Um dilema......ou será um trilema?



 Porque razão todas as frutas que eu gosto engordam?
 Ou porque razão eu só gosto de frutas que engordam?
Ou ainda porque razão eu engordo com todas as frutas?

A fixar:
Frutas que engordam (mais ou menos): maçã, pêra, mamão (papaia), marmelo, pêssego, manga.

Frutas que engordam (muito): uva, banana, figo, caqui (dióspiro), abacate, coco, amendoim, nozes, castanhas, avelãs.

Frutas que engordam (um bocadinho): abacaxi, ameixa, morango (sem agro-tóxico) laranja, mixirica (tangerina), jaca, maracujá, limão, lima, amoras, goiaba, melão, melancia .

Frutas que não engordam: nenhuma


(Fruteira na minha cozinha. Foto tirada com telemóvel. É bom, o diabo do telemóvel, eu não lhe dou o devido valor!)
 (imagem da jaca retirada da net. Não sei em português de Portugal como se chama e nunca comi.)

 Ler mais (clicar na frase)

Comentários

  1. Fechamos os olhos!...
    Então a banana da madeira é pequena e irresistível ;)
    bjocas

    ResponderEliminar
  2. Ou estamos de facto em regime gastronómico por motivo de doença ou então ... há que comer o que apetecer.

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga

    Adorei sua visita, obrigada.
    Já estou te seguindo também.

    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Sim, a jaca é muito saborosa e, muito adocicada. É semelhante á anona, branquinha por dentro. Eu apreciei muito quando passei por África.

    ResponderEliminar
  5. Puxa, não tinha nada que me contar isto, pois agora vou me sentir culpada quando comer bananas, que adoro!
    Linda a foto! Gostei muito do seu blog e estou seguindo vc, vou ficar muito feliz se vc também me seguir.
    Bjkas e um ótimo sábado para vc.

    ResponderEliminar
  6. Onde é que se pode comprar banana de prata sem ser no mercado dos lavradores? Difícil de encontrar.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Com todo o meu maior respeito a quem padece e sem que me interpretes mal...

    Tu fazes-me lembrar aqueles casais que querem ter muito um filho e não conseguem. Fazem de tudo e muitos quando desistem "da vontade imensa" à vontadinha aparece o rebento desejado:)

    Com isto quer dizer (e aqui dou razão a um amigo de longa data que é médico nutricionista e que aplica sempre o que disse em cima) podemos comer de TUDO com contrapeso e medida e o corte radical de muita coisa, limitar as refeições, horas sem comer, falta de liquidos originam também pneus, pneus que surgem com o avançar da idade, até nas magras.
    Nada como comer "qualquer coisa" de 2 em 2 h que as refeições principais tornam-se mais pequenas no que toca em quantidade. Há que apostar na qualidade.
    Como de tudo. Há frutos que não gosto como por exemplo bananas e maçãs, mas fazem falta e misturo na comida:) e doces que de facto sou pouco gulosa, mas todos precisamos de doces, mas jamais abusar. Comer um quadrado de chocolate serve de nutriente mas uma tablete completa serve de "enchente"!

    Tu até fazes imenso exercício físico e os netos, a horta, a lida da casa, etc. são os melhores spas lolll e para que te preocupas tanto? Faz o que te digo durante 3 meses e depois diz o resultado do "trilema":)

    JACA: só existe na India e em todo o Brasil e não tem outro nome em "português de Portugal". É simplesmente DIVINAL!!!!

    ResponderEliminar
  9. As frutas que gosta são docinhas ;)

    beijo

    ResponderEliminar
  10. MINA aguarda que vai sair "uma posta" àcerca da banana madeirense: a de prata.

    OBSERVADOR
    dizes bem, e a fruta está cara ou comemos ou passamos fome...de fruta.

    KINHA
    o teu blogue é realmente um espaço muito bom. gostei

    JOAO
    nunca comi e se calhar nunca comerei pois nao é comercializada cá em Portugal. será que tenho de ir ao Brasil ? ou algum de lá me manda!

    BETTY
    Naõ fiques triste nem com sentimento de culpa pois como referi toda a fruta engorda , então há que fechar os olhos e ...saborear e deixar engordar kis

    NORIS vou mandar-te um cacho de bananas do meu bananal ou então encontras na Banamadeira (aguarda que vou fazer "uma posta" àcerca do preço da banana de prata e da outra banana.

    FATYLY
    eu sei e como sem olhar às calorias, mas poça cada dia descubro mais frutas a engordar agora forma os dióspiros que eu devoro se há aqui em casa.

    GUIDA
    ora bem , então junta-te ao clube das que gostam de frutas que engordam .

    OBRIGADA A TODOS E BOM DOMINGO

    ResponderEliminar
  11. Eu como não como fruta quase nenhuma, não engordo por isso! :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Minha mãe fazia uma compota de jaca, que era de se comer de joelhos!...:)

    Mas aí é que engorda mesmo, né AVOGI, pois dá-lhe de açucar...rsrs

    Bom domingo (de sol) prá você.

    Cid@

    ResponderEliminar
  13. Na Banamadeira não é certo que se encontre. Já lá fui à procura e nada... :(
    O mais certo é no Mercado.
    O meu pai plantou 3 bananeiras (de prata) na fazenda. Estão fortes porque a terra é boa, mas ainda são novas, não deram cacho :)
    Somos consumidores diários de banana de prata, às rodelas com açúcar, com chantilly ou sozinha. Mas temos de ir comprando à semana, não se consegue comer um cacho os dois (lol).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Não acredito que frutas engordem, pq elas sempre tem menos calorias que aquele bolinho, pãozinho ou biscoito que amamos, além do mas v não come 6 de uma vez, dá para controlar :D

    ResponderEliminar
  15. Jaca...uma delícia, Avogi! Uma delícia!

    Coma frutas mesmo, é melhor o doce delas que o doce dos industrializados.

    ResponderEliminar
  16. AvoGi, as bananas não engordam se as comer de manhã, em jejum. É preciso é TIRAR O SELO...

    ResponderEliminar
  17. AI TUKA
    a tua mente é pior que a minha !!! (ri-me que mais posso fazer?)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade