Setembro aqui tão perto

Sempre funcionei melhor no mês de Setembro. Eu explico. Enquanto que para a maioria das pessoas o início do ano é em Janeiro, para mim é Setembro. E sabem porquê, não sabem? É porque o ano lectivo começa nesse mês. Todos os projectos para o ano (lectivo) fazem-se aqui e agora. É a reunião geral de professores, é o conhecer novos docentes, alunos, salas, enfim, um manancial de emoções, desejos, de ideias que ficam guardadas na gaveta da memória para sempre. Por muitas voltas que o mundo dê, por muito que eu esteja satisfeita por estar aposentada, neste mês dá-me uma saudade e as lembranças afloram aos meus olhos e revejo-me com aquele frenesim próprio dos docentes no mês de Setembro.
Uma vez docente, docente sempre, mesmo aposentada.

Um Bem haja a todos os professores, principalmente aqueles que abraçam com amor esta carreira. E que, como eu, sentem que ser professor é uma bênção, é ter orgulho, é sentir que nunca nada está feito, é o" ir-se fazendo", aprendendo a ensinar, ensinando a aprender, e aprendendo sempre porque ninguém nasce professor.
"Um Bom Ano" é o desejo que formulamos neste mês; é a frase usada para cumprimentar quem por nós passa dentro do espaço que se chama: Escola.

Comentários

  1. Sou professora e amo a minha profissão! Mas Setembro dá-me sempre uma ligeira gastura porque. no Ensino Secundário, mesmo com muitos anos de serviço na mesma escola, nunca sei que horário me calha em sorte, se vou ou não ter continuidade das minhas turmas, se me calham em sorte aquelas famosas turmas do Ensino Profissional em que a agressividade impera... O que vale é que em algumas semanas o meu amor pela profissão supera isso tudo! :)) **

    ResponderEliminar
  2. Querida Avogi, tens razão! Aqui por casa também nos regemos pelo calendário escolar, ainda. "Neste ano", frase habitual entre nós, não tem nada a ver, com o ano civil. ;)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o blog!!!

    Obrigada pelo coment no meu blog, adoro quando você passa lá deixando um recadinho!!!!
    Já se inscreveu no SORTEIO DO KIT DE PINCÉIS???
    Passa lá ver o novo post!!!

    www.pimentaroja.blogspot.com

    Bjoss

    Gi

    ResponderEliminar
  4. A vida ingrata para muitos professores que tem vida nómada sempre com a casa às costas... Por muito amor que tenham à profissão a estabilidade vai-se na incerteza de ser ou não colocado e a que distancia do seu núcleo familiar... A minha profunda admiração peloes que entram nesta aventura...
    Avogi deve ser daquelas que os alunos recordaram, pela entrega e dedicação...
    Beijinhos e um bom ano

    ResponderEliminar
  5. Entendo-te muito bem.
    Os hábitos enraízam-se em nós e não vivemos sem essas rotinas que nos caracterizam.

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, Avogi. Vi no JM uma alusão ao teu blog na antepenúltima página. Já viste?
    Um beijinho e "bom ano"

    ResponderEliminar
  7. É na realidade um mês muito marcante tanto para professores como para os alunos.
    È uma profissão muito nobre, a de professor.
    Temos um grupo de amigas que todos os anos ( em Setembro ) nos juntamos num almoço vonvivio,para recordarmos a nossa primária.
    Bjs Paulinha

    ResponderEliminar
  8. O artigo do jornal diz assim:
    Este é um blog de uma avó madeirense que tem muito boa disposição. Relata acontecimentos da sua vida, dos seus netos, usando sempre regionalismos.
    ( a sms, que te enviei ficou incompleta) Bjs

    ResponderEliminar
  9. Este ano (lectivo) para mim será a entrada numa nova fase da minha vida. O início da viagem para o meu futuro profissional, que se tudo correr bem será assim, junto dos miúdos, de livros e tudo mais...

    ResponderEliminar
  10. AVOGI
    Recordar é viver!!!!
    Que belas gargalhadas davámos em tempos idos!!!!! Continua com a tua força e alegria...da minha parte faço aquilo que posso !!!!!Mas o tempo da escola foi bom..!!!jinhos AVOGI !!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade