Um bom pai diz não


 A psicoterapeuta infantil Asha Phillips diz que a incapacidade dos pais modernos de contrariarem os filhos está a criar uma geração de tiranos. No seu livro "Um Bom Pai Diz Não" explica como impor-lhes limites. Desde o berço.


"Os pais modernos têm muita dificuldade em dizer não aos filhos e essa permissividade tem consequências terríveis. Estão a criar pequenos tiranos, que não sabem reagir a adversidades porque nunca foram contrariados. Ou então criam crianças medricas, absolutamente dependentes, que não sabem fazer nada sozinhas."

O título é duplamente apelativo (ainda que faça torcer o nariz quanto à tirada lógica de que é mau pai aquele que diz sim). Não há pai que não deseje ser perfeito e ponho as duas mãozinhas no lume se algum tem certezas absolutas sobre os limites que deve impor aos filhos para atingir essa plenitude parental.  

Copiado do Expresso

Comentários

  1. Um bom avô diz não!
    Uma boa avó???... talvez diga $#%&|/x€ e vai fazendo, as coisas a contento...

    ResponderEliminar
  2. Querida Avó Gi, antes de mais deixe-me dizer-lhe que estou feliz pelo seu regresso eu fui das que andei por aqui a perguntar por si :) ! Obrigado por este livro, ando há algum tempo à procura de um bom livro sobre o assunto, acho que vou investir neste!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. É muito importante dizer não e não ser permissivo demais. Regras e limites são coisas que devem existir. So mostra que amamos os nossos filhos e queremos o melhor para eles.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Acredito que o que faz falta na rapaziada de hoje é a palavra "não" e "espera".

    ResponderEliminar
  5. Pois as dúvidas são tantas. Quando dizer não?? Quando dizer sim??? Cá vamos temperando os dias, o melhor que sabemos!

    ResponderEliminar
  6. À vezes sinto-me confusa com tantas formas de educar ....eu, acho que eduquei bem as minhas filhas, os netos já não me compete,apesar de lhes impor algumas regras.
    Mas sou fâ do Drº. Quintino Aires (Psicólogo) vai muito com as minhas ideias.
    Bjs :))

    ResponderEliminar
  7. Tenho dito muitas vezes que a palavra "NÃO" é a mais importante na educação de uma criança ! No entanto, parece ser a palavra mais difícil de pronunciar pelos pais de hoje !!! :(((
    Estou em perfeita e total sintonia com o texto acima !
    .

    ResponderEliminar
  8. O aprendizado do não tem dois lados. Se eles nunca receberem um não, jamais saberão dizê-lo quando precisarem. Ao dizer não sempre é bom oferecer algo em troca do que pretendiam para não deixar que terapeutas continuem enriquecendo por conta de pais permissivos demais ou rígidos demais, rs
    Nada melhor do que negociar nas horas de crise, mas tem hora de não bem redondo e firme.
    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade