Inveja da boa

Digam-me com toda a certeza sem vacilar e pensar, o que é inveja da boa?

Quando alguém coloca fotografias de passeios, viagens, de compras sai logo a frase como um lamento: Ai que inveja eu tenho! Mas da boa! É uma expressão muito popular entre alguns blogues.
Ora, ou sou idiota, burra ou assim-assim ou então não percebo. Gostar, desejar (não cobiçar), admirar, sim, mas...invejar?
Inveja é um pecado capital. Inveja é um sentimento frustrante de quer ter algo que outra pessoa tem. Como pode ser boa?
Será que vai ser usual dizer: tristeza da boa, doença da boa, pancadaria da boa. Tudo da boa.
E já agora... quando é que a inveja é boa ou má?

Fotografia: Que inveja eu tenho das mulheres altas! Ou que inveja eu tenho de quem tem uma figueira!  Da boa, claro!
Cá pra mim são dúvidas que me assolam...

Comentários

  1. Sinceramente não sabia que existia "inveja da boa", estou desactualizada, tenho de viajar mais pelos blogues. Nunca invejo ninguém porque se as pessoas têm algo foi porque lutaram por aquilo ou então porque definiram essa prioridade para elas, uma pessoa pode gostar mais de viajar, outra pode simplesmente acumular bens materiais e outra pobre desgraçada não tem nada coitada acumula dinheiro no banco, conheço de tudo. E outros são felizes com tão pouco, e esses é que nos dão que pensar. Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Olá Avogi, talvez algumas pessoas não saibam muito bem o significado da palavra inveja ou, talvez, não saibam qual é o sentimento associado, ou, até, talvez, a sintam de forma ingénua, sem maldade (não sei se me consigo explicar). Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu muitas vezes sinto uma "inveja" mas é mais como um desejo. Como por exemplo, "Que inveja que eu tenho daquela Irina que nem uma grama de celulite tem naquelas pernas", isto pk eu queria umas pernocas daquelas.

    Mas claro que também há inveja má, reles. Essa é daquela que deixa uma pessoa verde de inveja.

    ResponderEliminar
  4. Há invejas saudáveis e há outras obesas!

    É quase comparável à expressão celulite rebelde!

    ResponderEliminar
  5. Sim SAvogi, eu compreendo-te.... as vezes as pessoas invejam no sentido que gostaria de estar ali, de fazer isto ou de ver aquilo, no entanto todos nós fazemos coisas que outros querem e queremos sempre algo dos outros. Mas no fundo não desejamos mal a ninguém. Eu amo Figos pá.. :) adoro mesmo :p

    :) não invejo quem seja alta, mas invejo um bocadinho quem seja magra e pode comer tudo o que apetecer. os seres humanos são mesmo complicados. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho para mim que "inveja da boa" não é verdadeira inveja. É um sentimento de "pena" por não se poder ser ou fazer a mesma coisa, que gostaríamos muito, mas não ficamos enraivecidos com a pessoa que consegue o por nós desejado! Ou seja...não é bem inveja!

    ResponderEliminar
  7. Lool quando chegar aos figuinhos, não se esqueça de enviar um cestinho:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. "Inveja da boa" para mim é mais ou menos isto: Por exemplo, vais 15 dias ao Porto Santo, eu fico contente por ti, desejo-te umas óptimas férias, tudo muito verdadeiro, mas eu também gostava tanto de ir. Aí acho que é o que se pode dizer inveja da boa, ou seja não invejamos nada, ficamos contentes pelo outros mas também nos apetecia....
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Fizeste-me rir!
    São expressões. Não se devem levar a peito...acho. (embora não use:))

    beijocas
    (queres figos às carradas? Oupa daí até aqui:))

    ResponderEliminar
  10. Altinha,gostei da reflexão proposta nesse post.Realmente as pessoas não dizem: ô preguiça da boa, ô ira da boa, ô ódio do bom!

    Mas na boa, a foto ficou linda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu concordo com a Flor Guerreira, acho que é mais ou menos isso, no entanto, inveja no verdadeiro sentido é cruel.

    ResponderEliminar
  12. É o novo acordo ortográfico ou não sabias?
    Oh mulher ao olhar para a foto senti inveja...da boa...ou melhor...na boa e seres mais alta para quê? Subias à pedra e chegavas lá...na boa:) Ah...era pose para a foto:)

    Beijos sorridentes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade