Parecem bandos de pardais à solta...

...Não são os putos. São as mães dos putos!!
As que vivem de rendimentos. Bem me apetecia dizer...sabem bem qual a palavra!!! Mas trinquei a língua.
Fui à janela ver o tempo e vejo-as em bando no caminho.
                         
Assim que deu um esteio de chuva lá saíram elas das tocas e foram para o café. Ainda pensei que iam à escola buscar os filhos! Mas não! Eles que fiquem enquanto a escola estiver aberta.

São as mães dos meninos que têm acção social: livros, materiais, refeições, e o que mais houver...pois estão no escalão máximo. Tudo isto sem um único gasto. À borla. E a receberem ainda uns bons euros, por terem filhos ... para cuidarem dos filhos...
                                     
E disse ainda há pouco alguém do Conselho de Educação a referir-se à alimentação na escola: que é justo pois para alguns deles é a única refeição quente do dia. E quiçá o único carinho quente durante o dia, digo eu! 
Mas pelo que sei e vejo para as mães há muitos cafés quentes durante o tempo em que eles estão na escola, que é, e passo a referir: das 8:30 até às 18:30.

Desculpem, foi um desabafo. Mas feriu-me saber que as crianças, essas estão na escola até fechar...

Comentários

  1. Sem comentários... é mais que justa a tua indignação. Anda o mundo com as prioridades trocadas...

    ResponderEliminar
  2. São essas que fazem aquelas unhas de gel com desenhos artísticos? :)
    Bando de inúteis, isso sim.

    ResponderEliminar
  3. Bom, Avogi, não é só aí. Tenho uma amiga que dá aulas cá em Gaia e conta o mesmo: as "senhoras" vão levar os putos à escola (de fato de treino e chinelos), e ficam no café em frente o tempo que lhes apetece. Enfim, nós cá descontamos...
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente é esta a nossa realidade...

    ResponderEliminar
  5. E se elas fossem trabalhar??? Andamos todos a pagar o sustento desta gente... e só tenho pena sim das crianças que sem culpa morrem de fome. Um pouco de juizo nesta gente e nao se perdia nada... E ja agr laqueação de trompas que estas pobres crianças nao fizeram mal a ng pa virem ao mundo sem carinho, amor, comida e educação!

    ResponderEliminar
  6. olá...olha fazes o seguinte...vais a este blog: http://lets-talk-about-beauty.blogspot.com/ e les as condições para participar no sorteio tens de ser seguidora da menina do site, se poderes e quiseres divulgas o sorteio no teu blog e tens de deixar os teus dados...mas se tiveres duvidas le o post do site e inscreve-te...espero ter-te ajudado...beijinhus

    ResponderEliminar
  7. Mas que belo post! junto a minha indignação á tua....como eu entendo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Não sou nenhuma experiente na Matéria! Mas claro existem sempre "o gang" das mães que passam a vida no cafe, a andar a pé e em ginasios! e os outros a trabalharem para elas! e como disse ainda ganham uns bons euros! por terem os meninos!

    ResponderEliminar
  9. E eu compreendo que te tenha ferido. A mim também me dói saber que a escola é quase a primeira casa de tantos miúdos... :x

    ResponderEliminar
  10. Nem todas as mães a tempo inteiro são assim...

    Eu sou mãe a tempo inteiro, mas não recebo subsídios para isso.
    Nem sabia que havia semelhante coisa!
    E bem que merecia essa benesse, pois nunca trabalhei tanto como desde quando deixei de trabalhar oficialmente...

    Digo "oficialmente", pois não-oficialmente, aqui em casa, sou cozinheira, faxineira, ama, trato da nossa roupa, e ainda arranjo tempo para ser tradutora e revisora por vezes. Tenho o meu blogue e outras actividades que não vêm agora ao caso.
    Em suma: tenho sempre muito que fazer, mas em primeiro lugar está sempre o meu filho.

    É verdade que existe um abandono crescente das crianças. Os pais vão buscá-las mesmo à hora do fecho das escolas e só não vão mais tarde para não pagar multas de prolongamento. Oiço por vezes esses comentários na escola do meu filho.
    Depois há aqueles que abandonam os filhos em casa dos avós e ali ficam fins-de-semana, férias... muitas vezes são os avós que desempenham o papel de pais. Isso é tão comum, que já é quase considerado normal.

    Não é, de todo, o meu caso, que não tenho mãe nem sogra.
    O meu filho está comigo desde que nasceu, e entrou na escolinha quando já tinha 3 anos, para socializar com os seus pares.
    Nunca o despachei para casa de ninguém.

    Vou buscá-lo à escola sempre cedo.
    (não aprecio o tempo - e dinheiro - que se desperdiça nos cafés, até porque tenho sempre muito que fazer em casa)

    Mas faço por vezes as minhas caminhadas pela praia de manhã, após tê-lo deixado na escola, e isso não é crime nenhum. Mereço-o. Não vivo à conta de subsídios, por isso, não preciso de justificar o que faço durante o dia a ninguém.

    Talvez algumas mães que tenham empregos se sintam incomodadas por isso, mas a verdade é que se pudessem... faziam o mesmo! :)

    Foi por isso que escrevi.
    Para explicar que nem todas as mães a tempo inteiro são como as que descreveu.

    Há algumas que são fantásticas... :)
    E eu gosto de pensar que sou uma delas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá AVOGI,
    Estive a ouvir e a ver as notícias da Madeira. Oxalá o tempo melhore.

    Que tudo não passe de um pequeno susto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu já tenho pensado muito nessa questão, é que já que o país está tão mal deviam cortar os subsídios a essa gente, que eu sei bem a quem se refere... até porque quem trabalha e às vezes muito para receber um ordenado mínimo nunca tem direito a esse tipo de benesses, vá-se lá saber.
    Para mim era fazer queixa de cada caso que se conhece. Mas nem assim ia lá porque há por aí muito medo.

    ResponderEliminar
  13. Mas minha querida.
    A crise não é para todos.
    Eu bem queria acreditar que não voltaria aos tempos passados. Mas custa-me a crer que isso não venha a acontecer.
    Quanto me lembro dos anos 40!!! e 50 e, 60 e, não quero lembrar mais.

    Vi a reportagem de hoje na Madeira. Há bem pouco falei com minha irmã e com a Anete. Espero que o tempo fique por aqui.
    Aguardo pacientemente a próxima sexta feira. Que o dia esteja bom para o teu embarque. Cá te esperamos. Vais ter uma grande surpreza. Ainda vai haver dióspiros. Beijos Fernanda e João.

    ResponderEliminar
  14. Embora haja excepções, há uma grande parte de mães que é assim, sem dúvida!
    Os tempos mudaram, a noção de família mudou, a disponibilidade para a familia mudou, começando pela disponibilidade para dedicar aos filhos e acabando na atenção a que os avós têm direito.
    Em suma, não há tempo para ninguém. Cada um(a) vive em função de si própria.

    ResponderEliminar
  15. Volto, para dizer da minha aflição. E não é que chove, chove e volta a chover, na terra da AVOGI? E como estará? E como estará o sê senhor? E como estarão os Pulguitos? Ai, ai, que pare a chuva!!
    Coragem AVOGI, não vai acontecer nada.

    ResponderEliminar
  16. Aqui em Santo André é a mesma coisa.
    Tenho muita pena dos miúdos que ficam na escola até fechar, cansados e a desejar ir para casa.
    Enfim ...
    Bjocas

    ResponderEliminar
  17. Não vale a pena comentar eu ajudo a pagar esses cafés enfim quem trabalha paga para trabalhar as regalias para quem não faz nada e assim os filhos os professores que os aturem

    um grande abraço ALMEIDA.

    ResponderEliminar
  18. HAZEL

    O post refere-se às mães que passaram em bando em frente À minha janela. Eu falo delas, de certeza que tu não não fazes parte deste bando.
    estas mães vivem de rendimentos (R. Mínimo Garantido). São mães que eu conheço, e falo com conhecimento de causa. Nao estou a abranger outras mães, não é o caso.
    rrepito : falo destas mães das que passaram no caminho assim que fez uma aberta de tempo.
    De certeza que as pessoas que comentam não são estas que passam em frente à minha janela.
    Espero ter esclarecido, mas julgo que o post era por si só esclarecedor.
    Não gosto é que se sintam culpados com as minhas palavras pois não ataco as mães a tempo inteiro, mas sim, volto a frisar: ESTAS MÃES de alunos que eu conheço muito bem, de uma escola que eu conheço ainda melhor.
    kis :):)

    ResponderEliminar
  19. eu que estou longe de ser boa mae estou aqui a usufruir de uma licença especial q optei por ser part-time durante alguns meses para ir buscar a minha filhinha q começou agora na escolinha para q nao fique das 8.30 até as 18.30 o q acho um absurdo!! mas teria de ser visto ser o meu horario de trabalho normal.. resulta q tb estou a receber a part-time claro e estou tao aflitinha financeiramente q acho q estou a entrar em depressao... bem é q nem quero pensar nessas c!"#$%& dessas maes q nem trabalham e ainda vao ao cafe deixando os miudos na escola o tempo inteiro... agora é q fiquei piorrrrrrrrrrr

    ResponderEliminar
  20. Subsidiodependentes (sem aspas)... está-se mesmo a ver!

    Na volta são daquelas mães que se interrogam por que é que os filhos têm dois meses de férias no Verão (que maçada!) e que, quando os prof’s estão em greve, vão para a porta da escola dizer que é uma pouca vergonha, que não têm onde deixar os filhos e tal e tal…

    Oh balha-me Deus! Quem é que explica a essa gente que não é só pari-los!

    Tenho cá para mim que o aumento exponencial da indisciplina nas escolas portuguesas e as elevadas taxas de insucesso têm a ver, também, com o facto de os meninos passarem tanto tempo na escola. Isso, e o facto de muitas mães passarem o tempo no café em vez de estarem em casa a fazer os tpc´s com eles e, mais importante do que isso, a dar-lhes atenção e carinho!

    PS: Cada vez gosto mais os meus pais! Obrigada a eles!

    ResponderEliminar
  21. Nem consigo comentar!!!
    Até porque tomo sempre café em casa eheheh e nunca recebi subsídios do estado...
    bjos

    ResponderEliminar
  22. Ahaahah e não tenho unhas de gel :-)
    Tenho mais unhas de terra, de lá enfiar os dedos arrancar a erva:-)
    Esta e para Noris

    ResponderEliminar
  23. O mal é muito mais abrangente...
    E posso contar alguns casos...
    Algumas crianças até na véspera de Natal vão para o Infantário (escola infantil privada) porque as mães estão muito ocupadas e há para fazer algumas compras de ultima hora...

    Os miúdos de 10 e 12 anos que durante as férias grandes, andam até de madrugada na rua sózinhos com uns euros no bolso para um "Menu Mac" que será a sua refeição...

    É fácil de imaginar que muitos problemas vão surgir...
    E esta gente de que falo não é gente do "rmg" por isso digo que o problema chega mais longe...

    Ser mãe, na verdadeira acepção da palavra é uma tarefa para a vida!
    Quando bem desempenhada dá frutos bons e sãos.

    ResponderEliminar
  24. É nem se fala dos papas...

    Ausentes?
    No futebol?
    Presos...numa actividade laboral...lol

    Eles não sabem nem sonham....e algo me diz que ainda bem...

    ResponderEliminar
  25. Este é um tema que dá pano para mangas. Eu acho que as medidas sociais do Governo são para implementar a preguiça como forma de se conseguir alcançar os objectivos, senão vejamos: eu tenho de trabalhar para conseguir pagar a minha casa; tenho de pagar um carro porque não tenho transportes públicos de casa para o trabalho (que fica a 26 km); se quiser ter um filho terei de o colocar num infantário privado porque não há vagas no publico; terei de pagar todas as suas despesas de educação; quando recorro ao serviço nacional de saúde tenho de pagar um serviço pelo qual já contribuo todos os meses... e por aí adiante! Ao contrário, os senhores que usufruem do rendimento mínimo têm tudo à sua mercê, sem se preocuparem!!! Sócrates diz que este orçamento para 2011 serve para proteger o emprego, o estado social. Eu pergunto QUEM ME PROTEGE A MIM???

    ResponderEliminar
  26. Esqueci-me de referir o trabalho e incentivo às estatísticas do nosso querido Governo: eu tive de trabalhar para poder ter o 12º ano; agora basta inscrever-se nas novas oportunidades e a escolaridade obrigatória ou o secundário é-nos servido de bandeja!!! Para não falar da incrível decisão em transitar um aluno do 8º para o 10º ano quando deveria estar reprovado por falta de aproveitamento escolar... no mínimo escandaloso!

    ResponderEliminar
  27. Na escola do meu filho isso tb acontece. Mas não são mães que vivem de rendimentos sociais, mas sim dos rendimentos dos maridos. No entanto não deixam de ser um bando de aves raras que fazem da escola sala de estar durante horas. Pouca vergonha.
    P.S. Obrigada pela visita ao meu blog. Volta sempre:)

    ResponderEliminar
  28. Minha amiga, os valores desta geração são loucos, as novas famílias insanas. Não há limites, educação, instruções, orientações, transferem o que só se aprende em casa para outras instâncias. Pobres crianças abandonadas, desovadas na vida. As mães, como os répteis as deixam ao deus dará. Sinto pena e medo ao mesmo tempo, pois isso vai dar m... no futuro. Muito bom seu texto.

    ResponderEliminar
  29. mas esta de un gajo andar a falar so das mães é q me parte toda.. e onde entra o papel do paizinho???? Vão-se catar homenzinhos inuteis!!
    ass. pseudo-feminista

    ResponderEliminar
  30. Olá, Avogi

    Obrigada pela visita e pelas palavras de esclarecimento.
    Sabe, é por causa de mães assim egoístas e irresponsáveis, que não sabem nem querem ser mães, que as outras mães a tempo inteiro, que verdadeiramente se dedicam à família, ficam mal vistas.
    Foi por isso que resolvi escrever.

    Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Para evitar ter de escrever tudo.... O que a Hazel escreveu aplica-se a mim. Com excepção que mãe e sogra estão vivas e com liberdade de vida pois o neto (20 meses) delas está sempre comigo.

    Subsidios não lhes vejo cor...
    Impostos vejo-os a aumentar e o dinheiro a sair da minha carteira...
    Abomino idas ao café para "futricar" da vidas dos outros...

    ;)

    ResponderEliminar
  32. Avogui,

    se formos ver metade de as pessoas que passam a vida no café recebem o rensimento social de inserção, orientam-se nos seus gastos com os rendimentos e abonos dos miúdos. Na minha perspectiva as Dras. Assistentes Sociais antes de atribuirem rendimentos a torto e a direito deviam sim fazer trabalho de campo, estar lado a lado a ajudar esse tipo de gente a fazer a gestão do seu dinheiro e da sua própria casa.
    Penso que acima de tudo estas questões devem-se sobretudo à educação e à boa formação das pessoas, veja-se o caso das bolsas de estudantes nas faculdades um grupo considerável de alunos recebe pois os pais declaram o ordenado mínimo e depois no fim esse dinheiro serve para estopirar no shopping e em muitas mais coisas.Talvez como individuos civicos que somos deviamos denunciar este tipo de casos.
    Enfim é o país que temos.
    P.S. não tenho nada contra as senhoras assistentes sociais, talvez tenha conhecido sempre as erradas.

    ResponderEliminar
  33. menina ainda tô na casa velha,hahahaha...vou mudando de blog para satisfazer o ego,hahahahahha
    bom final de semana

    ResponderEliminar
  34. OBRIGADA A todos
    são os excessos do nosso governo a subsidiar os pobres (dizem eles) para equiparar a sociedade e sermos todos remediados.
    há aquele ditado antigo que "quem nao rouba nem herda nao tem senao m*rda"
    hoje em dia é diferente.
    kis :(

    ResponderEliminar
  35. E onde irão parar estas crianças?! Pois... o circulo repete-se. :(

    ResponderEliminar
  36. Olá!

    Caí aqui de paraquedas e não pude deixar de comentar.

    Por esta ordem de idéias, as mães que trabalham em centros comerciais serão as piores mães do mundo.
    Trabalham até a meia noite e raros são, os fins de semana e feriados em que não trabalham. Se é um absurdo buscar um filho as 18:30hs a escolinha, que dirá as 24:00hs.

    Percebo o que diz perfeitamente, mas existem muitas exceções, como se diz: "Só quem está no convento, sabe o que lá vai dentro..." Cada um sabe das suas necessidades.

    Quanto ao estado subsidiar mães para estar em casa, para mim é novidade. Sou mãe a tempo inteiro e ao contrário de quando trabalhava fora, já não tenho tempo nem para cortar o cabelo, agora acumulo várias profissões ao mesmo tempo e sem subsídios alguns. Sou cozinheira, ama, enfermeira, faxineira, engomadeira, psicóloga infantil e muitas outras, pior que isso é o facto de não ser remunerada e nem ter direito a férias.

    Sabe...quem me dera poder tomar um cafezito sossegadamente, hummmm... Mas tenho meus filhotes e sem mãe nem sogra por perto para judar, o lema é: "Onde vai a corda, vão as caçambas..." :))

    Gostei muito de conhecer seu blog, bastante dinâmico e assuntos polêmicos, he he he...

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade