Avó aos 33 anos

Até me subiu um arrepio pela espinha acima quando a brasileira que me vendeu duas farturas e seis churros me perguntou se as três Pulgas eram meus filhos.
Diz ela que no "Braziu" não é "normau" as mulheres terem filhos tarde mas que aqui em "Portugau é normau".
E continuou. A mãe dela foi avó aos 33 anos, e mãe aos 15. Portanto, digo eu que é normalíssimo. E a irmã - a que nasceu quando a mãe tinha 15 vai ser avó aos 35.  Tudo nos conformes, atão!
Bem sei que, e aqui coloco a minha opinião, ser mãe depois dos 40  é...bem, como dizer sem melindrar....é um pouco velha, como também acho que antes dos 20 é um pouco nova.
Mas cada um é dono de si e dos seus projectos e se quer adiar a maternidade para perto da menopausa que seja. Enfim.

Comentários

  1. Vou ter que vir meter conversa já que tenho 40 e estou grávida, ahahahahaha. Pois eu também acho, como aliás sempre achei que aos 40 já é muito tarde para ser mãe, e sim já se é uma mãe velha a verdade é essa, mas posso garantir que ser mãe aos 40 não se compara com ser mãe aos 30, é tudo mais sereno, mais maduro, mais ponderado. A vida está mais estável do que nunca em vários sentidos. Não posso garantir que a paciência seja a mesma porque ainda não pari mas posso assegurar que os fios brancos de cabelo disfarçam-se bem e que a felicidade é tão grande que olho ao espelho e vejo-me uma miúda de 20 (no mínimo), ahahahahahaha.
    Um beijinho

    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maggie, se te vês como uma muida de vinte és muito nova ahahahahahahh segundo o meu texto. E pensei em ti ao escrever e por isso disse quenao queria melindrar ninguém, mas.....mas referia-me a ser mãe aos quarenta pela primeira vez, por isso referi ao "adiar a maternidade".
      No entanto se engravidasse aos quarenta sentir-me-ia feliz, se já tivesse tido,como tu,duas gravidezes. Agora primeira aos quarenta? Acho que é uma escolha que poderá dificultar o evoluir da especie se, a cria seguir a mesma forma: ter o filho aos 40.
      Não quero melindrar e até entendo que se deva lutar pelos nosso projctos, mas deixar as gravidezes para depois dos 40 é tarde.
      Kis :=>)

      Eliminar
  2. Mas mim não me melindras nada, é que estou com o ego tão cheio que nada me ofende ahahahaha deve ser das hormonal 😍
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb estaria. E goza o teu estado de graça em pleno. Sabes que já tive dissabores por falar neste assunto. Eu tb levaria a gravidez a bom porto mas nunca faria como presentemente oiço "que tal e coisa primeiro a casa o carro o cruzeiro e depois entao os filhos"
      Acredito numa caminhada paralela e os filhos nunca devem ser i cluidos numalista deopções e desejos.
      Kis :=>)

      Eliminar
    2. Refaço: " os filhos nunca devem ser incluídos numa lista de opções e desejos"
      Kis :=>)

      Eliminar
  3. Ser mãe aos vinte (ou antes), na minha opinião, é muito cedo, porque acho que ainda não temos maturidade suficiente para dar esse passo. No entanto, claro que depende de cada pessoa. Em relação a ser mãe aos 40, para mim, depende se é a primeira gravidez ou não. Acho que para primeira gravidez é tarde, porque depois limita um pouco se quiser ter mais filhos. Mas, lá está, dependerá sempre da pessoa, da forma como se sente com ela, dos objetivos que tem, da vida que leva.

    r: Concordo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Essas coisas devem acontecer no momento certo, isto é, quando as mães acham que chegou a hora. Infelizmente nem sempre é assim...

    ResponderEliminar
  5. Fui mãe aos 29 e aos 34. Tenho 39 (quase 40) e se a pfosse possível ( financeiramente falando ) tinha tentado ser mãe talvez aos 38. Dei um prazo a mim mesma que se as coisas não melhorassem desistiria de ter um terceiro filho quando fizesse 40. Já desisti (infelizmente)... Mas sim para primeiro filho aos 40 é um pouco tarde, mas conheço pessoas estão à beira dos 40 e estão a tentar há pelo menos 3 anos e nada. Neste caso se ficassem grávidas aos 40, 41 ou mais seria uma prenda divina. Nem sempre as coisas acontecem como queremos.

    Beijinhos

    Sandra / Funchal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres que durante a época produtiva - e, queiramos ou não o período é entre os vinte e trinta -, atrasam a maternidade usando métodos contraceptivos quando, aos 40 tentam é muito difícil mesmo recorrendo à inseminação artificial. O corpo , os ovulos que durante anos foram "obrigados" a morrer, ressuscitam com calma, e os anos a passar.
      Kis:=>}

      Eliminar
  6. Eu comecei a tentar ser mãe aos 23 anos, não consegui, só aos 30 e 31 realizei esse sonho e com ajuda médica. Nunca tinha tomado qualquer método anticoncepcional e agora aos 40 engravidei muito depressa. Nisto da reprodução nada é o que parece e esta conversa dos "óvulos velhos" já me parece mais coisa para lançar a industria de congelação de gâmetas, vejo tanta mulher de 40 anos grávida … Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maggie, sou filha de uma mulher que pariu aos 36 anos. Nessa altura foi considerada gravidez de risco. O feto podia ter deficiências. Nasci sem defeitos visíveis. Foi um desassossego levar a gravidez até ao fim por ser uma mulher de "idade avançada". Não quer dizer que não houvesse mulheres a engravidar na menopausa, mas era sempre colocado nas mãos de deus em vez de nas mãos da ciência.
      A um nha irmã já tinha 18 anos quando nasci. Éramos cinco e eu com uma difere ça tão grande de idade em relação a eles. Sempre cresci sozinha, tendo muita gente à roda ...
      Hoje em dia, com o evoluir da ciência é normal gravidezes aos quarenta com ou sem ajuda médica.
      Acredito na evolução da espécie como acredito que é com satisfação que os avós aceitam estes netos tardios...
      A minha irmã tem 75 anos e está feliz, mas já pensa que não terá tempo para os ver crescer.
      Kis :=>}
      e estou desejosa de ver. "O teu Manel"

      Eliminar
  7. eu também nunca sonhei ser mãe aos 40 anos atenção, mas provavelmente também porque nunca me passou pela cabeça que aos 40 faria sentido. é por isso que o avançar da idade nos traz a maturidade de perceber as outras de outra forma e que na vida não há certo na errado, e se calhar é mesmo por isto que somos mais felizes aos 40 do que aos 20 porque estamos menos agarrados ás certezas e ás bandeiras que levantamos. A idade traz a sabedoria de saber viver mais serenamente e isso é tão bom.

    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade