Enquanto Salazar dormia


"Enquanto Salazar dormia" é uma obra de Domingos Amaral (filho do politico Diogo Freitas do Amaral) que me foi oferecido no Natal pelo mê senhor.
 É a primeira vez que leio algo deste escritor e se há temas que gosto é mesmo este: espionagem. Escrita simples, relato de uma época repleta de histórias. 
Do ponto de vista histórico fala de Lisboa na época da guerra. E de Salazar. Enquanto ele dormia, a PVDE vigiava e  a vida seguia o seu rumo. Enquanto que os portugueses lutavam por uma vida digna fustigando as imensas dificuldades os estrangeiros residentes em Portugal viviam num clima de festas e luxo.

Sinopse:  
Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância.
Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40. 

Comentários

  1. Deve ser bem interessante! Hoje também falei sobre um livro que li. :)

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia!
    Já li à algum tempo. Grande Livro! Grande Obra! Gostei muito.
    Maria José Gomes

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa e deve ser bem interessante como leitura. Boa dica.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Já li há algum tempo , lembro-me que gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já ando com esse livro debaixo de olho há tanto tempo...

    ResponderEliminar
  6. Acredito que deve ser leitura bem interessante.

    Mas, preciso de algo...mais leve.

    Sugestões?

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. well isso da gravidez... é que era pior...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade