Segunda volta. Outra vez os óculos! Ai vida minha!

Ontem foi a vez do passaporte pois daqui a dias vou precisar e o que tinha estava caducado.
Em chegando ao sítio a mesma coisa por causa dos óculos. Desta vez ripostei menos e convenci de que é um documento que não uso tanto que não faz diferença. Mas antes contei-lhe do sucedido e da minha pega de caras com o touro, perdão, com a simpática menina, rimo-nos e até acrescentei que nasci sem dentes e sem cabelo ...e que a resposta do "adereço" referente aos óculos não me caiu bem no estômago.
Desta vez tirei os óculos e com a recomendação que "pode sorrir não pode é mostrar os dentes".
Quer dizer uma p' ssoa gasta dinheiro para ter uns dentes lindos e não pode mostrar? Arranja o cabelo e pedem-me para afastar da cara? Que cena é esta?
Coloquei-me sem óculos, sem dentes e sem cabelo em frente à máquina.
- Tá a ver o círculo vermelho? Pergunta ela.
- Não senhora. - resposta seca.
- Não vê um círculo vermelho aí em cima!? - Já admirada.
- Não menina, não vejo. Como quer que veja sem óculos? - digo. Riu-se.
Depois...
- Veja se a foto está boa. E assine nesse papelinho que está por baixo. - Pede ela já a rir...
- Espere, vou pôr os óculos. Eu devia mazera assinar sem eles postos para verem o que acontece.
- Ah, senhora que coisa horrorosa! Parece que estou morta, desfalecida devia ter dado pó de arroz e umas rosas vermelhas nas cachadas.... Que horrível: sem óculos, sem dentes e sem cabelo....pareco uma morta! Credo, almas do céu!
- Tiramos outra, então?! - Pergunta a rir.
- Olhe deixe assim. Que pode piorar!
Olhei para a fotocópia do passaporte, caramba, aquela não sou eu: branca, arregalada, sem feição, lábios cerrados, esta pode figurar na minha campa, pois é assim que vou para a outra banda. Como sabeis, ir eu vou mas contrariada e aos empurrões.
Farta farta saí a rir com a minha Pulga - a Maiveilha que a saber com aparelho nos dentes está fora de questão uma fotografia para passaporte.

Comentários

  1. AvoGi, vais viajar na baleia,
    não precisas de passaporte
    ela leva-te lá para a areia
    e deixa-te lá ficar em pelote!

    Boa viagem, te desejo,
    neste dia de sol quente
    não tropeces no caranguejo
    continua bela e sorridente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edu....
      É um golfinho...muito comum por aqui no nosso mar... organizam-se passeios para ver e se não vires tem uma viagem à borla.
      Este foi assim .. não vi na primeira vi na segunda volta
      Kis:=}

      Eliminar
  2. Eu pensava que quem usa óculos os tenha de ter aquando destes registos!!!
    Boa viagem e bom regresso e gosto do olhar

    ResponderEliminar
  3. Eheheh! Se tiver que renovar também a carta, no fim tem tema para um filme...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira...
      A carta agora é renovada com a foto do CC...
      Elvira tens tens para uma história.
      Kis :=}

      Eliminar
  4. Nunca imaginei que quem usa óculos os possa retirar!
    Essa para mim, é nova!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Só tu me fazias rir:))) e como não tenho passaporte a não ser um caducado aquando da saída de Angola fui ver e a foto é sem óculos. Uso desde os 6 anos:)

    Esqueci-me de falar ali em baixo dum pequeno/grande pormenor: deixei escrito no livro de reclamações o painel branco que fica por detrás, porque cabelos totalmente brancos como os meus...pois saí sem cabelo hehehehe e todos que avêm fartam-se de rir. Um horror! Ao renovar a carta foi a mesma foto...pois!!!

    Há dias parei num operação stop e o guarda conteve o riso ao que lhe disse...pode rir à vontade porque está aí a prova de "cabecinhas pensadoras" e por mais que refilemos ninguém nos ouve:))))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Vi a foto da minha carteira de trabalho e quase morri rs...


    bjokas =)

    ResponderEliminar
  7. Isto tem a ver com o sistema biométrico, que reconhece caras e traços faciais - se usar a fila de passaportes electrónicos sabe a que me refiro. é uma forma de evitar ao máximo erros - se mudar de óculos a máquina pode não reconhecê-la e pode criar problemas no aeroporto. Por isso as autoridades evitam ao máximo a permissão de acessórios, sorrisos e demais pormenores. Eu já renovei o passaporte o quê, 4 vezes, e sempre tive de tirar os óculos. Não vejo a razão de tanta irritação, AvoGi. E a sua pulga pode tirar foto para o passaporte, não pode é sorrir - com ou sem aparelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo .
      Vamos por partes...em que linha do texto mostro irritação... Diga-me é que não me provocou irritação, antes pelo contrário provocou-me riso..e diga-se quando estou irritada não rio nem sorrio...
      Depois, ao passar com o passaporte electrónico estou certamente de óculos pois que só não durmo com eles pois de olhos fechados não preciso.

      O aparelho nos dentes foi a funcionária que disse eu apenas escrevi...
      É tapar as orelhas? Isso dei-me uma forte dir de gargalhar...
      Acho demasiada burocracia nm mundo onde a cada momento burocracia há uma desgraça...o passaporte sem óculos sem sorriso sem dentes sem orelhas não evita as desgraças.
      Kis :=}

      Eliminar
    2. Ah, o tom parecia mais irritado que entretido. O tom não passa sempre na net. Sim, AvoGi, pode ir de óculos, mas e se perder os óculos? Se partirem e tem de trocar o modelo? É mais para estes casos, que nunca acontecem até acontecerem.

      Pensei que tinha sido a AvoGi a dizer do aparelho :)

      Claro que não evita, mas acho uma regra que faz sentido, de novo em ligação com o sistema biométrico. E acho uma coisa simples de fazer, é tirar os óculos, foto, pôr de volta. O incómodo é nulo :)

      Eliminar
    3. Começo e acabo a rir...rir é a palavra que mais escrevi...

      Isso de tirar e por os óculos é um incomodo nulo não né satisfaz aliás não me refiro a incomodo mas sim a ser uma necessidade desde os meus cinco anos...a mãe m é um incomodo ter de tirar e pôr para um reconhecimento facial que porventura não sou eu na totalidade uma vez que só sou completa se tiver óculos
      Desde sempre uso para de ao longe e perto não é de agora : coisa da velhice...na carta de condução é obrigatório no cartão e passaporte não. O de está a lógica ( ao apresentar a polícia os dois documentos qual o que me representa na realidade? Certamente que a carta de condução..m
      Kis :=}

      É diga-me só uma coisa: é nova por aqui? Nunca leu os meus escritos? Para dizer que escrevi com dose de irritação!

      Eliminar
    4. O sistema bimétrico não são polícias de carne e osso, é um sistema electrónico, que tem de ter o menos impedimentos possíveis :) Mas sim, concordo que realmente não faz sentido porem num documento e não no outro.

      Não, não sou nova. Mas se lhe faz assim tanta confusão que alguém lhe diga que parece irritada no texto ou que tenha entendido algo diferente pode retirar a opção de permitir comentários.

      Eliminar
    5. Querida....
      Na minha casa mando eu..ponho tiro deixo ou não comentários. Enquanto for eu a administradora deste Humilde casebre sou eu que faço as honras da casa...
      E diga-me se retirar a opção "anonimos" vai comentar com o nick?
      E realmente não me conhece ou não se diferenciar uma escrita com humor de uma com raiva
      Passe bem... É eu publico comentários que não sejam ofensivos a mim à minha família amigos e conhecidos
      Kis :=)

      Eliminar
    6. Pois manda, claro :) (e digo sem ironia). Mas tem de estar aberta a haver discordâncias e discussões. A net não é feita de casas fechadas - a AvoGi publica porque quer ser lida, e gosta de comentar de volta, e muito bem faz. Mas perceba que há mais do que uma opinião do mundo.

      Pois se eu não tenho nick, AvoGi - e de Maria a Beatriz, a diferença no nome não importaria.

      Não, por acaso sei distinguir, mas neste caso ou a AvoGi não se expressou bem ou eu li mal. E a verdade é que só pelo meu comentário discordante (e que, honestamente, eu não considero ofensivo a si) a AvoGi ficou logo defensiva e passivo-agressiva.

      E já agora, passe bem também (e de novo, digo-o sem ironia alguma!) :)

      Eliminar
    7. O que não entendo, a sério, é como nos comentários consegue perceber isso tudo: defensiva, passiva-agressiva, discordante e não percebe num texto o humor será que vê tudo pelo lado negativo da vida? Pois eu vejo sempre pela positiva, tanto tirar prazer das actividades e deito uma pitada vem generosa de humor e tudo ao que faço. É como deve entender há mais que uma opinião no mesmo não. Esta é a melhor nha. E não não sou agressiva. Simplesmente discordo da sua opinião acerca de mim..e julgar-me está fora de questão.
      Kis :=}

      Eliminar
    8. Se pesquisar por passivo/agressiva no Google verá que o está a ser. AvoGi, os textos não passam emoções e opiniões? Da mesma maneira posso perguntar-lhe 'ah, mas como é que consegue perceber através da minha escrita que estou a julga-la?'. Os textos também carregam tons. Eu apenas achei que (com humor ou não) é demasiada confusão e perplexidade para algo tão simples como tirar os óculos para uma identificação.

      E claro, podemos discordar, mas não se esqueça que todos os que comentam a concordar também a estão a julgar e às suas opiniões, apenas pela positiva - mas julgam na mesma. As opiniões têm de ser reconhecidas, mas têm de estar abertas a discordâncias. Eu dei os meus argumentos (relativamente à biometria) e a AvoGi apenas responde que não gosta porque não gosta, e eu acho esse argumento fraco. A verdade é que eu também detesto tirar cinto, pc da mala, fazer papelada do visto, etc etc, mas são regras com sentido.

      Kis :)

      Eliminar
    9. Por min este diálogo acaba aqui. Não vale a pena...estamos em sentidos opostos. E essa de me julgar a dizer que "não gosto porque não gosto_ está fora de contexto porque justifiquei e bem Boa tarde
      Kis :=}

      Eliminar
    10. Oh AvoGi, esta então é a pior das formas de lidar com um diálogo: não gosto da sua opinião, não quero falar, por isso acaba aqui. Argumentos nem vê-los. Se todos os debates fossem assim...

      Justificou? Como? Dizendo que os óculos são uma parte fulcral da sua identidade? Eu também preciso (e muito) deles para ver, mas sou pessoa completa quando os tiro (de certeza que a AvoGi não te uma crise existencial se tirar os óculos da cara).

      Mas igualmente, boa tarde (de novo sem ironia)

      Eliminar
  8. Impossível não rir, esse negocio de tira óculos poe óculos é mesmo com perdão da expressão um pé no saco não é, afinal com tanta modernidade, sera possível dizer que um simples óculos pode mudar tanto assim traços de uma pessoa??? Fico a perguntar!!! Enfim dilemas Avogi dilemas. A proposito eu tbm uso oculos o dia todo na frente do computador, no trabalho e para dirigir se faz necessario, a surpresa foi na ultima consulta quando médico disse que teria eu que usar alguns graus para perto.... valha-me Deus agora isso?! Pois sim ,mas ele disse que posso aguardar mais uma ano sem os tais pra perto... acontece que outro dia fui tirar as sombrancelhas e num é que a dificuldade apareceu.. e como faço, se com oculos não consigo tirar os pelinhos??? Uma amiga deu-me ideia, vai no chines, compre la dois oculos,desse bem baratinho, mas que ate quebram certo galho sabe? pois então compre dois, de um tira a lente esquerda, do outro a direita e ai é so trocar de oculos na troca dos olhos para a retirad dos pelos ou ate mesmo para maquiagem, não é que achei a ideia gira Avogi e vc o que me diz?!!!! Bjucas

    ResponderEliminar
  9. Agora lembrei-me de quando fui renovar o CC e a senhora disse que podia sorrir e eu na hora H nada. A foto não ficou mal de todo mas sempre dá para melhorar. Ah e a assinatura? Só pode ser do nervoso porque mais parece de uma criança que está a aprender a escrever lol
    Ele é passaporte, ele é CC, ele é carta de condução... uma pessoa não sabe para onde se vira com tanta foto!
    Kiss

    ResponderEliminar
  10. He he he, eu fico sempre com uma cara de parva nas fotos que valha-me Deus! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. A temperatura está a subir,
    derivado ao intenso calor
    AvoGi, continua a progredir
    não deixes gripar o motor!

    Com as lentes nos aros,
    AvoGi para estar completa diz!
    Tem de ter os óculos colocados
    presos nas orelhas e no nariz!

    Há alguns anos a esta data, um senhor me disse. Amigo um homem para estar completo tem de ter rabo e cornos!

    ResponderEliminar
  12. Olá, como é do seu conhecimento, sou o Toine Marafade inventor de soluções, no seu caso amiga, é muito fácil resolver as interpelaçoes que tem estado sujeita, basta deixar de usar óculos e passa a usar lentes de contacto, está a ver como é fácil. Abracito, Toine Marafade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toine...
      Deixei e usa entes quando do precisei de usar lentes progressiva... Era um ai nos acuda mesmo com lentes tinha de usar oculoos para ver de perto.
      Is :=)

      Eliminar
  13. Se o mê primo da GNR
    vai pá Madera
    é que vai ser necessário uma grande cartera.... Hé hé hé hé

    Beijinhos de aqui da Serra.

    ResponderEliminar
  14. O que já me ri a imaginar a cena! Tu não tens papas na língua, mas desta vez, lá tiveste de fazer tudo como manda a porcaria da lei.
    A tua assinatura deve ter ficado linda rsrsr

    Beijinhos Gi

    ResponderEliminar
  15. AvoGi percebo-a tão, mas tão bem. Eu detesto essas fotografias e fico muito diferente daquilo que realmente sou. Fico com cara de susto 😜
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Continua a saga dos documentos com óculos e sem óculos :) e ri-me outra vez :)
    quero ver a fotografia sem óculos!

    um beijinho e boa noite

    ResponderEliminar
  17. Ainda faz menos sentido.
    Quando atravessar fronteiras tira os óculos??
    Confesso que não consigo perceber a lógica.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Eu não gosto nada de tirar essa fotos...parece que fico com ar de fugitava

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Que saga! Infelizmente acho que ninguém fica favorecido nas fotografias dos documentos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  20. Duas assim seguidas é dose! Odeio tirar esse género de fotografias, uma pessoa não pode fazer nada, credo.

    ResponderEliminar
  21. Mas isto não faz sentido nenhum, Mana!!
    Sempre quero ver o que vai acontecer comigo quando for renovar a carta de condução, brevemente.

    Então vais viajar, Mana? Muito passeias tu. :):) Vais ver o Trump??
    Já que me fizeste rir a princípio, agora apetece-me chorar...de inveja!
    Mentira...eu quero é ver-te feliz e alegra.

    Beijitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana guapa de mi coraçon..
      No mês que vem vou embarcar....mas levo-te no coração...
      Mana estava a precisar de avoar e barcar... É a concretização de um projecto...
      Dps digo-te
      Kis :=}

      Eliminar
  22. AHahah!
    Já contei num poste lá do sítio como foi comigo... A foto nem saiu mal... A pesar de todas as regras: não sorrir, não ter o cabelo à frente do rosto, etc, etc...
    Contei, na altura, que quiseram ver a minha foto naquela de poderem gozar um pouco. A pessoa olhou, calou-se, fez uma pausa e depois disse, contrariada, aborrecida:
    -"Bolas! Saíste bem na foto!"

    LOL.
    A questão é que agora... para o ano que vem, quando o tiver de renovar, não me apetece NADA...
    Se saiu bem à primeira não me peçam uma segunda porque com mais uns anos em cima tem as rugas. E não sei se consigo repetir um sorriso enigmático à Mona-Lisa, que não é peixe nem carne e um olhar que não esteja caídoooo...

    Abraços!

    ResponderEliminar
  23. Eu também fiquei com ar de "procura-se"... no meu cartão de cidadona...
    Depois das primeiras 24 horas... a gente habitua-se... :-D
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Como? O que disse?
Não ouvi nada.
É melhor escrever...

Mensagens populares deste blogue

Tabaibos ou figos da Índia

Usar óculos é um adereço e não uma necessidade