Eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo

Porque temos de tirar o  batoque* da garrafa de vinho algum tempo antes de servir??
Esperem, não digam, eu sei a resposta. Para respirar. 
                                      
Mas aqui no  meu rural assim que o mê senhor vai à adega buscar a garrafa de vinho.... vamos todos atrás dele como os patos atrás da pata. Ó despois quando ele regressa já com a garrafa e vai tirar o batoque, a gente estende a pata....,perdão, a mão já com o copo em riste ...e quando sai o primeiro respiro do vinho...é a guerra a ver quem é o primeiro. 

Agente emborca pela goela abaixo é aí que ele respira. 
Não o vinho. O mê senhor.

Sabem, mas não consigo deixar o vinho respirar...!! É que enquanto ele respira, eu não. Fico à espera, de olhos arregalados, não vá ele dar o último suspiro e eu não estar presente.  E quando não sinto a respiração dele, penso: será que está morto?
"Atão" cheiro. Hummm tá vivo.
E antes que dê o ultimo suspiro, eu bebo. Bebo sim...um copo de vinho alentejano.
Ai como adoro!

*Pelo sentido percebem, mas vá lá eu digo: batoque é rolha em madeirense.

E não, não sou alcoólica.

Comentários

  1. ahah.
    beber antes que ele deixe de respirar, não está mal pensado, não está não!

    ResponderEliminar
  2. Tenho cá um feeling, que nós as duas temos tudo para ser grandes amigas;)
    Quando se trata de vinho,eu também não sou muito dada a pausas para respirar...
    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Ó AVOGI, olha aqui outra para se juntar ao clube das apreciadoras de um bom vinho Alentejano e em boa companhia, com a Belladonna já somo três :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. AVOGI

    Eu bem desconfiava...
    Marota!!!
    (sorriso largo)

    P.S. - A canção que referes é cantada por Alcione. Tem ritmo.

    ResponderEliminar
  5. Minha linda, antes da Alcione cantava essa arrastada etílica a dama da voz brasileira: Elizete Cardoso. Apenas para constar.

    Vinho todos os dias que é pra dar oportunidade de que um sempre respire. No máximo abro a garrafa e deixo dez minutos a resfriar. Tim! Tim!

    ResponderEliminar
  6. Eu devo a andar a experimentar vinhos muito maus...ainda não consegui encontrar um que me agrade :(

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    É sempre um ponto alto do meu dia vir aqui, e ler estas histórias sempre bem dispostas. :)
    Por acaso não sou grande apreciadora de vinho, a minha avó fazia, e era sempre beeem forte (o vinho, lol), daqueles que escorregam bem, mas depois quando bate... ui... ;-)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. "Mas aqui no meu rural assim que o mê senhor vai à adega... vamos todos atrás dele".
    Pode-se saber quantas procissões fazem por dia? :>)

    ResponderEliminar
  9. Mas que sêde!
    Eu prefiro os vinhos da região do Dão, mas também não desdenho um bom alentejano...
    Prefiro os velhos... estagiados em cascos de madeira, por isso convém deixá-los oxigenar, para apreciar os seus aromas...
    Quando se fala em antiguidades, não vale ir com muita sêde, ao pote...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Não gosto e só o cheiro das adegas e do vinho já me dá nauseas.

    ResponderEliminar
  11. Antes detudo obrigada pela visita nomeu blog!!!.

    Vinhos adoroooooooooo,principalmente os chilenos e os brasileiro.

    ResponderEliminar
  12. OI Avoogi
    Também sou fã de um vinhozinho! essa taça já me "apeteceu" como dizem voces!
    Hoje está um dia assim pedindo vinhos e queijos , uma chuvinha fina um entardecer melancólico,...
    vou lembrar sempre de tirar esse batoque e esperar respirar sim .Pra sentir o perfume . rsrs
    abraços

    ResponderEliminar
  13. Coitado do mentiroso
    Mente uma vez mente sempre
    Ainda que fale a verdade
    todos lhe dizem que mente.

    Ainda não vi um bêbado dizer que está com os copos...rsrsrsrsrsrs

    Veremos dentro em pouco quem bebe mais. Aqui no Alentejo, ninguém bebe um copo vazio.

    ResponderEliminar
  14. Eu não bebo nem vinho nem outras bebidas alcoólicas... Não aprecio sequer. Por um lado agradeço, porque são bebidas mesmo indispensável para mim :)

    ResponderEliminar
  15. Eu nao gosto de vinho, nem mesmo do cheiro dele. Mas confesso que quando vejo filmes e as sras se deleitam com um calice de vinho a ler um livro aos pés de uma lareira, gostava de gostar de vinho :P

    Em vez disso uso coca cola LOL =)

    ResponderEliminar
  16. de vinhos, sou DOIS zeros à esquerada. eheh

    ResponderEliminar
  17. ehehe! ainda não bebi um vinho que valesse mais de 20 euros! por isso não me preocupo muito com o respirar :P LOL há-de chegar o dia! :D
    beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Heheeh.. não posso dizer muita coisa, eu ainda não bebe, e acho quer não vou beber tão cedo..

    heheh
    xox

    ResponderEliminar
  19. Bom demais! Nem me fale! =)

    O problema, é que sou fraquinha, fraquinha prá bebida, e nunca posso passar de uma taça!

    Gosto muito também do vinho do Porto, mas esse então, é que se bebe menos ainda... um dedal já está de bom tamanho!...:)

    Abreijos prá você

    Cid@

    ResponderEliminar
  20. Ainda a gargalhar...

    esta melher é demais!!!!
    Vê-se bem que é feliz, vive e deixa viver.


    Como diz uma amiga minha da blogoesfera

    Te gosto mucho

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  21. OBRIGADA A TODOS

    Por aqui encontrei mulheres que adoram um bom vinho seja de onde for desde que seja bom. havemos de fazer um grupo e andar por Portugal a beber vinho de todas as regiões. de norte a sul.

    OBSERVADOR
    Vês? a tua desconfiança/dúvida foi certa.

    Há aqui mulheres que nao gostam de vinho!!! não sabem o que é bom ..

    A.Menina
    nem do cheiro?

    CIDA
    Um dedal? credo nem dá para a cova de um dente

    JOÃO
    tá quase. vai tirando para respirar.

    FATYLY
    nao me digas!!!
    OBRIGADA

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade