Fiquei rica e tonta de um momento para o outro

Ontem o mê senhor deu-lhe para as arrumações enquanto eu descansava as canelas aqui a falar com o meu blogue...(de um dia para o outro fiquei assim meia tonta da cabeça, a falar com ele e ele responde-me, o safado!

Há os que falam sozinhos, como a minha tia-velha ...outros que falam para as paredes...eu tenho esta panca...)...quando ele, o mê senhor, aprochega-se e mostra-me um envelope minúsculo.

já não se fazem destas notas, mas troca-se ainda
- Sabes o que encontrei? Conheces esta letra? - claro era a minha escrita.
Eu, curiosa como sou, queria lá saber da letra!!! Tava era desejosa de saber o que tinha dentro fosse de quem fosse a letra. Mas ele que é chato como um chato, só abanava o envelope à frente dos meus olhos.
Até que...

Zumba. Tirei-lhe da mão. 
Ora bolas, eu morta por saber o que lá continha e ele a brincar comigo!! 
E lá dentro...três notas bem dobradinhas de... 5000 escudos.
15 contos!!

Mas o problema (que é de cabeça) é que não me lembro como foram lá parar...E desde quando...

Comentários

  1. Avogiamiga

    Longes vãos os tempos... Sem saudades, digo-te que fui um dos culpados da divulgação do euro e do assassinato do escudo.

    Isto porque fui director de Comunicação da Comissão Euro do Ministério das Finanças, com Sousa Franco e, depois, Pina Moura como ministros. Vidas, katé.

    Amiga

    As fotos do teu outro blogue são bué da fixes. Muitos parabéns à avozinha e ao avozinho. E às câmaras. Assim, também, nada, nada, prontos, sem s, não se fala mais nisso.

    Chego aqui por intermédio do nosso excelente Amigo AC, o Agostinho, e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, é motivo acrescido de satisfação.

    Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E que entres na lista dos que me (per)seguem, o que será ouro sobre azul. Obrigado

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    NB – Peço-te desculpa, mas, para que não haja dúvidas, tenho de referir que este é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Mas, é sincero. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice…

    ResponderEliminar
  2. Aos anos que não via essas notas!! E 15contos é dinheiro!

    ResponderEliminar
  3. Tssss, ainda por cima agora o banco nem aceita trocar essas notas. Desperdício.

    ResponderEliminar
  4. Já não me lembrava de ver essas notas.
    Acho que o Banco de Portugal faz a toca mas também servem de recordação :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. 15? 15? quantos sorvetes vc compraria? rs
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Olha que bom e só eu não dou com envelope nenhum.

    Respondendo à "A Madeirense"...desperdício??? Não é não senhor, o Banco de Portugal troca os escudos - notas e moedas pelos actuais euros.

    Não havendo delegação do BP na Madeira (o que desconheço), qualquer Banco deverá efectuar a operação com a respectiva concordância!

    ResponderEliminar
  7. Por três notas de cinco mil escudos, vim aqui reencontrar o amigo Henrique Antunes Ferreira.
    Permite-me, AVOGI, que aproveite para o cumprimentar com um forte abraço.

    De regresso aos 15 contos, deixo-te duas hipóteses, desde logo considerando que nenhuma entidade bancária aceitará a troca:

    1 - Guardas como recordação;
    2 - Ofereces ao Tio Alberto para ajudar a diminuir o défice.

    Escolhe enquanto é tempo.

    :)

    ResponderEliminar
  8. Eh mulher, 15 contos! Que jeito me dariam agora 75€uritos :-)

    Mas já não há nada a fazer, algira emolduras as notas e o envelopes com a letra seja de quem for, lol.

    Bjs!

    ** Gaja //

    ResponderEliminar
  9. Minha mãe já passou por isso. Guardava o dinheiro tão bem guardado que acabou esquecendo várias notas de cruzado novo. Quando as encontrou, durante uma arrumação, a moeda havia mudado e as notas não tinham mais valor...

    ResponderEliminar
  10. Olha... que saudades de 5.000 contos que davam para tanta coisa.

    ResponderEliminar
  11. Epá, eu também quero encontrar dessas coisas :)
    Ainda é possível trocar no banco!

    ResponderEliminar
  12. De logo, uma a cada neto (para que guardem de lembrança), e estamos conversadas!...:))

    Jinhos da Cid@

    ResponderEliminar
  13. Boa!!! A sorte é que o Banco de Portugal dá um prazo de 20 anos para trocar as notas de escudos para euros (as moedas já não, e o prazo já acabou há muito).
    PS: digo isto com conhecimento de causa, o meu pai é bancário!

    Está aqui toda a informação necessária!
    http://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/Tesouraria/Paginas/Trocadeescudo.aspx

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. é sim, pode trocar no banco de portugal. Guardar dinheiro de lembrança?? isso faz-me lembrar as pessoas que pensam q levam o dinheiro para o caixao. o dinheiro so serve para gastar... de preferencia bem gasto ehehe

    ResponderEliminar
  15. AVOGI, isso era um dinheirão, na altura! Como é que escapou esse envelope? O que vale é que ainda podes trocar, pelos vistos ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Se fosse só uma até era uma surpresa agradável, uma “recordação”! Agora 3 de uma vez só?! Bolas! 15 contos sempre aliviavam um pouco estes tempos austeros, ainda que fossem só uns dias… ou umas horas… ou nem isso… mas onde ia esse já não ia outro!

    Agora lembrei-me daqueles anciãos que têm o hábito de guardar as poupanças de uma vida em casa. Deus queira que, caso estejam esquecidas, nunca as descubram! É quase tão mau como jogar no euromilhões e descobrir só depois de deitar o ticket fora :S (em proporções diferentes, caso sejam 115 milhões de euros! Aieee!!!!)…

    ResponderEliminar
  17. Isso é uma relíquia avogi, uma relíquia! lol ;)

    ResponderEliminar
  18. Não me diga que estava debaixo do colchão :)

    ResponderEliminar
  19. Saber que essas notas podem ser trocadas é de facto uma boa notícia. Não as guardes.

    ResponderEliminar
  20. Ai! Que saudades de ver essas notinhas!! Os escudos e os contos...! E os 10 paus...e os 20 paus!!

    Obrigado por esta linda lembrança!!!

    ResponderEliminar
  21. Bem ! Já dá para pagares umas bejecas quando cá vieres. Os barbudos, ficam por minha conta.

    ResponderEliminar
  22. Mas que desperdício, não seria?
    Ah, esses esquecimentos em mudança de dinheiro. Teria vontade de chorar se é comigo.
    Eu emoldurava.
    Ah como eu queria uns tomates desses do teu vizinho. rsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  23. Três notas... três netos...hum, é preciso dizer mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  24. Toca a ir, mas a correr, ao Banco "cambiar" o dinheirito. É muito cêntimozinho...
    E estava perdido? E não é que há coisas que me espantam? Como é possível olvidar tal coisa?!

    ResponderEliminar
  25. HENRIQUE
    já fui ao teu blogue agradecer a visita aos meus humildes blogues. Mas é preciso que saibas (desulpar o tratamento por tu, mas é assim que costumo tratar os amigos).que eu sou assim como escrevo. palavras curtas, português básico.
    e espero também ver-te por aqui , sempre.
    inté
    kis :):)

    ResponderEliminar
  26. JONH
    15 contos é muito dinheiro , era e continua a ser. vai dar para os gastos daqui a dias que vou À tua cidade:Porto.
    kis :)

    ResponderEliminar
  27. MADEIRENSE
    aceita aceita sim, amanhã já lá vai, nao vou fazer colecção . se fosse uma só ainda guardaria, mas 3 dex5=15 =75 euros.

    ResponderEliminar
  28. EVE minha amiga de Berlim sorvetes não. Sapatos!!
    ~kis :)

    ResponderEliminar
  29. FATYLY
    temso cá na RAM o banco de Portugal por sinal um edifício muito bonito , e como já disse, amanhã o meu senhor vai levar elas (como se diz por cá)
    e trocar elas
    kis :)

    ResponderEliminar
  30. OBSERVAFDOR
    oferecer eu ofereceria mas o tio Alberto já morreu e os ossos ja´foram desenterrados. ah , perdão referes-te ao Albert johnny garden?
    jamé

    kis :):)

    ResponderEliminar
  31. GAJA E GAJITA
    enganaste-te se pensas que eu vou emoldurá-las eu vou mazé gastá-las
    kis :):)

    ResponderEliminar
  32. FELIPE
    as mulheres antigas assim como eu têm essa panca de guardar o dinheiro . olha a minha tia-velha nao guarda dinheiro , mas guarda rolos de papel higiénico que rouba quando vai a casa de alguém
    cabeças
    kis :):)

    ResponderEliminar
  33. VERA A loira
    davam? não, vão dar
    kis :):)

    ResponderEliminar
  34. MAMI
    (nao me esqueci de ti, mas passate despercebida)
    mas cá vai
    o banco vai receber os escudos e dar os euros que eu vou quinta feira passear e preciso de dinheiro
    kis :):)

    ResponderEliminar
  35. NOKAS
    sabe tao bem encontrar dinheiro mas tb sabe bem encontrar cartinhas de adolescente, cartas de amor e bilhetinhos enfim cabe bem encontrar o que for desde que seja antigo.
    kis :)

    ResponderEliminar
  36. CIDA? ei? bateste com a cabeça no teclado?Es tu e a minha filha
    nada disso nao é que nao me tivesse lembrado deles. mas....
    kis :):)

    ResponderEliminar
  37. CONDESSA
    obrigada
    já vao amanhã para o banco e logo depois para o Porto
    kis :):)

    ResponderEliminar
  38. MANELA
    claro que sim já me informei e vai haver troca
    , mas digo-te nao sei como ainda estavam em forma e dentro de um envelope passaram despercebidos durante tanto tempo. e nao me lembro como só sei que foi a minha sogra.
    kis :)

    ResponderEliminar
  39. PFIA
    credo cruzes canhoto jogar e deitar o papel fora ? e depois andar À procura? ai Mê Dês
    preferia nem saber que tinha sido contemplada
    kis :)

    ResponderEliminar
  40. GUIDA
    de certeza que sim mas a relíquia vai ser trocada que eu nao sou mulher de guardar dinheiro
    eu sou gastadeira.
    kis :):)

    ResponderEliminar
  41. NORIS
    nem acreditas que esteve na prateleira da escola do meu marido?
    mas como era tao pequeno ... e agora nas arrumações dele é que deu por isso.kis :):)

    ResponderEliminar
  42. LOL
    direi para ti:
    vao já a seguir
    kis :):) LOL

    ResponderEliminar
  43. FILIPe
    ainda tenho as moedas guardadas ma sestas notas valem muito nao as guardo
    kis :):)

    ResponderEliminar
  44. JOAO
    tá quase e o bichinho a ferver estou nervosa
    kis :):)

    ResponderEliminar
  45. NILce amiga do outro lado do oceano
    os tomates sao divinais, nao sao?
    e as notas tb.
    kis :)

    ResponderEliminar
  46. QUICAS MINHA FILHA MUITO AMADA MÃE DE TRÊS NETOS MUITO AMADOS
    , mas a mamã tua tb se ama si própria
    é preciso dizer mais alguma coisa? HIHIHIH
    kis :):)
    pode ser que venha alguma coisinha de lá de outras bandas
    a ver...

    ResponderEliminar
  47. TERESA
    eu fiquei estarrecida como achado,
    kis :)

    ResponderEliminar
  48. Naquela altura parecia tanto dinheiro.... agora parece que se evapora, literalmente.

    Beijooo***

    ResponderEliminar
  49. Txiiii
    eu se tivesse quinze contos não me esquecia de os ir trocar :D eheheheh

    ResponderEliminar
  50. LOOOL e fazes muito bem! Só não sabia que ainda se podia fazer a troca de escudos para euros... :s ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade