E depois de comer durante doi´dias

...Estou chumbada.

Parece que não foi "carne-de vinha-d´alhos" com pão embebido na banha da carne.
Parece que  não foi peru recheado.
Parece que não foi massa guisada, arroz, ovos fritos...
Parece que não foram pudins: d´avó, da cunhada, do cunhado...
Parece, digo eu, que não comi nada destas iguarias no Dia de Natal. E parece sim, que comi chumbo, tal é o peso que tenho nas tripas.
Parece também que não comi um Cozido à Portuguesa ontem, Primeira Oitava do Natal, feito por mim para a família e amigos. Éramos aí uns 25. Só???? Dirão vocês! Mas não sabem o que eles comem!!!
Era chouriço, paio, entremeada, costeleta do cachaço, entrecosto, farinheira, chouriço de sangue, morcela, salsichão, salpicão...( o porco tem mais alguma coisa para dar? Tem tem: o rabo, a orelha, a pata), mais a carne de vaca, mais as "semilhas", batata-doce, "pimpinelas" couves, couve-flor, cenoura.

Hummm, será que me esqueci de algum ingrediente? (Bato na cabeça a ver se me lembro de algo mais... Ah, pois tá claro!!! ). O arroz. E o célebre cuscus como só eu sei fazer!
E a salada de fruta à minha moda, e o resto dos pudins da Festa, e mais o que os amigos trazem. E...

Ah!...(bato outra vez com força na cabeça..) E a bebida? "Atão" como "s´ingole" isto tudo sem vinho (já ia m´esquecendo de dizer)? E a sangria? Sim, que em seco nã vai nada!!! E sumo para a canalha e velhos.

Mas digam com toda a sinceridade: isto rebenta com uma pessoa! Não é verdade? Tem mesmo de parecer "qu´ingoli" chumbo?

Fotografia: Cozida à Portuguesa na 1ª oitava do Natal

Comentários

  1. Pronto!
    Agora queixa-te.
    Soube bem não soube?

    Creio que se te encontrar nos tempos mais próximos não te vou reconhecer.

    Deves parecer ... uma bolinha!

    :):):)

    ResponderEliminar
  2. LOL

    Querida Gi,
    o que importa a quantidade de comida boa que comeste? Estavas feliz, alegre, em família, recheada de carinho e tranquilidade?

    Então que venham mais Natais assim :)

    ResponderEliminar
  3. eita...
    sabe q quase não comi? fiz um prato pequno de arroz, torta de bacalhau e só.
    e 1/2 rabanada, q não sou de ferro (dividi com marido pra dividir as calorias).


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderEliminar
  4. Minha querida

    O Natal é mesmo isso...come-se demais, mas é só uma vez no ano.

    Deixo beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  5. Gi, eu também devo ter pulgas... trazidas pelo meu cachorro! Todas amigas =)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Nossa...isso sim é orgia alimentar!
    Só de ler fiqeui com o estõmago cheio...
    rs..rs...rs...rs...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Até eu estou cheia e não entrei nessa orgia:):):)
    "Quem adoeceu por ter comido não tem doença de perigo"
    Abracinho meu

    ResponderEliminar
  8. No Natal é inevitável resistir a tanta comida farta e boa!Ainda bem que é só uma vez no ano!Obrigado por fazer parte do Sin Parangón, te espero por lá mais vezes...Te siguindo também!

    Abraços e um ótimo e memorável 2011!

    ResponderEliminar
  9. Olha, já estou como a Maria Teresa, ali em cima ;)
    Tu aproveita, mulher... que eu também ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Foi, uma consoada em cheio literalmente... Agora penitência, 50 avé-marias; estou p'ra aqui a dizer palermices...
    Mas não estou nada animada, se não vier cá antes desejo já um bom Ano novo...
    Bjinhos

    Nota-O nosso dog está muito doente, está-me a custar muito...

    ResponderEliminar
  11. Oi Querida, obrigada pela visitinha bem humorada no meu blog, se gostou, apareça sempre ou se quiser seguir-me também ficarei muito feliz. Seu texto é bem humorado, é inteligente, eu gostei também. Parabéns. beijos e prazer em conhecê-la!

    ResponderEliminar
  12. Esse bolo(ou seria torta) está com uma cara deliciosa!Eu comi mas aprendi a controlar as porções( yes!), mas assim como vc, tb fiquei chumbada.Sempre que comia, no dia seguinte corria pra esteira e para os treinos,hahahahaha!

    Vi as fotos dos outros posts, a decoração ficou linda!

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Adorei seu texto recheado de comidinhas nada "calóricas", mas cheio de humor.
    É natural exagerar um pouquinho nessa época do ano.Aqui também é assim... é tanta comida que daria para alimentar meia cidade e ainda não acabou, pois vem aí o ano novo...
    Haja sal de frutas, chá de boldo...

    Beijos querida e ótimo 2011 para vc e os seus.

    ResponderEliminar
  14. fiquei com fome :)

    obrigada pela visita

    adorei o blog, vou ficar aqui a ler tudo o que esta para tras

    Beijos
    Paula

    ResponderEliminar
  15. "...e sumo para a canalha e velhos."
    Ainda bem que não fui convidado
    Já viram para o que estaria guardado?

    :))

    ResponderEliminar
  16. Eu estou chumbadíssima, mas este post abriu-me o apetite... carago!
    **

    ResponderEliminar
  17. CHEGUEI AQUI DEPOIS DE VER SEU BLOG NO DA GILSEY QUE CONHECI HOJE TAMBEM..NOSSA QUANTA COISA BOA DE COMER..NOSSA SENHORA ADORO NATAL MAS A GENTE COME POR DEMAIS NÃO É??MAS SABE QUE TE FAZ SENTIR CHUMBO NO ESTOMAGO??A CEBOLINHA...DEPOIS DE COMER TUDO ISSO QUE FALOU SO PODE SER A CEBOLINHA DO TEMPERO SRSRS SRSRSR AMEI SEU BLOG ...SE QUIZER VISITE O MEU..SERA BEM VINDA

    OTILIA

    ResponderEliminar
  18. Só de ler...fiquei cheia:):):):) realmente é muito:)

    ResponderEliminar
  19. Mas essa danada é das minhas rsssss. Parabéns pela família, pela alegria, pelo brilho de vida que carrega em teu ser!!!!

    Beijo vermelho de vinho tinto!!!!

    ResponderEliminar
  20. MA senhoras e senhores isto é comida da boa e não engorda . nada calórica só coisas da terra biológicas que mais se quer???
    kis :=)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade