Pensamento meu: mãe ou avó?

Quando vejo uma mulher com uma criança nos braços, uma pergunta me assola. Mãe ou avó?
Li recentemente que, no hospital do Funchal, no ano passado, a  maioria de bebés que nasceram, eram de mães entre os 40 e 49 anos.

Ora esta Pulga, nasceu quando eu tinha 50 anos. E olhavam para ela e para o avô e ...
- Ah, mas ela tem os olhos do pai!
A minha pergunta era: "mas, conhece o pai?"

E como resposta ouvia: "mas não é este senhor?"
Explicava que éramos os avós e pronto, estava esclarecido.
Hoje, as mulheres, cada vez mais, adiam a maternidade. Antes (no me tempo) era uma caminhada paralela:  trabalho, carreira, casamento, maternidade, aquisição de bens, viagens. Presentemente,  um filho entra numa lista de prioridades, sendo a última delas.
Mãe aos 50 anos... e se o filho/a fizer a mesma escolha...avó aos 100 anos.

(Nota: não sou contra nem a favor, as escolhas, cada uma faça como lhe aprouver, mas estou muito feliz nesta nova etapa da vida: a de avó e agradeço à minha filha por me ter proporcionado este momento.)

Comentários

  1. Amo as suas colocações.Embora as mulheres estejam adiando a maternidade, ainda há uma pressão muito grande da sociedade para que a mulher tenha filhos.

    Várias vezes já me perguntaram quando é que o menino vem, e eu mal casei...Mas cada um sabe de si :)!

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Pois, uma pessoa acaba o curso e é lixado para encontrar emprego! Como é que se pode fazer uma vida assim?

    ResponderEliminar
  3. Da maneira que estão o país e o Mundo, quem se põe a pensar muito, nem mãe, nem avó.
    É a "choice" mais certa ;)

    ResponderEliminar
  4. E pensar que a minha bisavó (a avó paterna da minha mãe), chegou a conviver por alguns anos com os netos dos netos...

    Hoje em dia está cada vez mais difícil alguém se tornar tataravó, não é mesmo?

    Beijinhos

    Cid@

    ResponderEliminar
  5. É das prioridades que o está a deixar de ser...sendo remetida para ultimo plano. É verdade que ter um filho enquanto jovem tens as maravilhas da proximação de idades...mas tambem pode colocar alguns obstaculos no caminho. São escolhas...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Os portugueses são 8 ou 80, e é o que dizes e lamentavelmente ser mãe aos 13/14/16 anos? não é tão invulgar como se pensa e já li um artigo em que estas superam as primeiras.

    Os meus não adiaram embora eu nunca pergunte a um casal, nem às filhas o fiz: então para quando um bebé? Quantos andam a tentar e não conseguem?

    Também sou muito feliz nesta nova etapa da vida, aliás todas elas têm coisas maravilhosas:) embora não fique com elas e ele a tempo inteiro por diversos motivos que já por diversas vezes indiquei.

    Possa pá a minha mais velha já vai a caminho dos 8 anos e o pitorro já faz um ano...

    Beijocas e a foto ficou linda

    ResponderEliminar
  7. É exactamente isso, AVOGI! Concordo! Hoje em dia eles já são prioridades sendo esta a última de tantas outras. Querem viver tudo e o que podem, e daí uns desejam ser pais muito tarde, outros acabam por não desejar. Ás vezes torna-se um sentimento egoísta.

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Já agora: reparei que os seus posts não permitem "copy past", gostaria de saber como fez tal proeza, uma vez que é muito útil... Existe muita gente que não respeita o autor do blog. Pode ajudar-me como obteve essa funcionalidade?

    Ficarei muito agradecida!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Há tantas adolescentes apressadas e ao mesmo tempo outras ajuizadas(demais talvez?) que preferem antes formar sua carreira profissional, ou que demoram a arranjar um fazedor de pirralhos.
    O filho nasceu aos meus 23. Ele hoje tem 33 e ainda estão pensando(a nora gosta da vida sossegadinha).

    ResponderEliminar
  10. Não posso falar muito pois não tenho experiência nisso, mas a minha mãe teve-me com 24anos e acho que foi uma vantagem pois passei pela minha adolescência enquanto ela era uma "mentalidade mais aberta" o que facilitou a nossa amizade. Mas já me perguntaram se ela era a minha irmã :)

    ResponderEliminar
  11. Tem toda a razão.
    Eu fui mãe aos 26 anos, estivemos à espera de uma altura boa para ter filhos, até que decidimos ter, pois se estivéssemos à espera de uma altura ideal ainda estávamos sem a Jenny.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  12. Cada vez mais as idades para ser Mãe andam por extremos, ou demasiado catraias, resultado de pura inconsciência e sem saberem o que fazer! Ou então já com uma idade avançada. É fácil de compreender que as pessoas adiem o projecto familiar por falta de estabilidade, que cada vez é mais difícil encontrar. Mas é uma atitude «egoísta», pois chega a um ponto que se torna difícil «acompanhar». A minha mãe sentiu isso na pele, pois tem idade para ser minha avó, e cada vez se lamenta mais, pois vê a possibilidade de desfrutar de possíveis netos a afastar-se! Pessoalmente não gostaria de deixar esse projecto para depois dos 30! Ouch, já só me restam 5 anos...

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos/as.
    Cada um sabe de si.
    Fui pai aos 28, minha mulher aos 22, meu filho foi pai aos 28, minha filha aos 41 nem companheiro tem. No entanto vos digo:- É uma grande alegria poder desfrutar com meu neto momentos de meninice.

    ResponderEliminar
  14. São vidas Gi... São vidas...

    ** Gaja //

    ResponderEliminar
  15. A vida não está fácil e este é um sinal dos tempos...
    Ter um filho com responsabilidade é um acto que tem de ser muito pensado...
    Além disso, as carreiras profissionais não são compativeis com a maternidade e quem não tem uma rectaguarda de apoio, fica com um sério problema...
    Na minha opinião, este mundo está muito feio... para receber uma criança.
    Egoista? Talvez...
    Quero dizer, que fui mãe muito nova e tenho dois filhos adultos, eram outros tempos...

    ResponderEliminar
  16. São opções de vida que nem sempre são muito fáceis de tomar. Não sou a favor nem contra desde que as pessoas se sintam bem com a decisão que tomam e sejam felizes isso é o mais importante.

    ResponderEliminar
  17. Cê sabe que penso assim tb quando vejo e ainda vou além 'ela fez fertilização',hahahaha

    ResponderEliminar
  18. Blog muito bom

    deixo o meu agora:

    - www.mysuperfreak.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. No outro dia vi a minha avó e já à uns tempos que não a via. E ela perguntou-me quando é que eu ia ter um filho. Então mas eu ainda nem 20 anos tenho!

    ResponderEliminar
  20. Compreendo. Eu também quero ser avó.

    ResponderEliminar
  21. TENHO 40 ACABADINHOS DE FAZER.-SOU MAE HA 5 ANOS DE UM CASAMENTO FALHADO,,,mas gostava tt de voltar a ser mãe,,,quem sabe um dia, por isso nao condeno maes-avós :) beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade