Mas no dia de Natal dá-me sempre uma pontada de nostalgia.

  Não tenho razões para chorar mas mesmo assim elas, as lágrimas, tendem a escapar dos olhos. Não quero. Faço força, tento não pensar, fecho, pestanejo, mas mesmo assim ...

Neste dia fico...nostálgica. Sim, nostalgia, (uma tristeza profunda causada pelas saudades): dos que partiram, dos que aqui estão e vão partir, dos que estão para nascer e poderei não os ver...
Penso na Morte. Deveria pensar em Nascimento, só. Mas não.

Lembro-me...lembro-me de todas as situações pelas quais já passei, momentos bons que não quero esquecer e outros que por mais que tente tirá-los do meu pensamento, simplesmente não consigo. E são esses os que me fazem chorar. E os outros também.

E a falta da Família! (Irmãos distantes, sobrinhos, cunhados).Estes faltam para completar o meu ideal. O quadro perfeito. E completo. Porque queria eu ter o condão de aproximar toda a família para junto de mim. TODA.

Nostalgia? Saudade? Melancolia? Espírito Natalício? Família?
Utopia? Resignação? Hormonas? Velhice? Ou algum problema mental? É que eu queria ser...queria ser... IMORTAL, pronto já disse.

Fotografia: A mãe das Pulgas e o mê bisalho a abrir as prendas no dia de Natal

Comentários

  1. Sabes, acabei de ligar o computador precisamnte pq me lembrei do pai e da falta q ele me dá nesta época. E ao ler o que aqui escreves indentifico-me contigo. É normal, mas temos de pegar nesta época e torná-la sempre rica em boas recordações, as nossas, as que criamos mesmo sem "eles" estarem presentes...pois é assim que gostariam de nos ver: BEM.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga,
    Em primeiro lugar quero dizer que tirei um dente e ando com antibiótico, por isso a minha pergunta não tem sentido.
    De qualquer forma, deixe fazer-lhe uma pergunta de Natal que só os madeirenses entendem e eu, como transmontano, acho uma delícia. Então, diga-me lá, O Menino Jesus já mija?

    ResponderEliminar
  3. Ohh AVOGI... percebo-te tão bem!

    Grande parte da ceia de Natal, que devia ser alegre, passo-a com um pensamento a martelar-me a cabeça... será que no próximo ano estaremos todos aqui, à volta desta mesa?! É uma parvoíce mas não consigo que seja de outra forma...
    Se descobrires a cura para este mal avisa, ok?
    ;)
    ***

    ResponderEliminar
  4. Senti-me assim, ontem. Ainda choraminguei um cadito durante a tarde.Tenho muito medo tambem de perder quem amo. E sei que esse ia vai ter de chegar!
    Beijos grandes e continuacao de bom nata! *

    ResponderEliminar
  5. FATINHA
    mas nós sentimos a falta das pessoas bem intensamente e por isso ficamos a martelar na saudade
    kis :=(

    ResponderEliminar
  6. CARLOS MADURO
    Obrigada pela visita ao meu blogue e digo-te o MENINO Jesus TEM ESTADO A MIJAR DESDE A SEMANA PASSADA.
    e OLH AQUE NÃO PÁRA!!! oS COPOS ESTÃO SEMPRE CHEIOS ...A BEXIGA TB.. A ALGIBEIRA VAZIA E AS ARCAS A PESAR DEVIDO À RAMADA. E OLHA EI LHETRAS CRESCERAM. SERÁ DA NESGA????
    MAS QUE ALMOÇO!!!
    BEM, VOU CURAR ESTA QUE DAQUI A POUCO TENHO OUTRA...AMANHÃ OUTRA...DEPOIS OUTRA E O MENINO SEMPRE A MIJAR.
    É QUE NÃO PÁRA!!!
    KIS :=)

    ResponderEliminar
  7. PFIA
    a cura seria estar sempre com ele sà nossa volta. impossível , não é??? e ó despos ficamos assim, com esta pontada. cura , só a imortalidade
    kis :=)

    ResponderEliminar
  8. SCARLET
    eu entendo-te somos mulheres firmes ma snestes ias..bem a lágrima escore. e tudo por isso. amor ao outros
    kis :=(

    ResponderEliminar
  9. Bom natal...

    vá lá...

    sem pontadas...nem pontapés...

    ResponderEliminar
  10. Dizem que os homens não choram.
    Pura mentira, pois os anos passam e, as lágrimas aparecem mesmo nos corações mais duros.
    Os dias não são todos iguais, as emoções aparecem e,as torneiras abrem-se com aquele liquido ligeiramente salgado.

    Aquele abraço apertado de F&J

    ResponderEliminar
  11. e és imortal rapariga, enchuga as lágrimas e não penses em coisas más. Força!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. João...Temho aqui o meu ombro....fofinho...(o ombro...)

    ResponderEliminar
  13. Espero que tenha tido um Santo e Feliz Natal! Agora desejo-lhe a melhor entrada possível no novo ano que se aproxima. Beijocas*

    ResponderEliminar
  14. Quantas vezes também penso nos que, ao contrário de mim, não podem passam o Natal com a família, por estarem longe ou a trabalhar. Isso é sobretudo o que me causa tristeza no Natal. :x

    ResponderEliminar
  15. AVOGI, partilho exactamente os mesmos sentimentos que acabou de descrever.
    Nesta altura do ano sinto-me triste e choro que nem uma Madalena e sem motivo aparente, pois tenho uma familia( pais, filhas, marido, primos, etc) que me rodeiam e estamos sempre juntos e unidos, mas há sempre a sensação de perda por aqueles que já partiram e eu amava (amo) tanto.
    Um beijo AVOGI e bom Natal.

    ResponderEliminar
  16. HAHAHahh,
    Menino Jeus mijão, ainda bem, já que este ano para os meus lados não veio da altura certa, fui andando conforme podia.
    Estava a ler e lembrar-me aquele jaca, é laca, não é? Quem vem dentro dum bode.
    E a cachaça bebida dum corno.
    Continuação, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  17. Entendo esse sentimento, AVOGI.

    Boa semana.

    Bj

    ResponderEliminar
  18. A nostalgia ou saudade, como dizemos por aqui, é boa mas não deve nos prender no passado. Boas lembranças nos alimentam e são ótimas para quando estamos com baixo astral.
    E quanto a ser imortal, ora! Somos! Lembra do Lavoisier? Nada se perde, tudo se transforma!
    Alegria!

    ResponderEliminar
  19. E quem é que nunca desejou ser imortal!?
    Eu prefiro acreditar no velho chavão: Sou imortal, até que provem o contrário...!

    ResponderEliminar
  20. Ainda não passei por isso , mas garanto-te que estou com muito medo, ás vezes penso que se for eu primeiro não iria sofrer tanto...beijos

    ResponderEliminar
  21. Avó Gi (podia dizer Mana Gi, pois tb. já sou avó), quando te der essa nostalgia pelos que estão longe, pensa que por certo, eles estão melhor do que estariam se tivessem ficado aí. Se for pelos que já partiram, pensa que já tens mais Anjos da Guarda a velarem por ti e por toda a Família. Se for pelos que ainda estão para nascer, pensa que estás cá para os receber. Já viste que se fosses imortal terias de enterrar todos os que amas?... A minha Mãe, (filha de madeirenses)fará 95 anos para Janeiro. De há uns anos para cá, festejamos cada ano com a alegria de a ter connosco. Não sabemos quantas vezes mais vamos festejar, mas cada um é uma festa. Depois, será um Hino de Acção de Graças por tê-la podido ter connosco por tantos anos. Com saudade, mas também com gratidão, o que ajuda a atenuar o sofrimento.
    Portanto nesta quadra festiva, desejo que tenhas sempre pensamento positivo, que fortaleça e console o teu coração. Tudo de bom para o novo Ano que está aí a chegar eé tão lindo aí na Madeira! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  22. Amiga, como te entendo.
    sinto exatamente as mesmas coisas e muito mais...

    Adoro natal e acho que é por causa desse poder emocional que ele nos oferece.

    Um cheiro, lindinha

    ResponderEliminar
  23. vc me descreveu no seu post. eu fico exatamente assim.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderEliminar
  24. Lindas lapinhas que você faz!
    Já dei uma espreitadela e adorei... além da saudade que me deu!
    Obrigada pela partilha
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Oi querida Avogi
    seu texto provocou em mim o mesmo sentimento, é o Natal que bem assim carregado de sentimentos doces e tristes.
    Vamos nos alegrar porque passou e todos com saude e voce com a casa cheia de pulguinhas rs
    Agora prosseguimos a espera da virada do Ano , que seja tudo de bom também.
    Obrigada pela companhia tão simpática
    deixo abraços

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigado pela visita ao meu blog e pela mensagem.
    Votos de Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  27. Tem lá no meu blogue um sorteio,basta visitares o blogue e fazeres os comentários que quiseres...Às 15H publico todos os comentários e o comentário 100 será o vencedor!Envio ainda hoje o presente basta para tal às 15H verem a vencedora e esta enviar,para o meu mail,os dados completos para eu o enviar pelos CTT
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  28. OBRIGADA A TODOS
    , mas todos nós num momento ou noutro nos sentimos assim. Saudosas e queremos guardar todos os momentos todas as pessoas e se imortal , mas ali a BOMBOM disse é verdade :ver partir quem se ama é doloroso
    kis :=(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade