A razão de não gostar do Dia do Pai

Quando leccionava, detestava chegar ao dia do pai e ter de fazer um "berloque" para a criança levar para casa.
A razão? Já devem calcular: filhos de pais incógnitos, filhos de pais separados, filhos com pais emigrados.

E principalmente porque este dia transportava-me à minha infância. E porque eu também sou ou melhor fui, filha de pais separados (desde que nasci vivi só com a minha mãe e irmãos), incomodava-me quando, no primeiro ciclo, perguntavam pelo meu pai e, como na turma todas as meninas tinham a família perfeita, a minha resposta era sempre a mesma: morreu.
Portanto, eu enterrei o meu pai mais cedo do que Deus.
Monoparentalidade não é uma consequência da sociedade actual. Só para que saibam, eu tenho 56 anos.
E neste dia lembro-me sempre da minha mãe, mulher corajosa para a época.

Comentários

  1. um dia que nem para todos é feliz e que traz boas recordações **

    ResponderEliminar
  2. Cada um sabe de si não é? Um beijinho. PS: sinto a falta das fotos dos pulguitos...

    ResponderEliminar
  3. este é um dia feliz para muito e menos feliz para outros. em certas ocasiões, como esta, é sempre complicado lidar com crianças e ver a sua carinha triste.
    e os filhos quando tiverem idade para compreender as coisas vão dar muito valor às mães que têm.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Então, que para si seja Dia da Mãe!
    Bom Dia da Mãe AvoGi!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois... e nestes dias deve custar ainda mais :(
    Beijinho my dear!

    ResponderEliminar
  6. Teve uma mãe que foi ambas a coisas, mãe e pai, isso é que importa.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Sabes eu nunca consigo ler um post teusem sorrir mesmo que seja triste como este! Gosto da tua espontaneidade! Gostei especialmente de ver que mesmo pequenina soubeste ser forte e, à tua maneira, soubeste proteger-te dessa dura realidade que era ser filha de pais separados!
    Ainda bem que tudo agora é diferente!

    Beijinhos
    http://makeupbox-maria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Os meus pais divorciaram-se eu tinha 8 anos e os anos k os vi juntos tb não foram muito agradáveis, ainda não enterrei o meu, mas a cada dia que passa decepciona-me mais(tenho 36 atualmente):( beijokinhas e boa semana!!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho pai mas é como se não tivesse... mas tenho uma mãe que vale por muitas.

    ResponderEliminar
  10. É mais um dia comercial.
    Dia do pai é quando ele está presente, todos os dias o deveria ser.
    Também não tive o melhor pai do mundo, ainda assim gostava dele embora a mãe sempre fosse a protectora, os meus também estavam separados mas sempre tive contacto com ambos sem as regras de hoje em dia...
    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Compreendo-te perfeitamente e as minhas filhas faziam e entregavam ao avô, que a partir de uma certa altura e até morrer foi o pai que elas não tiveram!

    ResponderEliminar
  12. naquela época era mais raro e olhavam as pessoas de lado! Eh Eh sempre fostes despachada e resolveste o assunto!

    ResponderEliminar
  13. Às vezes este tipo de acções podem ser muito crueis para as crianças...

    ResponderEliminar
  14. Felizmente não sei o que isso é adoro o dia do pai, mas entendo o que diz e lamento porque ter um bom pai é maravilhoso, no entanto teve uma mãe fabulosa.
    Um beijinho enorme:)

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente é mais um daqueles dias comerciais, para vender canecas e aventais alusivos. Os pais que merecem esse título não têm um dia, têm toda a nossa vida.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  16. pois por acaso pelas coisas que tenho ouvido é dificil este dia ou outro que mencione uma figura que pode não estar presente e isso fere a criança...o melhor era não terem esse habito...podiam antes mudar para dia do homem assim como há o dia da mulher e pronto bastava!!!

    ResponderEliminar
  17. Tenho 28 anos e estive muitos anos sem ter o meu pai por perto e mesmo quando estava perto, estava "ausente" e compreendo perfeitamente o que é isso! Felizmente agora estamos de bem um com o outro, aliás damo-nos melhor agora porque ele soube reconhecer que falhou e isso foi muito importante para mim! Neste dia dou-lhe costumo dar-lhe alguma coisa, uma pequena brincadeira...para ajudar a desanuviar :)

    ResponderEliminar
  18. Não gosto do dia do pai (as razões que invocas são muito pertinentes), nem de qualquer outro "Dia de..." Acho que todos eles só se devem a uma má consciência colectiva

    ResponderEliminar
  19. Pai não é só aquele que doa o espermatozóide, não é? É aquele que cuida, tem interesse na vida dos filhos, é aquele que de fato pai-ticipa!!!

    Tb sou flha de pais divorciados.Ele não se importa muito não.

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Eu tambem enterrei o meu, há 5 anos ressuscitou, mas não para mim, para os netos eu não consigo ver nele o que considero um pai, tenho pena, mas não consigo.

    ResponderEliminar
  21. Gostei de te ler!
    Toma um beijinhos grande.

    ResponderEliminar
  22. Estes dias é o que têm: deixam-nos melancólicos. Lamento por ter perdido o seu pai cedo de mais. Eu perdi o meu aos vinte anos e foi cedo de mais. É sempre cedo de mais.

    Beijinhos solidários - também não gosto dos dias de...

    ResponderEliminar
  23. é âmbíguo, percebo... mas parabéns pela mãe que teve!

    ResponderEliminar
  24. Querida Avó Gi, deixa lá, já somos duas! O meu também trocou a minha mãe por uma mais nova quando eu tinha 12 anos e éramos nove irmãos todos mais pequeninos. Tal como tu, também tive e ainda tenho, uma grande Mãe. Felizmente nessa altura, já lá vão 57 anos, não havia Dia do Pai!
    Mas na Escola, sentia o mesmo dilema que tu... as contradições que a vida nos traz! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  25. E daí ter criado uma pessoa como você. A sua mãe deve ter sido uma mulher de armas! olhe eu enterrei a minha mãe, antes de Deus e o que isso me custou, mas o que lá vai lá vai. Bj**

    ResponderEliminar
  26. Eu sou filha de família monoparental também: o meu Pai. Vá lá, estas excepções merecem o dia. Eu dou-lhe o Dia do Pai e o Dia da Mãe. Nunca me senti melindrada. Ele era o meu PAi Materno, por isso, quando fazíamos coisas no Dia da Mãe, tinha sempre para quem fazer uma prenda. :)

    ResponderEliminar
  27. Subscrevo o essencial do post...Há dias de "homenagem" que não me são gratos, seja por uma razão ou outra...Também sabemos que há muito de comercial nestas "comemorações"... Bjinho :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade