Muçulmanas europeias e fundamentalistas

Vi ainda há pouco uma fotografia que circula nas redes sociais que me deixou a pensar. São duas fotos de raparigas: na primeira estão todas de biquíni numa praia e a outra é um grupo de jovens muçulmanas na praia mas usando a burka ou "abaya". A frase resume-se a isto:" se o biquíni é proibido na Arábia Saudita, a burka devia ser proibida na Europa."
E eu, não sendo fundamentalista, nalguns hábitos sou radical.
Os se nós ao visitarmos a Arábica Saudita logo na alfândega do aeroporto somos refundeados a ver se levamos biquíni, carne de porco, tabaco, bebidas alcoólica ou seja, em busca de produtos proibidos, ee logo temos de cobrir o corpo com a tal "abaya" ou burka e somos obrigados a respeitar as diferenças porque não em sentido contrário? Por que se permite que na Europa as mulheres se comportem como se vivessem no seu país de origem? Se querem viver na Europa comportem-se como tal.

Comentários

  1. É que para eles não existe o direito à diferença, a tolerância e o respeito pelo outro. Felizmente, entre nós ainda vai havendo.

    ResponderEliminar
  2. Se adoptarmos a mesma postura que eles, então não seremos diferentes em nada ;) seremos tão opressores como esses países...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darlingue, e porque é que tu tens de mudar quando visitas esses países muçulmanos? Deixas de ser quem és para te tornares uma muculmana
      Kis :=)

      Eliminar
  3. A velha Europa tem uma mente democrática e aberta, por isso tantos muçulmanos se refugiam por aqui fugindo ao que eles próprios condenam, muçulmanos e outros, povos de todo o mundo, faz parte da nossa cultura. Mas tens uma certa razão, fiquem lá sogaditos e deixem-nos em paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gajita, eu nem digo para ficarem lá, mas digo que se quiserem vir viver para a europa submetam-se aos costumes e leis do país, se querem usar a abaya mantenham-se no sítio.
      Kis:=)

      Eliminar
  4. Se nos mudarmos para paíes muçulmanos, como a Arábia Saudita, não temos de nos tornar muçulmanos. As maiores diferenças em relação à vestimenta são as mulheres não poderem usar calções e tops sem mangas e normalmente são aconselhadas a usar um lenço a cobrir grande parte do cabelo, nunca uma abaya ou burka (só as mulheres muçulmanas e nacionais utilizam isso - a não ser que uma estrangeira queira mesmo usar). E os tops sem mangas e calções curtos também não são bem aceites se forem usados por homens. A nível de coisas proibidas, as malas são vistas e passadas em scanners em todos os aeroportos - a Europa procura drogas, tabaco (mais de 200 cigarros é proibido), etc...e eles procuram o que é ilegal no seu próprio país. E porque não deixar as mulheres muçulmanas usarem abaya na Europa, se assim o quiserem? Acho um pouco irónico queixarmo-nos que em países como a A.S. não podermos andar de top, mas querermos proibir a abaya. É uma ideologia de olho por olho que só cria ódio. E também acho interessante defendermos que a Europa respeita a diferença e liberdade individual, mas quando deparados com situações destas queremos retirar às pessoas a liberdade de usarem o que querem. Se concordo com a ideologia machista por trás da abaya? Não, claro que não. Se concordo com as leis serem baseadas em religião? Também não. Mas concordo que as pessoas podem usar o que quiserem, e que podem trazer hábitos seus para onde vão (afinal de contas, os emigrantes portugueses não levam hábitos diferentes para outros países?). Eu percebo de onde vem a sua opinião, mas não podemos cair na falácia de 'se eles fazem a mim, eu também lhes faço'. Beijo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha família emigrou para Inglaterra e teve de submeter-se às leis do país e falo num país europeu.
      Se eu for aà AS posso estar descansada num local vestida como me visto na minha freguesia? Certamente que não.
      Li em tempo um blogue de uma brasileira que foi viver para AS num complexo onde colocam os estrangeiros. Não sei se conhece o blogue ...jà acabou, mas basta
      Rocrar na NET e logo outros saltam à vista. Ela falava muito na religião na hora em que oram etc...
      E dizia que estava segura dentro o complexo e tinha todas as comodidades mas na rua tinha de colocar a abaya. E porquê, pegunto eu? Se da é brasileira PK teve de mudar a sua forma de vestir?
      Kis :=)

      Eliminar
    2. Não, não poderá andar vestida como costuma andar, isso nem discuto. Mas o que eu quero dizer é que só por AvoGi não poder, não quer dizer que não deva deixar os outros andarem descansados como querem. Por acaso não conheço o blog, mas em relação a esses complexos...não costumam ser os países que colocam os estrangeiros aí, mas sim os estrangeiros que vão para aí viver (por várias razões, como as mulheres poderem andar de top e o álcool ser fácil de consumir-se sem reprimendas). Eu concordo consigo que obrigar mulheres (e homens) a mudarem a sua roupa normal é horroroso, mas acho isso horrível para estrangeiros que vão para países árabes e árabes que vêm para países ocidentais. Cada um devia andar como bem quer, e creio que a Europa pode dar um bom exemplo, demonstrando que apesar de termos restrições nesses países, os direitos individuais na Europa estão salvaguardados. Para mim, desde que seja de livre vontade e não magoe ninguém, tanto me faz alguém andar de abaya, burka, calções ou nu(a). Beijo :)

      Eliminar
    3. Eu tb não me importo e até Londres , uma cidade que sou "obrigada" a visitar e que considero o meu segundo lar, passo por mulheres com burka e, até meu irmão é condutor de uma princesa árabe, mas que assim que chega a Londres torna-se europeia.
      Amiga, debaixo de um bikini não há espaço para uma kalachenicov, mas debaixo de uma burka.....

      Eliminar
    4. Oh AvoGi...e numa mochila não cabe uma bomba? E debaixo de um casaco não cabe uma arma? E debaixo de um hábito de uma freira? Sendo assim andava tudo de bikini e tanga o tempo inteiro, só para ter a certeza.

      Eliminar
    5. Sim, claro e já estamos a fugir do cerne da mensagem. Tem a ver com obrigação de vestir a abaya se visitar a AS , coisa que não uso. De não poder andar de não dada com o marido ou dar um beijo em público se estiver na Arábia, terei de andar atrás dele e não ao lado.
      Kis :=)

      Eliminar
    6. Verdade, estamos a fugir ao cerne! E com o que diz eu concordo: são regras retrógradas e misóginas. Beijo :)

      Eliminar
    7. Adorei está troca de ideias. Obrigada
      Kis:=)

      Eliminar
    8. Eu também! É sempre bom discutir ideias diferentes e comentar nos blogs, que ultimamente parecem tão desertos... Beijo :)

      Eliminar
    9. Infelizmente, como eu um dia destes disse, muitos estão a fechar devido a insultos. Eu tenho tb os meus mauzões por aqui, mas ando pá frente catrás vem gente.
      Uma boa semana para ti miinha anónima...
      Kis=:)

      Eliminar
    10. Espero não contar entre os mauzões - sou leitora assídua e odeio insultos - mas adoro discutir ideias (deu para ver, não é?). É triste ser essa a razão de apagarem blogs. Como disse, é sempre para frente, senão não fazemos nada! Uma boa semana para si também. Beijo :)

      Eliminar
  5. As pessoas perdem a razão quando partem para o insulto.
    Kis:=)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade