É só para a acrescentar, porque eu não canto de cor

 A propósito do artigo aqui de baixo (se ainda não leram façam-no antes de ler este) não sei se sabem mas são os Professores Titulares de Turma, abreviando, o professor da sala é quem preenche toda a papelada inerente à Acção Social Escolar das crianças da sua turma.
E durante alguns anos preenchi e recebi os documentos necessários a fazer prova do pedido.
                                
Massaroco-Planta endémica da Ilha da MAdeira
Caso Concreto
Uma família de 9 pessoas: pai, mãe e 7 filhos, sendo dois de maioridade, auferiram nesse ano a quantia de 900 euros referentes a Abono, Rendimento Mínimo Garantido, pois que nem pai nem mãe trabalhavam. 
Nesta situação as crianças da escola (e eram 3 na altura) tiveram escalão máximo. Não pagavam nada. Só para acrescentar um pouco à história, esta família vivia num T2, por querer e não por obrigação. Foram aconselhados a mudar para um apartamento maior, mas teriam de pagar a dívida ao instituto de habitação, em suma não pagavam renda de casa. 
Também não pagavam nem a água nem a electricidade.
A empresa de electricidade mandou cortar devido ao atraso nos pagamentos.
A assistente Social do Bairro armada em Madre Teresa sem hábito expôs o caso da família de fracos recursos (dá vontade de rir) e justificou o facto de haver crianças em casa e por isso ser inconcebível a empresa ter cortado o consumo de energia.

Então vejamos: não pagam renda de casa, não pagam luz, água, livros, materiais, equipamento de Educação Física, capa e sapatilhas para a chuva, os 900 euros são aplicados em quê?

Já devem saber a resposta. Penso que nem vale a pena enumerar!
LCD, computador portátil para cada criança, (e como têm electricidade) TV cabo, cigarros, bebida, noitadas, sapatilhas Nike sim, "que  o meu filho não vai andar diferente dos outros"  e a capa e as sapatilhas da Acção Social ficavam na escola ou eram deitadas ao lixo.

Este só um caso que me passou pelas mãos.

Sabem o que digo?
Esta classe, (de pessoas com rendimento mínimo) serão os novos-ricos do próximo milénio se souberem usar devidamente estes rendimentos.

900 euros...900 euros...

Comentários

  1. Mas que razão incontestável.
    Depois de tanto andar a percorrer mundo desconhecido.Depois de andar descalço e roto.
    Depois de ter de usar uns sapatos que eram de três irmãos, para fazer o exame da 4ª classe.
    Depois de levar um casaco de pijama vestido para a escola( O casaco tinham-me oferecido).
    Depois de tanto lutar para que hoje tivesse um lugar onde tapar as orelhas, sinto-me ofendido com tanta obscenidade. Eu acho puramente obsceno esses subsídios.
    Lutei, chorei, comi o pão que o diabo amassou, Sofri na carne as agruras do tempo e da fome, saltitei tantos obstáculos , vi minha mãe chorar porque não tinha pão para nos dar, mas nem por isso deixei de combater. Essa gente é indigna de se colocar ao lado dos animais irracionais.
    Aqui deixo a minha indignação.
    Se querem ter as mesmas coisas que eu, trabalhem. P. Q. P. nessa gente.

    ResponderEliminar
  2. Conheço também infelizmente muitos casos parecidos :-(
    Mudam-se para casas que estão fechadas e a cair para depois exigirem que a Câmara ou o Estado, que somos todos nós afinal, lhes dê uma casa nova.
    Não querem sabe de regras, acham que merecem que a sociedade os sustente,e vá lá alguém insurgir-se contar isto!
    Este assunto dava pano para mangas!

    Beijinhos e até Novembro que vou estar ausente uma semanita.

    ResponderEliminar
  3. De quem é culpa de quem? !!!
    Do sistema ,pois está claro!!!
    bjocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Na minha casa não havia fartura, mas vergonha na cara, com certeza!
    Parasitas existem por todo lado. Falta critério e fiscalização.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pois o que eu digo, é que para se ganhar 900€ tem de se suar as estopinhas...

    Mas o que mais me custa é saber que há gente a receber estes subsidios injustamente e tantos com verdadeira necessidade recebem zero.
    A tal pobreza envergonhada.
    Bjns

    ResponderEliminar
  6. Pois por aqui a coisa não se faz diferente minha amiga.
    Por isso tantos votos no atual governo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  7. faço das minhas as suas palavras ! Gosto muito de ler este blog :)

    ResponderEliminar
  8. E as que vão à Cruz Vermelha pedir roupas para usar uma vez e depois deitar fora, porque lavar e passar dá muito trabalho. Acredite se quiser :)

    ResponderEliminar
  9. São aplicados em TV cabo, cigarros, bebida, noitadas, sapatilhas Nike, esqueceu de referir o dálmata de loiça para o hall de entrada do T2, ora.

    ResponderEliminar
  10. Opá, é uma vergonha. Pura e dura! :S

    ResponderEliminar
  11. OBRIGADA a todos
    este é um exemplo de um caso muitos mais há. outros iguais outros diferentes, mas sempre a encaminhar para o subsidio.
    e o mais caricato da situação é qu estas mães , repito estas mães passam o dia a vigiar os professores desde as suas janela se a mandar papaias ( bocas), nem se apercebem que somos nós os que trabalham que lhes pagamos o subsidio.
    como me dizia uma mãe: é o governo que dá , estúpida ,tive d elhe abrir os olhos e dizer que é o meu desconto e nao o governo que o governo tira do meu par adar a ela.
    kis ;(

    ResponderEliminar
  12. E EU QUE ACHAVA QUE SÓ AQUI NO BRASIL TIVESSE ESSES DESCALABROS!!!

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida!

    Realmente estes casos flagrantes revoltam qualquer um, principalmente a quem os viu de perto.
    Nosso estado é o único culpado, que passou as últimas décadas a subsidiar a improdutividade em troca de votos.
    Agora estamos a pagar caro pelo que se permitiu ao poder político, sim, por que todos nós permitimos esta vergonha.

    Já percebi seu ponto de vista.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Concordo perfeitamente AVOGI! Que revolta me dá ler este tipo de informação (que só não conhece quem não quer!)... Mas que país é este?

    Gosto muito do seu blogue!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade