Ceia de São João

 ...Mas também é dia de Ceia de São João.

E serei tida por gulosa se disser que é dos manjares que mais aprecio? Além de ser altamente simples, estupidamente bom e sinceramente uma delícia.
Oras é assim a nossa ceia: simples, boa, deliciosa.

Num tacho mete-se (ou joga-se) lá para dentro depois de se lavar bem e sem tirar as cascas (daí ser simples) as semilhas, as batatas doces, as pimpinelas, o feijão e as massarocas (estas sem casca, lógico), água sal oregãos e azeite.
Noutra panela, o atum salpresado vai a cozer com cebola (sem casca) salsa, azeite e água. À parte prepara-se a salada de alface, tomate, cebola, pepino.
Depois de tudo cozido coloca-se nas bandejas e vai para cima da mesa e agora é que é: Cada um serve-se, tira a casca ou não (eu só tiro a casca ao feijão) e saboreia. Depois ... é repetir enquanto houver e enquanto a barriga comportar tamanha quantidade e leveza. Sim leveza, quisto é leve como uma barra de ferro. Terminamos com uma taça de cerejas (das do Jardim da Serra que são pequenas e por isso é comer às mãos-cheias) e abrunhos.
Para digestivo sai um passeio a pé pela Avenida de Mar a ver se temos mais um ano de vida. Não sabem desta superstição? Se virem a vossa sombra na noite de São João reflectida na água do mar, de um poço ou até mesmo de uma banheira têm garantidamente mais uma ano de vida.
Atão é ver as pessoas a fazerem "macacadas" gestos de braços no ar, saltar, pular e falar alto (como se reflectisse o som ) e dizerem "vou viver mais um ano". Abraços, beijos, juras de amor e projectos feitos nesta noite.

Comentários

  1. Não conhecia essa superstição! :)
    Esse manjar parece-me muitíssimo bem, mas então por aí não se come as deliciosas, as maravilhosas, as suculentas, sardinhas??

    Bom dia de S.João!

    ResponderEliminar
  2. M:M
    para ti e só para ti para mim não
    kis BOM SAO JOAO

    ResponderEliminar
  3. Sempre a aprender.
    Desejo-te um feriado feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Agora é que as pulgas me atacaram...
    Não conhecia nada destas coisas e para mim o São João era como os outros santos.
    Noite de bailarico e forrobodó toda a noite. E depois afirmam:
    - "Para o ano há mais..."
    Agradeço a receita e quem sabe se ainda não vamos provar este ano.

    ResponderEliminar
  5. Oh AVOGI

    vi essas fotos de um manjar que eu adoro e olha fiquei a salivar...podes mandar-me um bocadinho desses feijões e atum? Que saudades do S. João da minha Terra!!! cof cof cof

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Muito bem!
    Por Braga comem-se sardinhas assadas na brasa com batata cozida, pimentos assados e salada. No fim, arraial popular com muitas marteladas na cabeça!! ;)

    Bom São João! :)

    ResponderEliminar
  7. Massarocas tem que ser sem casca.

    Lógico!!!

    Apesar de eu não ter a mínima idéia do que vem a ser uma massaroca!

    :)

    Menina, vê se não exagera na comida, pois senão até a tua sombra vai ficar pesada, e acaba por afundar no poço...

    E viva São João!!!

    Beijokas,

    Cid@

    ResponderEliminar
  8. Tem bom aspecto e já me abriu o apetite.
    A que horas me apresento? eh eh eh

    ResponderEliminar
  9. Estas fotos fizeram-me um ratinho no estômago... :s

    Boa noite de São João (se estivesses por perto levavas uma martelada) :)**

    ResponderEliminar
  10. ja andava com saudades de te ler

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. ja andava com saudades de te ler

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Matei a fome só de olhar, mesmo sem saber de algumas coisas o nome.Eu que não acredito em santos, fico só com os doces do São João. Nunca falta um pé-de-moleque.
    Boas festas.

    ResponderEliminar
  13. ...e eu escrevo (?).
    Para todo o "pulguedo", desejo boa ceia, bom passeio na Avenida (quanta saudade de TUDO!) e muitos anos de Paz. Mas não irei deixar passar o pormenor da toalha de mesa. "Fala" só por si. Parabéns!
    bjs :)

    ResponderEliminar
  14. E Biba o São João!!!
    com tamanho manjar!!!
    Dúvidas o como é o atum salpresado!???
    E agora vou encher a banheira, a ver se vivo mais ano...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. estamos sempre a aprender, não conhecia essa superstição mas agora já sei e pode ser hoje? espero bem que sim!! esse menu é divinal!

    ResponderEliminar
  16. Oi Giiiiiiii!!!!!!!!!!
    Saudade!
    Menina que delícia! Esse prato que tem o milho é super parecido com o cozido brasileiro. Vc conhece? SE NÃO, QUANDO VIERES PRA VIENA FAREI PRA VC. PROMETO! É MUITO BOM.

    Beijos, minha lindona

    ResponderEliminar
  17. Desconhecia por completo essa tradição e até achei girissima e a receita é um autêntico enfarta brutos:):):):):):)

    ResponderEliminar
  18. É engraçado ver como há diferentes maneiras de festejar o S. João!!! Sem sardinhas e marteladas!!! Na verdade não sei se será sem ou com marteladas, mas é melhor não me esticar com a conversa, hehehehehehhe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade