
    Banana, menina, tem vitamina
    Banana engorda e faz crescer."

    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que a bananeira morria depois de dar o cacho. Tadinha!!!!

    ResponderEliminar
  3. Essa musiquinha aí, me lembrou a minha infância!...:) Minha mãe tinha o disco, e o punha tanto, que acho que chegou até a furar!...rs

    Quanto às bananas, a prata também é a minha predileta (as outras, que não sei como vocês as chamam por aí), prefiro-as assadas e com canela.

    Agora, dizer que banana em jejum não engorda, isso prá mim é novidade. Será?...

    Beijão prá você, e tenha uma ótima semana.

    Cid@

    ResponderEliminar
  4. A banana de prata (banana-prata) é espécie de luxo, a julgar pelo preço que pedem por ela. Feliz de quem a tem em casa à mão de semear rssss
    A banana comum madeirense, a que se exporta (se tiver mais de 14 cm) também é pequenina, mas comum em sabor. A banana-prata é mais macia e mais doce que a outra, eu acho. Só me aborrece porque despenca com muita facilidade.
    Não gosto da banana-maçã. Não tem sabor.

    ResponderEliminar
  5. Oi Gi, voltei só prá dar uma ajuda, já que estamos falando em bananas: No meu blog, tem um pequeno espaço onde está escrito:"pesquisar aqui neste blog". Pois bem, se você colocar lá a palavra "bananas", vai ser direcionada para a postagem do dia 10 de abril de 2010, onde está tudo explicado (em etapas), como fazer para conservar essas frutas, sem correr o risco de perder nenhuma (e olha que por aqui elas nem são caras, pelo contrário, são as frutas mais baratas que existem). Se você gostar das dicas, deixe um comentário lá, okey? Aqui em casa, depois que comecei a fazer daquela forma, nunca mais se perdeu nenhuma.

    Bjssssssss

    Cid@

    ResponderEliminar
  6. Ai que eu devorava as bananas todas até que comecei a levar na cabeça e pronto. É um fruto tão bom....

    ResponderEliminar
  7. Pois cá no Continente também são muito apreciadas, bem madurinhas são uma delicia e com queijo ou marmelada?
    Uma tentação.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Mas da bananeira tudo se aproveita, desde a banana, até a casca, a folha, o tronco...
    Belo cacho.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem.
    Cá te espero e com umas bananinhas de prata que já não me passam pelo gargalo não sei há quantos anos.
    Conheço muitas espécies de bananas, desde os "bananas que nada sabem fazer", até aquela banana africana, muito grande que se come frita ( banana Macundi). Infelizmente a banana da Madeira, muitas das vezes chega ao continemte em estado deplorável. Não tenho dúvidas que é muito saborosa.Curioso que a banana de prata se dá por estas paragens desde que seja em lugar protegido das geadas. No entanto nunca as encontrei nas grandes superfícies á venda. Eu não perco a esperança de voltar a saciar-me com as belas bananas de prata da Madeira. Abraços João.

    ResponderEliminar
  10. Acabo de concluir que gostava de ter um bananal...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  11. Adoro as bananas de prata! São mais grossas em diametro que as bananas da madeira, mas têm um sabor inconfundível! Sabe-me um pouco a maçã! Que saudades!

    P.S. Bela foto

    ResponderEliminar
  12. Hummm, que gostosa,são uma delicia...
    Já a banana maracuja, não achei tão boa e inflacionada...
    bjos

    ResponderEliminar
  13. Tinha tantas no quintal dos meus pais e é fruto que não aprecio, apesar de comer de vez em quando porque faz falta!

    ResponderEliminar
  14. AVOGI,

    Tu não me digas que banana em jejum emagrece que eu acabo já com a dieta que ando a fazer para optar por essa.
    Adoro bananas e as dietistas mandam-me sempre retirar as bananas da minha alimentação para não engordar.
    Além de que também acho que me ajudam à memória que está a ficar debilitada por falta de... banana, será?

    ResponderEliminar
  15. Banana em jejum??? LOL que engraçado, nunca ouvi falar! O que eu aprendo contigo! Adoro bananas, e essas devem ser deliciosas! :D

    ResponderEliminar
  16. sou da terra da banana aqui no meu estado e coincidências a parte é a fruta que mais amooooooo

    ResponderEliminar
  17. Que lindo cacho. Gostei da publicação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade