Ai a "zarcas"

Estamos a fazer umas obrinhas em casa, nada de clandestinas, estão à vista de quem quer ver. Ora, mas as ditas são nos terrenos acima da casa. Para lá chegar é necessário subir...subir...subir...e novamente...subir.
Estão dois antigos alunos meus de quando leccionei Ensino Recorrente (vulgo Adultos).

A mim, mete-me dó. Sim, dó de vê-los nas obras, e uma revolta tão grande de não terem aproveitado o curso.
E agora estão ali degrau acima com balde "na zarcas" cheio de cimento, degrau abaixo com balde vazio na mão  para carregar.
Um deles, o que tem a idade do meu bisalho, já levava a mão nas ilhargas. Coitado!

Nas arcas - nas costas

Comentários

  1. E se toda a gente tivesse cursos superiores, com profissões adequadas, quem te faria as obras?

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Às vezes é por própria vontade que optam por esse caminho... Outras vezes são as dificuldades... É dificil fazer um julgamento.

    Mas é como refere o Observador tem de haver gente para fazer todo o tipo de trabalho... ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois... por vezes a vida leva-nos a caminhos mais duros.

    ResponderEliminar
  4. Amiga e queria AVOGI,

    Ainda havemos de ter operários verdadeiramente reconhecidos como gente imprescindível e muito bem pagos. Como é óbvio, com tanta carência de pessoal qualificado ainda vamos ter doutores (não sei de quê) a fazer de canalizadores, mecânicos de automóveis ou limpa-chaminés.
    Por isso é que nos países nórdicos os operários têm ordenados superiores aos bancários ou qualquer empregado administrativo.
    Espero que esses teus ex-alunos saibam tirar partido da falta de mão de obra qualificada.
    Beijosssssss

    ResponderEliminar
  5. Nem toda a gente dá pra estudar, nem toda a gente o quer fazer... nem toda a gente é capaz de o fazer ou teve oportunidade! Podemos querer ser as ditas "salvadoras" da pátria, podemo-nos encher de compaixão... mas as diferentes vidas são tão complexas... :S

    ResponderEliminar
  6. Não querendo parecer fascista, faço minhas as palavras do Sr. Observador.
    Realmente não é esse o futuro que desejamos para os nossos filhos, no entanto, até não achamos mal que os filhos dos outros trabalhem nas obras :)!

    ResponderEliminar
  7. Alguém tem que fazer esses trabalhos mas devem estar preparados para eles e terem "conhecimento" da existência de máquinas simples como por exemplo a roldana, o plano inclinado, a alavanca,... que podem ser adaptadas de modo a facilitarem esses trabalhos.
    Abracinho

    ResponderEliminar
  8. Ossos do oficio! É duro, muito trabalho... mas tem de ser :s

    ResponderEliminar
  9. Ossos do oficio! É duro, muito trabalho... mas tem de ser :s

    ResponderEliminar
  10. Por vezes é complicado. Mas acho que deves sempre ir atras dos nossos sonhos e objectivos!

    Beijo***

    ResponderEliminar
  11. Muito complicado.
    Infelizmente hoje está tudo muito complicado. Eu tenho andado com muita atenção ao mercado do trabalho.Enquanto alguns mesmo assim ainda vão biscatando, outros há que nem biscates conseguem. Também infelizmente nestes últimos meses tive conhecimento de alguns que não aguentaram o stress e, puseram termo à vida. Esta globalização está a deixar-me muito preocupado. Hoje , se temos um canudo, só queremos trabalho correspondente ao canudo, se não temos canudo, não temos trabalho, etc.etc.etc. No entanto quando é necessário vergar a mola, não aparece quem quer que seja. Há bem pouco tempo, estava eu a cortar a grama no quintal, aparece-me um indivíduo a pedir-me 5€. Prontifiquei-me a dá-los e, dar-lhe-ia mais se ele colaborasse comigo mais uma hora para apanhar umas ervas do meu quintal. Respondeu-me que tinha muita pressa e, ais-de-vila-Diogo, pernas para que vos quero? Nem levou os 5€.

    ResponderEliminar
  12. Há trabalhos duros!.. Mas alguém tem de os fazer!...
    O que não é justo é serem mal remunerados só porque não tiraram cursos superiores...
    E haverá a altura em que os formados terão de pegar nesses trabalhos.
    Conheço uma professora minha amiga, que anda a vindimar, e andou na apanha da fruta, faz limpezas e agarrasse a todo tipo de trabalho honesto...
    bjocas

    ResponderEliminar
  13. Também gostaria que tivessem estudado, mas não querem e devem estar a fazer o que gostam ou o que surgiu porque é melhor isso do que andar à conta de subsidios ou na vadiagem.

    ResponderEliminar
  14. OBRIGADA A TODOS
    O que me fez ficar triste foi o facto de um deles ter capacidades e não as saber aproveitar. o outro é por sinal de má cabeça como se diz por cá.
    Bem sei que nem todos podem ter cursos superior, mas quando há hipótese e nao se aproveita é aí que dá dó.
    obrigada
    kis :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade