Foi assim que aconteceu

Hoje foi o blind date. Há muito que combináramos um café no shopping. Dela, só conhecia o seu sorriso enigmático e os caracóis do seu cabelo. Quando vi uma boca sorridente ...a encaminhar-se na minha direcção, vi logo. É a Laranjinha.
De que falámos?  Daquilo que as mulheres falam: de tudo.
A Joana é uma menina calma, ponderada, com uma expressão que cativa ao primeiro olhar. Mas a doçura com que se expressa é a sua qualidade. Falámos de pão. Ora, eu sou apreciadora de pão: com nozes, com amendoins, amêndoas, com pistachio, pinhões, com manteiga, queijo, doce, bem, nem digo mais...até que falou da Broa de Avintes.

Nunca tinha ouvido falar.  Pela sua mão fomos até ao hiper comprar uma. Ah mãe! quase que a deixava cair ao chão. Pesada. Geralmente o pão é leve. Não estava à espera. Admirei-me com o peso.
Mas é boa, muito b(r)oa mesmo. Já comi umas tantas fatias assim só com manteiga , e sem conduto para apreciar o seu sabor genuíno, mas deixo aqui a receita da Joana.

- Partes a broa em fatias mais ou menos finas e em formas quadrangulares.
- Pões um pouquinho de maionese em cada fatia (com uma colherzita de chá).
- Cortas cebola em forma de meia lua e pões por cima.
Cortas azeitonas a meio e pões uma ou duas metades em cada fatia.
- Pões no forno (a 180 ou 200ºC) durante uns 15-20 minutos (consoante a queiras mais ou menos tostada), e até a cebola ficar bem cozinhada.
- O último passo e melhor de todos: serves, comes uma, duas, três quatro fatias. Fica uma delícia.

Comentários

  1. Minha querida Avogi, como dizem os brasileiros, assim até fico sem jeito! :)
    E realmente estava a faltar algo ao meu post. Se não te importas vou também usar a tua foto, que vai logo embelezar o texto todo.
    Gostei muito de estar contigo, porque gosto de estar com pessoas simpáticas, acessíveis e que têm muito (de interessante) para dizer.
    Tens de me contar mais sobre a Madeira, que é ainda um paraíso desconhecido para mim. :)

    E passo a sabedoria da minha mãe nessa receita. Que não deixará ninguém ficar mal!

    ResponderEliminar
  2. (ora bem, o perfil está privado, vou procurar uma imagem por aqui e pelo teu rural está bem?)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho em casa essa broa! vou arriscar a receita...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. MINHA LARANJINHA
    nem me tinha apercebido que o perfil estava privado! Sabes, eu sou uma mexilhona e ando às vezes por aqui a mexer no que nao devo e se calhar numa dessas vezes retirei o perfil, mas já vou pôr.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  5. LILAS
    foia primeira vez que provei tal pitéu. e, E gostei . Estou é empanturrada com a broa
    queredo! mas para que sou assim gulosa???
    kis :=)

    ResponderEliminar
  6. Prontinho. E que bem que ficou a tua imagem. :)
    Que torre é essa atrás de ti?

    ResponderEliminar
  7. Já fui lá (à Joana) e já vim cá...isto é que é, só passeio, hein!!!???
    Boa vida tb...
    vejo que as duas se divertiram...acho que qd as pessoas são verdadeiras não existe o risco de nos decepcionar! Bem hajm as duas...:))
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Repito o que comentei no blog da Joana. Adorava ter estado com vocês. Devem ter sido duas horas muito bem passadas, muito divertidas.

    Essa receita deixou-me com água na boca, embora não conheça a dita broa.

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  9. Não me digas que estiveste pelo Porto e que te atreveste a não me avisar !!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Hum!!! e eu aqui cheia de inveja...
    Dessa broainha com manteiga ou algo mais:-)))
    Joana tens de ir à Madeira é uma peróla, e com uma anfitriã como a Avogi,não virás sem saborear tudo o que há de bom na ilha..
    bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Querida Avogi, que belo encontro, entre ti e a Joaninha. Agora só estamos em falta com o nosso. ;)

    ResponderEliminar
  12. Estou seguindo-te, amiga de Portugal.]Ah, também adoro pães e gostei da receitinha, nós aqui gostamos de panetones, pães recheados com nozes e passas, castanhas...é uma delícia.
    Volta lá e tenta ser minha amiga. Adoro os amigos portugueses que tenho .
    Beijjos da Mery* do Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  13. Sabe sempre bem conhecer quem está do outro lado dos blogs :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. A avogi a mim não me engana.
    Então agora muito de vez em quando inventa encontros com bloguistas só para mostrar que conhece as pessoas?
    Desculpa lá mas você também é fingida!!!

    ResponderEliminar
  15. MINHA querida ISILDA
    isso na minha terra chama-se "dor de corno" não sei se sofres desse mal.
    Foste ler o blogue da Joana? E da Celia? Não. atao vai. e na segunda feira vou a outro encontro. nao te esqeuças de vir cá visitar e dizer que sou fingida que é mentira
    Leste o comentário da TURISTA? não? sabes, eu pedi a ela para dizer que só faltava o nosso encontro, nao digas nada , canao Mas espera ISILDA, vives cá no Porto? se vives, manda mail e eu tomo café contigo, e , ah, esqueci-me, tb vou agendar um café com o JOAO do blogue grifo planante e... tb com outros mas nao te digo, podes ficar sentida.
    ISILDA
    tu toma lá juízo e nao sejas cruel e mal intencionada nem ofendas quem nunca te ofendeu, já aqui há dias sobre a morte da minha tia deixaste um comentário nada agradável , nem publiquei, mas está guardado pode ser que ainda sai À rua.
    vamos lá a ter cuidado com as palavras, tá bem???

    ResponderEliminar
  16. Adoro broas, e essa broa de que falas deve realmente ser muito boa.

    beijo

    ResponderEliminar
  17. CÉLIA
    foi mesmo muito agradável, a joana laranjinha é uma doçura uma calma, é mesmo o que transparece no blogue.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  18. ANA
    eu fui ao teu perfil e vi que és de Aveiro. eu estive lá na passada quarta feira com a CELIA
    podíamos ter combinado , fica para uma próxima oportunidade
    kis :=)

    ResponderEliminar
  19. MINA
    e tu estiveste lá ainda nao nos conhecíamos , se fosse hoje nao me escapavas
    kis :=)

    ResponderEliminar
  20. MANELA (TURISTA)
    é prá semana, ou na outra é quando puderes.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  21. MERY ( do Rio de JAneiro)
    Vieste de longe. Obrigada por me seguires
    Já lá vou ao teu
    kis :=)

    ResponderEliminar
  22. MAMI (SÓNIA)
    o nosso é já na segunda feira
    kis :=)

    ResponderEliminar
  23. MARGARIDA (GUIDA)
    é deliciosa assim mesmo sem nada só a broa de avintes
    kis :=)

    ResponderEliminar
  24. Esses encontros fazem-nos sentir que quem encontramos por aqui é gente boa!
    E os sorrisos desses encontros perduram.

    ResponderEliminar
  25. MFC
    e ainda há quem divide, almas depenadas que procuram amizades
    kis :=)

    ResponderEliminar
  26. Esses encontros são sempre tão bons. Falas de pão, pois não sou grande apreciadora, mas broa de Avintes? ui, ui...vou experimentar a receita da Joana:)

    ResponderEliminar
  27. Gi, para a próxima vez que venhas ao Continente temos de combinar um encontro eu costumo ir muitas vezes a Lisboa e podemos encontrar-nos por lá, isto pensando que para ti deve ser dificil vires até ao Algarve.
    Beijinhos e bom domingo.
    Quando voltas para o Funchal?

    ResponderEliminar
  28. A palavra "broa" é um chamado. Posso até sentir seu cheirinho gostoso. Mas o melhor de um lanche é partilhá-lo com uma companhia agradável. Amei seu texto.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  29. Que lindo castelo! Vai para a minha lista de locais a visitar. :)

    ResponderEliminar
  30. Avogi estou ansiosa :):):) E a Sofia também!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade