Phisalis ou tomate-lagartixa vai dar tudo ao mesmo

Por cá, no meu rural, a Phisalis é conhecida como tomate-lagartixa, porque assim que abrem as lagartixas saciam-se e, como nasce selvagemente pelas beiras dos muros e terrenos, elas acham que é só comer à discrição sem perguntar se tem dono.

Antigamente ninguém comia este fruto até porque era considerado erva daninha, e como não comíamos as lagartixas lá sabiam o que era bom....Daí o nome.
Lembro-me de ver paredes tapadas e espantar só para apanhar o desabrochar, o abrir da cápsula e ver o tomate, mas era logo: "Tu não toques nisso, não metas na boca, as lagartixas andaram aí".

Presentemente mudou de nome, e já é uma corrida à frutaria comprar a Phisalis que é cara como o diacho. Agora até tenho pena das tristes lagartixas! Pobres jacarés que não apanham nem uma. 

Na semana passada o meu vizinho que tem imenso e não gosta e até fez uma cara de nojo como que a dizer: "credo, quem come isto!", disse-me que ia arrancar tudo e deitar no lixo. Pedi-lhe que antes disso me oferecesse uma caixinha, modesta eu...
Trouxe-me um carregamento deles que tenho phissalis até ao natal.
(O meu vizinho também me disse que a mulher com as folhas desta planta faz chá que é bom para a diabetes.)

Fotografia: da net...

Comentários

  1. A phissalis propagava-se facilmente em qualquer jardim e as frutas são delisiosas
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço saladas e misturo tomate cherrie, nozes e passas r3fado com balsâmico
      Kissssss

      Eliminar
  2. Adoro *-*
    Cresci a comer esta maravilha, porque os meus padrinhos tinham no quintal. E, como não gostavam, eu é que aproveitava. É mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
  3. Eu provei a primeira vez há muitos anos, só muito tempo depois passou a fazer parte da decoração de bolos. Como gosto de tudo o que é fruta, também gosto, mas como é azedo, gosto de misturar com bolo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por esta informação. E eu a pensar que se tratava de um fruto introduzido na europa recentemente, publicitado na decoraçao de bolos de aniversário. Minha mãe, vagamente recordo, disse-me que comia muito disto na infancia. Ela adora. eu provei, não gostei.

    O seu vizinho apanhou tudo porque assim ficou com muitas folhas para o chá. Será que a folha sabe bem?

    Saúde!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade