Pensamento meu: sogra/nora

Puxem dum banquinho que as poltronas já estão ocupadas e vamos lá falar de... ...sogras.

E noras.
Noras, não daquelas que puxam água, mas das que dão água...a beber. Ou seja, que arregaçam as mangas e não cruzam os braços.

Toda a nora diz mal da sogra, certo? Toda a sogra diz mal da nora, correcto?
Ou não será assim tão linear?

Bem como já estão todos sentados uns nos banquinhos improvisados para o debate, outros bem instalados em poltronas e outros ainda (os que chegaram tarde) sentados no chão...vou só fazer uma breve resenha do assunto.

Muito se fala nesta relação sogra/nora. E não é um mito é uma realidade. Feitios diferentes, idades diferentes modos diferentes, pensamentos diferentes resulta em empatias diferentes.
Se para o sogro ela é a mulher ideal para o filho, aos olhos da sogra não é assim.
Para a sogra é a mulher que vai levar o seu menino que vai apaparicá-lo, vai fazer as mordomias (comida, roupa, a fruta descascada, tudo como ele gosta) todas, essas que eram da mãe. É a mulher vai está em primeiro lugar no coração do seu filho.

...Vou falar por mim.
A minha sogra é uma santa. É uma santa na Terra pois ainda anda por cá.
A minha (projecto-) nora...bem, essa é paciente (eu diria: perfeita, mas lá vêm depois as críticas desfavoráveis à perfeição da rapariga). Cada vez me convenço mais. Mas também tinha de ser, não é? Para aturar o mê bisalho tem de ter paciência de Job.
 
E digo: se eu como nora sou assim-assim, como sogra sou assim-assado.

..."Vamilhá" dar inicio ao fórum.
Noras, digam lá algo sobre a vossa sogra. Claro que isto é uma brincadeira, sem ofensa às sogras e noras.
E comecem a orar para que as sogras não leiam os comentários, isto se for a cascar... por que se for a dizer  bem ou muito bem, sou senhora para ir de corpo presente (salvo seja) alertar cada uma para ler, heim?
E siga o baile!

Comentários

  1. Nao tenho sogra, e ainda nao fui nora.

    Mas tendo em conta o meu feitio teimoso, e um tanto ou quanto possessivo, antevejo uma relaccao um pouco conturbada com a futura sogra.

    Mas posso surpreender-me.

    Se vou ser uma ma sogra... isso depende da nora hehe

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Jamais diria mal da minha sogra,apenas porque ela não está em condições de se defender...

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida
    Então vamos por parte:
    Não tenho mais sogra...
    Minhas noras??? Genro???
    Faço para nora e genro o aeguinte:
    Lembra-se do que fez o rei Salomão???
    Naquela cena de duas mulheres reclamarem o mesmo filho???
    Bem, o Rei foi sábio e nos ensinou uma lição valiosa para toddas as sogras: EU NÃO QUERO MEUS FILHOS CORTADOS AO MEIO...
    Por isso, deixem-nos com a "outra mãe"...
    Entendeu???
    Sei que sim!!!
    E assim, eles continuam vivos e inteiros... e eu os posso amar, caso contrário...
    Bjs de paz e excelente final de Domingo pra vc.

    ResponderEliminar
  4. Não deves conhecer (também não conheces nada) mas havia um grupo de rock, os Mata Ratos, que cantavam "A minha sogra é um boi"...e depois como o poema era profundo, complementava: "é um grande boi..."

    Pergunta a tua nora se conhece a dita música. Pode ser que ela a cante...Para ti:)

    ResponderEliminar
  5. Felizmente, nunca tive problemas com minha sogra, e jamais tive problemas com minha nora, mas eu sei que é muito mais comum do que se imagina, existirem esses tipos de problema.

    Quanto à diferença de idade, se pensarmos que nossa sogra regula em idade com nossa mãe... e nossa nora regula em idade com nosso filho...qual a dificuldade de uma boa convivência?

    O que eu acho, nesses casos, é que o bom exemplo sempre deve partir da pessoa mais velha. Como eu já vivi as duas situações, sei muito bem o que estou falando :)

    Quanto à você, que bom que só lida com seres perfeitos, né? hehehehe
    Mas isso é outra história, e não é bom ficar relembrando...:)))

    Beijão, e tenha uma semana "perfeita"

    Cid@

    ResponderEliminar
  6. Ora, boa noite :p
    Eu acho que nem todas as relações sogra/nora são más. Conheço casos em que algumas sogras foram verdadeiras mães para as noras,algumas mais até do que as verdadeiras mães (não sao muitos, mas conheço...).
    Quanto à minha (penso que já lhe posso chamar sogra :p), é um amor de pessoa! Acho que tive muita sorte. Não somos tipo best friends forever, mas ela é muito querida comigo e não tenho qualquer razão de queixa!! É um pouco controladora às vezes e mãe galinha com o filho ainda, mas eu compreendo e acho que muito provavelmente também serei assim um dia :)
    O importante é colocarmo-nos no lugar da outra pessoa, eu sei que ele ainda é o menininho dela e que ela só quer o melhor para ele!
    *

    ResponderEliminar
  7. Ah, Gi

    A minha sogra é um ANJO!
    Só sinto tanto porque ela ainda não está no céu. rsrsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  8. Eu não tenho razão de queixa da minha sogra. Pelo contrário. mora a 10 minutos de minha casa e é raro cá vir, quando em nunca dá palpites sobre isto ou aquilo. Nunca se meteu na nossa vida.
    Quando o Rui esteve em Lisboa no curso da policia que foi mais de um ano, eu fique sozinha e grávida em casa, foi ela que me ajudou em tudo, levava-me ao médico (passei muito mal da coluna e mal me podia mexer)dava-me de jantar tudo.
    Nos primeiros 2 anos de vida da Sofia foi ela que tomou conta dela enquanto nos estávamos a trabalhar. é louca pela neta e pelo futuro neto :)
    Claro que nem sempre as nossas opiniões são as mesmas, nem sempre estamos de acordo, mas damos-nos bem e isso é que importa!
    Afinal temos um amor em comum, o filho dela e os netos!

    ResponderEliminar
  9. Ninguém é perfeito e é preciso uma boa dose de capacidade humana para saber ouvir e fazer o nosso juízo sem ofender ninguém.

    Muitas situações ficaram difíceis porque se disse alguma coisa...sem pensar...
    Quando as namoradas/os entram nas novas famílias já se torna complicado porque muitas vezes se julgam com direitos e sem obrigações.....

    Se houver respeito e cordialidade e ainda alguma humildade tudo pode ser um caminho para um entendimento possível.

    Os pais/sogros/as não devem meter-se nas decisões dos filhos nem impedir as suas escolhas.

    O tempo haverá de lhes mostrar os erros e depois devemos pensar:
    - ...já fizemos o mesmo...

    ResponderEliminar
  10. Eu tive sorte! A minha sogra é uma querida!

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma boa sogra quanto baste porque não interfere nas nossas vidas, não é indelicada comigo, ajuda quando pode e quer. Não devemos exigir das pessoas mais do que elas podem dar. Como sogra espero vir a tratar as minhas noras muito bem porque como não tenho raparigas espero vir a ganhar duas, mas isso já vai depender muito de elas deixarem, lol. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Quanto a isso não tenho razões de queixa !! Adoro a minha sogra e damo-nos muito bem !! ^^

    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  13. Mitos...as relações entre noras/sogras e vice-versa!

    Cá em casa tudo bem!

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Rssssss... ai amiga, vc deve ser uma delícia de nora: bem humorada, alegre, que não importa o que a sogra diga, vc sabe contornar as coisas para que ela te defenda até debaixo dagua.

    Infelizmente não tenho mais sogra e quando tive, o contato era tão raro, que era gostoso encontrá-la.
    Meu marido adooooora a sogra dele. Minha mãe, é claro!

    Beijo. O tema é polemico. Aguarde os comentários. Vou voltar pra ler.

    ResponderEliminar
  15. Entre sogra e nora não metas a colher. Por isso não comento. :)

    Em tempo: tenho um amigo que gosta tanto de sogras que tem três. lol

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto muito da minha sogra e ela de mim (bem, espero que sim :) )
    Bj** e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Não tenho noras, mas genros e dou-me bem com eles e eles comigo e nenhum de nós "guarda para amanhã o que pode dizer hoje".
    Como sogra não me meto na vida deles como "individuos" e muito menos como casal!

    Não sei se a minha sogra ainda é viva porque todos, após o divórcio, cortaram relações comigo e pior ainda com as minhas filhas.
    Era imensamente mal formada, nada carinhosa e muito materialista, factores que nunca me impediram de lhe deitar a mão quando mais precisou, coisa que nenhum filho o fez!

    Para mim é um capítulo completamente encerrado!

    ResponderEliminar
  18. Dessas duas alminhas juntas resulta, na maioria das vezes, uma grande guerra!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que belo debate aqui arranjas-te :)

    Realmente é um problema este relacionamento sogra/nora ou vice e versa.
    Eu cá não tenho razões de queixa, sou nora a 17 anos e não tenho nada a dizer.

    Acho que as pessoas partem do princípio que as sogras são todas más e começam este relacionamento com muita desconfiança e com aquele sentimento de defesa.
    É uma pena!

    Conheço famílias divididas por este absurdo.
    Cada qual tem o seu lugar. Esposa é aquela que está no bom e no mau, mas mãe ... é mãe :)

    Beijinhos Avogi e um bom Domingo para vocês aí em casa.

    ResponderEliminar
  20. Bem prima:
    Vou ser curta na resposta ;-)
    O respeito é a base de qualquer relação e nestas em particular mais do que base é LEI!
    E outra coisa, cada uma na sua casa, nada de misturas :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Pessoalmente nada tenho a apontar.
    Mas ao que vejo todo o mal reside na eterna mania da possessividade que não tem a mínima justificação.

    ResponderEliminar
  22. É melhor seguir o baile é.
    Antes que eu diga uma daquelas...

    E o reles sou eu!?!?!?

    Kisses "ó" sogra!!!

    ResponderEliminar
  23. Ainda estou para conhecer a minha sogra, mas assim que tiver criticas eu as coloco :p

    beijo

    ResponderEliminar
  24. Avogiamiga

    Para já, para já, Ganhaste UM PRÉMIO e sem kuñas, ainda que movendo muitas influências. Até do Dr A.J.J, ao que me transmitiram...

    Bom, vai lá à Trvessa e procede em conformidez; è uma ORDEM. Toma e vaitekurar...

    Qjs extensivos às Pulguinhas

    ResponderEliminar
  25. Alguma vez eu te queria como sogra? Se a M: te conhece quanto mais eu?
    Agora que os meus amores perfeitos sentem a tua falta, la isso é verdade.
    Esperemos por dias melhores, da outra vez não foi lá grande coisa.
    Um abraçinho ao tê sinhor.
    Bj e Ab F&J

    ResponderEliminar
  26. Em tom "amigavel"
    mas porque so falar da sogra/nora e nao de sogra/nora-genro?? gosto mto de a ler mas no q toca a estes assuntos nao gosto nada pq faz-me lembrar aquilo q mais detesto q é a diferença de tratamento entre mae e filho e mae e filha e por mais q negue.. está sempre mto bem descrito aqui - assim como digo às minhas amigas q tem filhos e filhas e sinto q têm uma certa diferença no trato, por assim dizer, entre eles (apesar de nao me darem a razao claro), tb lhe digo a si. Para saber o qto é tao forte o meu sentimento com relaçao a isto sempre desejei nao ter filhos homens (Deus me perdoe, mas é verdade).. eu tenho uma mae q faz tudo "igual" pelos filhos mas sinto sempre a diferença do carinho e da tolerancia e algo mais com relaçao ao filho e à filha.. sera paranoia?? talvez.. mas isto acompanha-me desde pelo menos a adolescencia (nao me lembro antes ehehe)e ainda nao mudei de ideias.. De certeza q pensa q devo fazer alguma terapia lol - nao faz mal ;)

    ResponderEliminar
  27. RElação amistosa a minha... com a minha sogra. É importante algum respeito pelas ideias dos outros e colocarmo-nos no seu lugar. Como sogra, vou fazer os possíveis por ser uma amiga (só ela me poderá um dia dizer) até porque se vir que o meu filho é amado, não peço mais nada. Agora, se alguém o maltratar aí a coisa ficaria feia, creio eu...
    bjs e parabéns pelo prémio da Travessa! Ouvi dizer que ganhamos!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  28. A minha sogra é uma santa, mas nunca conseguirei ocupar o espaço dela no coração do meu marido, esse soube dosar perfeitamente.
    Meus filhos são pequenos, mas desejo desde já que eles sigam o exemplo do pia. rss
    Xeros

    ResponderEliminar
  29. Com a minha sogra tenho uma relação pacifica, acho que até gosta mais de mim do que do filho eheheheh
    Até me chama filha:-)
    Já eu chamar-lhe mãe desculpem lá qualquer coisinha mas mãe é a Rosa e mais nenhuma...
    Noras, não tenho nem vou ter mas ia dar uma "rica" sogra eheheheh
    bjinhos

    ResponderEliminar
  30. OBRIGADA TODOS PELOS COMENTÁRIOS
    foi sem dúvida uma brincadeira e sem proporções desagradáveis . É isso que gosto sem pessoas a virem desabafar e apontar defeitos.
    e como foi dito cada um é como cada qual e o equilíbrio da balança do relacionamento é o melhor , sem interferências.

    Fica a promessa squ vai haver um postezinho sobre sogra/genro
    e sobe o olhar de mãe sobre os relacionamentos dos seus filhos.

    não me venham com conversas de que a mae gosta mais do filho do que da filha. Muitas vezes tem a ver com os feitios com o carácter dos filhos.
    Filhos educados da mesma forma sao diferentes como o azeite do vinagre (sem ofensa) sao feitios.
    há pessoas carinhosas que manifestam os seus sentimentos e há os carinhosos que nao expressam e nem por isso nao gostam das pessoas.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  31. Olá AVOGI, pois a minha relação sogra/nora tem marés. Depende dos dias. Mas sei que posso contar sempre com ela e isso para mim é muito importante especialmente porque tenho uma família pequeninhinha(mas boa)e mais um braço de apoio é sempre bom. Beijinhos para si, para a sogra e a nora.

    ResponderEliminar
  32. Ai é preciso ter paciência para me aturar? Ai ai ai.. O que um homem tem de ouvir das suas mulheres..

    ResponderEliminar
  33. Digam o que disserem e ainda para mais quando se tratam de filhos únicos, a sogra é possessiva e vê a nora como rival, porque foi ela que tirou o filho de casa, foi ela que roubou a atenção que o filho antes dispensava à mãe etc etc. Apesar de poderem não admitir é isso que as sogras (de filho único) sentem! é uma dor enorme porque já não têm o filhinho por perto ou pelo menos tão perto como gostariam!

    Desde que haja respeito penso que não haja problema, mas quando as pessoas querem controlar e meterem-se na vida e na casa de um casal aí a "porca torce o rabo!"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade